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Journal of Transport Literature, Volume: 8, Número: 3, Publicado: 2014
  • Introducing the volume 8, number 3 of JTL

  • Análise de polos geradores de viagens por meio da sintaxe espacial: estudo de caso em Brasília Research Directory

    Barros, Ana Paula Borba Gonçalves; Kneib, Erika Cristine; Paiva, Mariana de; Tedesco, Giovanna Megumi Ishida

    Resumo em Português:

    Este artigo visa analisar três Polos Geradores de Viagens (PGVs), inseridos em distintas centralidades no Plano Piloto de Brasília, por meio da Sintaxe Espacial. Objetiva-se verificar suas localizações quanto à hierarquia viária, ao potencial de fluxo de movimento (índices sintáticos) e ao volume de tráfego veicular (Volume Médio Diário - VMD), tendo em conta as vias de acesso aos empreendimentos. As centralidades encontradas por meio da aplicação do Método Delphi junto a especialistas serviram de subsídio para a seleção dos PGVs a serem utilizados em análises mais aprofundadas. Como achados, verificou-se que, segundo a Sintaxe Espacial, os PGVs ocupam posições relativamente estratégicas no sistema. Isso ratifica a importância do uso da abordagem como ferramenta de planejamento, podendo ser utilizada para complementar outras estratégias de análise. O fato de a Sintaxe Espacial apresentar o potencial de movimento em sincronia com o fluxo real em determinadas áreas de uma cidade demonstra sua relevância para auxiliar nas escolhas de localização para a implantação de PGVs, quer seja para aproveitar centralidades existentes, quer para impulsionar zonas ainda em fase de consolidação.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at analysing three Trip Generating Developments (TGDs), in different centralities of the Pilot Plan of Brasília, by using the Space Syntax Theory. It is our intention to study the location of these TGDs in terms of street hierarchy, potential for movement flow (syntactic indexes) and the traffic volume counts (Average Daily Traffic - ADT), taking into account the main roads that provide access to the TGDs. The choice of TGDs (Patio Brasil, Boulevard Shopping and Iguatemi) to be used in this analysis was based on the centralities found using the Delphi Method. It was verified that, according to Space Syntax, the TGDs occupy a rather strategic position within the whole system. This ratifies the importance of the use of this approach as a tool for urban planning, in order to complement other analytical strategies. Once the Space Syntax presents the movement potential in synchrony with the real flow in certain areas of a city, it is extremely relevant in helping choose the locations for implementing TGDs, be it in order to take advantage of existing centralities or to foster the development of zones there are not yet consolidated.
  • Fatores intervenientes na relação entre a inclusão social e o trem considerando as favelas e as taxas de embarque observadas nas estações Diretório De Pesquisas

    Gonçalves, Jorge Augusto Martins; Andrade, Gustavo Teixeira de; Portugal, Licinio da Silva

    Resumo em Português:

    A redução da desigualdade e da exclusão social é uma preocupação mundial. No Brasil, esses temas se expressam nas favelas, isoladas espacialmente, devido à falta de sintonia entre os setores de transporte e de habitação. Um encaminhamento para a solução do problema envolve a execução de melhorias na acessibilidade, com base no maior uso do transporte público e na construção de moradias populares e na concentração de atividades no entorno de suas estações. A fim de contribuir com essa temática, o objetivo do estudo é identificar os fatores intervenientes na relação entre a população que mora em favelas e as viagens por trem. As favelas e as estações são Polos Geradores de Viagens importantes que reforçam a necessidade dessa articulação. Os fatores intervenientes que restringem/incentivam o acesso à estação apontam onde e como intervir na área de transporte. Essas propostas devem ser efetivadas por meio de políticas públicas includentes, que integrem os indivíduos aos meios sociais, estabelecendo padrões de acessibilidade nos diferentes espaços que contribuem para compatibilizar a taxa de mobilidade dos moradores das favelas com a dos demais moradores.

    Resumo em Inglês:

    Reduction of inequality and social exclusion is a global concern. In Brazil, this theme has particular bearing on residents of favelas, which are generally isolated spatially from the rest of the city because of a lack of harmony between the transportation and habitation sectors. A path toward a solution to the problem is to improve accessibility by increasing the use of public transportation, including by the construction of low-cost housing and concentration of activities near commuter train stations. This study examines the factors influencing the relationship between the people who live in favelas and their use of commuter trains. These communities and stations are important trip generation hubs, reinforcing the need for this articulation. The factors that discourage/encourage access to stations indicate how to intervene in the transportation area. These proposals need to be put into effect by inclusive public policies that seek to integrate individuals in the social milieu, by establishing standards of accessibility in different spaces that help harmonize the mobility of favela residents with that of other city dwellers.
  • Indicadores do desenho urbano e sua relação com a propensão a caminhada Diretório De Pesquisas

    Rodrigues, André Ricardo Prazeres; Flórez, Josefina; Frenkel, Denise Beer; Portugal, Licinio da Silva

    Resumo em Português:

    A viagem a pé envolve certas condições frequentemente denominadas como caminhabilidade, observando-se vários estudos que buscam estabelecer, não só os fatores que interferem nela como os indicadores usados para medi-la. Um destaque vem sendo dado ao ambiente construído e, em particular, ao desenho urbano, que configura a rede de caminhos. A configuração desta rede, sua densidade e conectividade afetam os tempos, a continuidade dos deslocamentos a pé, bem como o número de itinerários alternativos. A partir da revisão da bibliografia e dos índices disponíveis na Teoria dos Grafos, estabelecem-se os indicadores mais adequados para representar o desenho urbano e para investigar a influência da configuração da rede de caminhos na propensão a caminhada. Conceitualmente, indicadores derivados dos ciclos tendem a melhor explicar a conectividade. Sugere-se ainda, de forma exploratória, uma escala, baseada em indicadores de fácil obtenção, que expresse o potencial de uma dada área favorecer as viagens a pé, de acordo com tal configuração. Essa escala pode contribuir para a escolha de áreas para a implantação de Polos Geradores de Viagens orientados aos pedestres.

    Resumo em Inglês:

    The propensity of people to travel on foot involves diverse conditions, often categorized by the term walkability. Various studies have been conducted to establish both the factors that influence walkability and the indicators used to measure it. Particular interest has been focused on the built environment, specifically the urban design, represented by the road network. The configuration of this network, its density and connectivity affect the times and continuity of travel on foot as well as the number of alternative routes. Based on a review of the literature and the indexes available in graph theory, we establish the most suitable indicators to represent to urban design, which can be used to investigate the influence of the configuration of the network on people's propensity to travel on foot. Conceptually, indicators based on cycles tend to explain connectivity better. From this review and in exploratory form, we suggest a scale based on easily obtained indicators that express the potential of a given area to favor walking, according to its configuration. This scale can contribute to choice the most suitable areas for establishing trip generation hubs oriented to pedestrians.
  • Influência de perfis e localizações dos usuários nas taxas de geração de viagens de estabelecimentos de ensino superior Diretório De Pesquisas

    Stein, Peolla Paula; Silva, Antônio Nélson Rodrigues da

    Resumo em Português:

    Os campi universitários são frequentemente importantes polos geradores de viagens. Vários estudos já demonstraram que as taxas de viagens associadas a este tipo de construção dependem dos perfis dos usuários (ou seja, estudantes de graduação e pósgraduação, funcionários e professores). Outros aspectos importantes, tais como as localizações das origens de viagem, porém, nem sempre são levados em conta para o cálculo das taxas de viagens. Este estudo visa demonstrar que as variações nas taxas de viagens produzidas tanto pelos diferentes perfis dos usuários como pelas origens das viagens não devem ser ignoradas, especialmente se estas taxas vierem a ser usadas para estimar a demanda para provisão de infraestrutura. A análise foi baseada em um estudo de caso de um campus universitário bem conectado à rede viária de uma cidade de médio porte, e localizado a apenas 1,6 km de distância do centro urbano. Contudo, o método proposto pode ser aplicado em outros contextos.

    Resumo em Inglês:

    University campuses are quite often important trip generators. Several studies have shown that the trip rates associated to this type of educational facility are strongly dependent on the users' profiles (i.e., graduate and undergraduate students, staff, and faculty). Other equally important aspects, such as the locations of the trip origins, however, are not always taken into account in the estimation of trips rates. This study aims to show that the variations on trip rates produced by both characteristics (i.e., the different users' profiles and the origins of their trips) should not be neglected, particularly if the trip rates are going to be used for estimating the demand for infrastructure provision. The analysis was based on a case study of a university campus well connected to the street network of a medium-sized city, and located only 1.6 km away from the Central Business District. However, the approach proposed can be applied in other contexts.
  • Padrão de viagens geradas por instituições de ensino superior privadas da cidade de Uberlândia Diretório De Pesquisas

    Paula, Ana Flávia Ferreira de Castro; Sorratini, José Aparecido; Silva, Thays Pereira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é caracterizar o padrão de viagens geradas por quatro Instituições de Ensino Superior privadas, denominadas de IES-A, IES-B, IES-C e IES-D, na cidade de Uberlândia, MG, em função do tipo de usuário, turno de funcionamento e curso de graduação oferecido, além de identificar os principais modos de transporte motorizado e não motorizado. Após aplicação de um questionário à comunidade universitária foi possível caracterizar o padrão para as viagens atraídas e produzidas, identificando o período da viagem, o modo de transporte, o local de origem e destino das viagens, a localização física do local de origem e destino e, por fim, o tempo de viagem. Notou-se uma constância para o turno noturno do número de viagens atraídas ao longo da semana. Para os demais turnos verificou-se que a sexta-feira apresentou uma menor quantidade de viagens quando comparada com os demais dias da semana, tanto para o turno da manhã quanto para o da tarde. Este trabalho pode contribuir para a definição de modelos de geração de viagens para instituições privadas de ensino superior do Brasil, que têm características diferentes das instituições estrangeiras, principalmente dos EUA.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to characterize the standard of the trips generated by four private universities, named as IES-A, IES-B, IES-C and IES-D, of the city of Uberlândia, MG, according to the type of user, time of operation and course offered, together with identifying the main transportation modes utilized by the users. After applying a survey to the university community it was possible to characterize the standard for the attracted and produced trips for the different transportation modes, to identify the time period of the trip, the transportation mode, the trips' origin and destination, the physical location of the trip' origin and destination and, finally, the trip time. It was observed constancy for the night-time shift of the number of trips attracted throughout the week. For the other shifts it was verified that the Friday presented a lesser amount of trips when compared with the other week days for both, the morning and the afternoon shifts. This work can contribute for the definition of trip generation models for private universities of Brazil, which have different characteristics when compared with foreign institutions, mainly of the USA.
  • Análise da evolução das taxas de geração de viagens publicadas pelo ITE para estabelecimentos de ensino Diretório De Pesquisas

    Bertazzo, Ângela Beatriz Souza; Jacques, Maria Alice Prudêncio; Galarraga, Jorge; Herz, Marcelo

    Resumo em Português:

    O presente artigo faz uma análise da documentação incluída em diferentes edições do manual Trip Generation, publicado pelo ITE (Institute of Transportation Engineers), para os usos do solo 530 (Instituições de Ensino Médio) e 550 (Universidades), contemplando um período de avaliação superior a 20 anos. São feitas considerações e recomendações sobre a possibilidade de aplicação das taxas propostas na Edição 2012 do manual do ITE para estimar o número de viagens de automóvel geradas por instituições de ensino médio e universidades localizadas no Brasil. Em geral, o estudo mostrou que o uso dessas taxas superestima o número de viagens observadas nas instituições nacionais. Além disso, foi verificado que as taxas e modelos de geração de viagens de cada edição do manual do ITE são obtidos a partir da agregação de novos estudos à base de dados da edição anterior, sem que estudos mais antigos sejam descartados. Isso é, os esforços mais recentes para alterar a distribuição modal das viagens geradas pelos polos geradores de viagens não são plenamente capturados nas novas edições.

    Resumo em Inglês:

    This paper reviews and analyzes the land use documentation included in various editions of the Trip Generation manual published by the Institute of Transportation Engineers (ITE) concerning Land Use: 530 (High School) and Land Use: 550 (University) and spanning an assessment period of more than 20 years. Remarks and recommendations are made on the possibility of using the rates proposed in the 2012 edition of the manual to estimate the number of automobile trips generated by high schools and universities in Brazil. Overall the study showed that such rates lead to overestimates of trips as compared to those actually observed in Brazilian institutions. Furthermore, it was found that the rates and models adopted in each successive edition of the ITE manual are obtained by aggregating the more recent studies to the database of the preceding edition without discarding the older studies so that more recent efforts to alter the modal distribution for trips generated by such sites are not fully captured in the newest editions.
  • Análisis de tasas y modelos para generación de viajes en hipermercados y supermercados

    Herz, Marcelo; Galarraga, Jorge

    Resumo em Espanhol:

    La localización de polos generadores de viajes comerciales produce en el área de influencia impactos urbanos por aumentos de viajes motorizados que afectan la calidad de vida y el ambiente. Para mejor comprensión de este fenómeno, se reporta en el presente artículo un análisis de tasas y modelos de generación de viajes en hipermercados y supermercados efectuado con relación a variaciones en el tiempo y al porte de los establecimientos tomando experiencias de Estados Unidos. Se analizan diferentes ediciones del Trip Generation Manual publicado por el ITE (Institute of Transportation Engineers) observando que las tasas reportadas de generación de viajes motorizados disminuyen con el aumento de Área Total Construida (ATC), como variable independiente. Este efecto también se observa en modelos de Shopping Centers que abarcan los rangos de ATC de hipermercados y supermercados, lo que permite vincular estos usos del suelo. Finalmente, la relación entre generación de viajes y porte del establecimiento se prueba para casos de hipermercados en Argentina, y se formulan modelos de generación con funciones de potencia de exponente 2/3 para la variable independiente ATC.

    Resumo em Inglês:

    The location of commercial trip generation hubs produces urban impacts in the area of influence since they increase the number of vehicle trips that affects environment and quality of life. For better understanding of this phenomenon, it is reported in this article an analysis of trip generation rates and models in hypermarkets and supermarkets considering different periods of time and size of the establishments, taking into account USA experiences. After analyzing several editions of the Trip Generation Manual published by ITE (Institute of Transportation Engineers) it is noted that the reported generation rates of vehicle trips decrease with increasing Gross Floor Area (GFA), as the independent variable. This effect is also observed in Shopping Centers models, where the ranges of GFA include those of hypermarkets and supermarkets, allowing to relate these land uses. Finally , the relationship between trip generation and size of the establishment is checked for hypermarkets in Argentina, and generation models of power functions with exponent 2/3 for the independent variable GFA are proposed.
  • Geração de viagens em estacionamentos: o caso do centro de Niterói Diretório De Pesquisas

    Grieco, Elisabeth Poubel; Marcolini, Sergio; Soares Fillho, Osmar; Portugal, Licinio da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende estabelecer equações e taxas de geração de viagens em estacionamentos localizados em áreas centrais, com base na metodologia tradicional adotada pelo Institute of Transportation Engineers - ITE, a partir dos dados levantados em 29 estabelecimentos privados de uso público existentes no centro da cidade de Niterói-RJ. Os resultados encontrados se mostraram consistentes de acordo com as estatísticas encontradas e os parâmetros exigidos na bibliografia. Além disto, foram estabelecidas relações entre as taxas de geração de viagens e variáveis que poderiam influenciá-la, como: o percentual de vagas rotativas; o tempo médio de permanência; o preço; a taxa de ocupação média e o porte dos estacionamentos. Tais resultados contribuem para a concepção de políticas de estacionamento mais adequadas e compatíveis com uma mobilidade orientada às modalidades menos agressivas ambientalmente sem prejudicar a vitalidade das atividades socioeconômicas desenvolvidas na área central.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to establish trip generation equations and rates based on usage of parking lots located in central city areas, based on the traditional method adopted by the Institute of Transportation Engineers (ITE), employing data gathered at 29 private parking facilities open to the public in downtown Niterói, Rio de Janeiro state, Brazil. The results found are consistent with the statistics found and the parameters established in the relevant literature. Besides this, we established relations between the trip generation rates and variable those influence them, such as percentage of rotating spaces, average parking time and parking facility size. These results contribute to the formulation of parking policies that are more adequate and compatible with transportation modalities that are less environmentally aggressive without impairing the vitality of the socioeconomic activities in downtown areas.
  • Análise do aeroporto Salgado Filho como polo gerador de viagens Diretório De Pesquisas

    Goldner, Lenise Grando; Nascimento, Aline de Melo; Pinto, Ilce Marilia Dantas

    Resumo em Português:

    Os aeroportos são importantes polos geradores de viagens e, portanto atraem um grande número de viagens por seus acessos terrestres, que quando não estão bem dimensionados produzem atrasos e congestionamentos, implicando no aumento do tempo da viagem como um todo. Neste trabalho buscou-se analisar as viagens terrestres de entrada e saída do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, realizando contagens de tráfego no dia de semana de maior movimento de um mês típico. A partir dos dados obtidos elaboraram-se taxas de geração de viagens relacionando o número de viagens com o número de passageiros embarcando e desembarcando, o número de aeronaves pousando e decolando e a área construída dos seus terminais. Como produto principal obteve-se uma taxa diária de 1,73 viagens terrestres por passageiro que utiliza o aeroporto. Os resultados desse trabalho poderão contribuir no planejamento de outros aeroportos com características similares, ou mesmo na ampliação e melhoramentos no próprio aeroporto estudado.

    Resumo em Inglês:

    Airports are important Trip Generator Centers attracting a high number of trips on their land access ways. Inadequate dimensioning of access routes leads to delays and congestion increasing trip times for all. This study analyzed land trips at the entrance and exit of the Salgado Filho airport in Porto Alegre on the weekday with the most intense traffic flows in a typical month. The data gathered was used to calculate trip generation rates relating the number of trips to the number of arriving and departing passengers, the number of aircraft taking off and landing and the area of the airport terminal buildings.t. The main study output was the daily trip generating rate - 1.73 land trips per passenger using that airport. The findings may help in the planning of other airports with similar characteristics, or even the expansion and improvements at the airport studied.
  • Desempenho ambiental de polos geradores de viagem de carga Diretório De Pesquisas

    Guimarães, Vanessa de Almeida; Leal Junior, Ilton Curty; D'Agosto, Márcio de Almeida; Ferreira, Amanda Fernandes; Oliveira, Cinta Machado de

    Resumo em Português:

    Um polo gerador de viagem de carga (PGV Carga) possui um vasto potencial de impactos ambientais causados, inclusive, pelas operações de transporte. Assim, faz-se necessária um método de avaliação de desempenho capaz de considerar maneiras de se identificar e avaliar os impactos ambientais com intuito de monitorar o desempenho ao longo do tempo e promover ações de melhorias. Para tanto, o objetivo deste trabalho é propor um método de avaliação do desempenho ambiental dos PGVs de carga. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais e chegou-se a um método estruturado, composto por 8 etapas.

    Resumo em Inglês:

    A freight trip generation hubs has a large potential of environmental impacts caused, also, by transportation operation. Thus, it is necessary a method of performance assessment capable of identifying and evaluating the environmental impacts in order to monitor the performance over time and develop improvement actions. Therefore, this paper aims to propose an environmental performance assessment method of freight trip generation hubs. Documental and bibliographic researches were done in order to get this purpose and we get a structured method, consisted for 8 steps.
  • Aprimoramento do desempenho ambiental de polos geradores de viagem (PGV carga): estudo de caso do terminal Sepetiba Tecon Diretório De Pesquisas

    Oliveira, Cintia Machado de; Ferreira, Amanda Fernandes; D'Agosto, Márcio de Almeida; Leal Junior, Ilton Curty; Guimarães, Vanessa de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva identificar como medidas que promovem a sustentabilidade no transporte de carga podem afetar o desempenho ambiental de um PGV Carga. Para tanto o método proposto por Guimarães e Leal Jr (2013) foi aplicado na avaliação do Terminal Sepetiba Tecon, que faz parte do Porto de Itaguaí. Aspectos econômicos e ambientais foram avaliados considerandose alguns atributos, a citar, valor de serviço que se refere ao serviço produzido e influência ambiental que se refere ao consumo de energia, emissão de gases de efeito estufa, poluição atmosférica, poluição da água e do solo, consumo de água e consumo de material. Foram considerados veículos rodoviários e equipamentos de movimentação de carga para estimar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e poluentes atmosféricos ligados à atividade portuária. Foi realizada ainda uma análise de sensibilidade. Está análise teve como intuito avaliar as variações que podem ocorrer em função da diferença nos pesos atribuídos a cada indicador utilizado na análise e verificar como esta variação altera o resultado final

    Resumo em Inglês:

    This article aims to identify how measures that promote sustainability in freight transportation can affect the environmental performance of a load trip generator. To achieve this goal the method proposed by Guimarães and Leal Jr (2013) was applied in the evaluation of Sepetiba Tecon Terminal, which is part of the Port of Itaguai. Economic and environmental aspects were evaluated considering some attributes, such as value of service that refers to the service produced and environmental influence that refers to energy consumption, emission of greenhouse gases, air pollution, water pollution and ground water consumption and material consumption. Were considered road vehicles and cargo handling equipment to estimate the emission of Greenhouse Gases (GHG) and air pollutants related to port activity. It was also performed a sensitivity analysis. This analysis had the intention to assess changes that may occur due to the difference in the weights assigned to each indicator used in the analysis and see how this variation changes the outcome.
  • Polo gerador de viagens: análise de um terminal urbano de passageiros anexo a um centro comercial Diretório De Pesquisas

    Mendes, Elen de Oliveira; Sorratini, José Aparecido

    Resumo em Português:

    O estudo analisa a dinâmica de um Polo Gerador de Viagem - PGV, as viagens geradas, sua área de influência e o impacto do trânsito no seu entorno. O PGV estudado foi o Terminal Central de integração de ônibus urbano de Uberlândia, MG, Brasil, que possui um shopping center anexo com, aproximadamente, 80 lojas e um estacionamento coberto com 262 vagas. Estima-se que, diariamente, 144.000 pessoas frequentam o PGV. Estudou-se o referencial teórico ligado ao tema, o manual do DENATRAN para tratamento de PGV. Ainda, como parte da metodologia, foi feita uma pesquisa de campo, dentro do empreendimento e observação do comportamento de pedestres e condutores nas imediações do PGV. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de serem obtidas a origem e o destino das pessoas que frequentam o empreendimento. Foram feitos levantamentos de dados de tráfego de veículos nas imediações do PGV, determinado o volume de veículos e o nível de serviço nas principais interseções. A pesquisa apresentou os impactos gerados pelo empreendimento no sistema viário, constatando-se que a maioria dos cruzamentos próximos ao local opera no Nível de Serviço F.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the dynamics of a Trip Generating Developments - TGDs, the trips created, its area of influence and the impact that it has on traffic in the surrounding area. The PGV that was studied, was the Terminal Central Integration of Urban Bus in Uberlândia, MG, Brazil, which has a mall attached with approximately 80 shops and covered parking with 262 spaces. It is estimated that daily, 144,000 people are attending the TGD. Thus, were studied: the theoretical framework, on the subject, the Handbook of DENATRAN for treating TGD. Still, as part of the methodology, a research was conducted in the field, within the own enterprise, and an observing the behavior of drivers and pedestrians in the proximity of TGD. The research was developed with the goal of being get the source and the destination of people who attend the project. It was conducted, a survey data of vehicles traffic, on TGD intermediations, in order to collect the vehicles volume and level of service in major intersections. The research, presented the impacts produced by the enterprise on the road system, noting that, most near intersections where the TGD is located, operates at Level of Service F.
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