Acessibilidade / Reportar erro

Influência da postura prevalente de trabalho no edema ocupacional dos membros inferiores

CONTEXTO:

O edema de membros inferiores (MMII) de indivíduos normais, que se observa ao final da jornada de trabalho, pode ser mais intenso e frequente conforme a postura laboral prevalente no exercício da profissão.

OBJETIVOS:

Comparar os volumes dos MMII de indivíduos alocados em três grupos, conforme a postura laboral prevalente adotada ao longo do dia trabalho.

MÉTODOS:

Realizadas avaliações volumétricas de ambos os MMII de 51 indivíduos sem doença vascular, que foram alocados em três grupos de 17 indivíduos, considerando a postura prevalente: sentada, ortostática estática e alternada. As volumetrias foram realizadas no início e no término do dia trabalhado, e calculou-se a diferença dos volumes aferidos em cada grupo. Foram utilizadas as estatísticas inferenciais adequadas para comparações de médias e de frequências, e para determinação de coeficientes de correlação.

RESULTADOS:

Os grupos se mostraram homogêneos em relação a gênero, idade, grupo étnico e IMC. Dados das volumetrias realizadas no início do dia revelaram diferenças significativas entre os três grupos, indicando maiores volumes em indivíduos que trabalham predominantemente sentados, seguidos daqueles que trabalham em pé e dos que alternam essas posições. A frequência de MMII com aumento de volume > 100 mL foi significativamente maior no grupo dos que trabalham sentados, adotando essa posição por longo tempo.

CONCLUSÕES:

O edema postural é mais frequente naqueles que trabalham sentados por longo tempo, nos quais parece ocorrer, inclusive, efeito cumulativo dessa postura, já que apresentam volumes significativamente maiores já ao início do dia.

edema; postura; insuficiência venosa; saúde ocupacional; condições de trabalho


Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br