Acessibilidade / Reportar erro

Inovações em cirurgia vascular e endovascular no Brasil: uma análise de dados

Contexto:

As inovações em cirurgia vascular e endovascular são responsáveis por grande impacto econômico e importância social. Em sua grande maioria, os materiais são importados, onerando ainda mais o seu custo.

Objetivo:

Realizar uma análise retrospectiva dos Registros de Patentes e da liberação para utilização dos produtos do segmento da cirurgia vascular e endovascular, de acordo com o número de patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e as publicações deferidas autorizando utilização dos produtos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), nos últimos anos.

Método:

Estudo retrospectivo, no período de janeiro de 1997 a dezembro de 2012, por meio de pesquisa de dados eletrônicos no site do INPI e dados referentes à liberação para utilização de produtos médicos no site da ANVISA.

Resultados:

Encontraram-se 701 registros de novas patentes referentes a inovações tecnológicas na área de cirurgia vascular e endovascular, com os termos pesquisados 'cateter(es)', 'stent(s)', 'endoprótese(s)']. Destes, 34% (n=237) foram referentes a registros de patentes de novos curativos e 66% (n=464), de materiais utilizáveis em cirurgia endovascular. Dentre os 3.433 novos registros liberados pela ANVISA, aproximadamente 7,8% (n=268) são de produtos fabricados no Brasil.

Conclusões:

A importância econômica e social das inovações em saúde demonstra o quão importante é a sua monitorização, o seu registro e o apoio para sua produção, com a visão da necessidade do desenvolvimento de soluções nacionais para este mercado.

cirurgia endovascular; cirurgia vascular; inovação tecnológica; patentes; aprovação de produtos


Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br