Acessibilidade / Reportar erro

Associação de níveis de HDL-c e não HDL-c com parâmetros antropométricos e bioquímicos

Resumo

Contexto

A dislipidemia está associada à aterosclerose e às doenças cardiovasculares. Recentemente, a lipoproteína de não alta-densidade de colesterol (não HDL-c) emergiu como um novo alvo para avaliação da predição de risco de doença cardiovascular, intimamente associada à progressão da placa de ateroma.

Objetivos

Avaliar as associações de níveis de HDL-c e não HDL-c com parâmetros antropométricos e bioquímicos, bem como com índices de Castelli I e II (CI-I e CI-II).

Métodos

Trezentas pessoas selecionadas aleatoriamente foram divididas em dois grupos: pacientes com valores normais de não HDL-c e pacientes com valores alterados de não HDL-c. Esses parâmetros foram associados a glicemia, colesterol total (CT), triglicerídeos (TG), lipoproteína de baixa densidade (LDL-c), CI-I, CI-II, circunferência de cintura (CC), índice de massa corporal (IMC) e presença de síndrome metabólica (SM).

Resultados

Glicemia, CT, TG, LDL-c, CI-I, CI-II, CC e IMC exibiram valores significativamente maiores para o não HDL-c quando comparado ao HDL-c. Uma diferença significativa na ocorrência de SM foi encontrada em pacientes com valores alterados de HDL-c e não HDL-c.

Conclusões

Nossos resultados mostram que tanto o HDL-c quanto o não HDL-c estão associados a resistência à insulina, dislipidemia, índices de aterogênese e obesidade. Assim, há uma necessidade de futuros ensaios randomizados de intervenção clínica examinando o papel potencial do não HDL-c como possível alvo terapêutico primário.

Palavras-chave:
não HDL-c; glicemia; dislipidemia; síndrome metabólica

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br