Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre o nível de atividade física estimado pelo Baltimore Activity Scale for Intermittent Claudication e a pedometria em pacientes com claudicação intermitente

CONTEXTO:

Os pacientes com claudicação intermitente apresentam níveis reduzidos de atividade física. A Baltimore Activity Scale for Intermittent Claudication (BASIC) foi validada para quantificar o nível de atividade física destes pacientes. No entanto, esta validação se baseou em apenas dois dias de monitoramento com acelerômetros, de modo que ainda permanece incerto se a BASIC fornece informações sobre os níveis de atividade física semanal.

OBJETIVO:

Analisar a correlação entre o nível de atividade física estimada pela BASIC e o nível obtido pelo pedômetro em uma semana, em pacientes com claudicação intermitente.

MÉTODOS:

Foram estudados 150 pacientes com claudicação intermitente, com idade entre 30 e 80 anos. Foram obtidos os dados sociodemográficos e verificada a presença de comorbidades e de fatores de risco cardiovascular, e a BASIC. O pedômetro foi utilizado por sete dias consecutivos, sendo a análise feita em três diferentes períodos de monitorização (todos os dias, dias da semana e do fim de semana).

RESULTADOS:

Foi observada correlação entre a BASIC e a média de passos de todos os dias (rho=0,343; p<0,001), dos dias de semana (rho=0,336; p<0,001) e dos dias do final de semana (rho=0,317; p<0,001).

CONCLUSÃO:

Em pacientes com claudicação intermitente, o nível de atividade física estimado pela BASIC se correlaciona com o nível de atividade física semanal.

doença arterial periférica; atividade física; avaliação; questionário


Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br