Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento endovascular da doença venosa oclusiva central: experiência de um centro

INTRODUÇÃO:

A estenose ou a oclusão de veias centrais ocorre, na maioria das vezes, em consequência de catéteres centrais, fístulas arteriovenosas, neoplasias e traumas, podendo levar a quadros severos de hipertensão venosa e de redução do débito dessas fístulas. O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados obtidos nas angioplastias venosas centrais em nosso hospital.

METODOLOGIA:

Realizamos um estudo retrospectivo, descritivo, analisando os resultados obtidos nas angioplastias venosas centrais realizadas no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina durante os anos de 2010 a 2012. Verificamos as taxas de sucesso primário e secundário, a utilização ou não de stents e as complicações, analisadas durante um período de acompanhamento de seis meses.

RESULTADOS:

Foram realizadas 25 angioplastias venosas centrais, sendo 24 (96%) por hiperplasia intimal relacionada ao uso de catéteres e uma por compressão tumoral. Destas, 15 (60%) eram estenoses e dez (40%) eram oclusões, obtendo-se sucesso primário técnico em todos os procedimentos relacionados à estenose. Contudo, nenhum caso de oclusão pode ser tratado por via endovascular. No acompanhamento de seis meses, após reintervenções, observamos perviedade de 80%.

CONCLUSÃO:

Apesar dos bons resultados observados nas intervenções primárias sobre as estenoses, indiscutivelmente todas as opções atuais para o tratamento da doença venosa oclusiva crônica irão levar, precoce ou tardiamente, à reestenose ou à oclusão. As oclusões venosas constituem uma incitação para o desenvolvimento de novas técnicas e novos materiais. A prevenção assume papel preponderante, com redução da implantação de catéteres centrais e da realização precoce de fístulas arteriovenosas.

angioplastia; estenose venosa; hipertensão venosa


Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br