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Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 42, Número: 104, Publicado: 2001
  • O conceito de categoria ontológica: um novo enfoque Artigos

    Puntel, Lorenz B.

    Resumo em Português:

    O artigo oferece um novo enfoque do conceito de categoria ontológica. O ponto de partida é a afirmação de que as "ontologias da substância" baseiam-se na aceitação do Princípio da Composicionalidade Semântica, o qual se mostra ter implicações ontológicas inaceitáveis. Este artigo delineia uma nova semântica baseada no Princípio de Contextualidade Sentencial (ou Princípio do Contexto) e, em concordância com ele, uma nova ontologia. A partir desse princípio uma nova categoria semântica denominada "estado de coisas primário" ("primestado", de forma abreviada) é derivada, e é mostrado que sobre essa base é possível desenvolver a categoria ontológica fundamental e, em um sentido, única chamada "fato primário" ("primofato", de forma abreviada).

    Resumo em Inglês:

    The paper offers a new approach of the concept of ontological category. The starting point is the claim that the "substance ontologies" are based on the acceptance of the Semantic Compositionality Principle which is shown to have unacceptable ontological implications. The paper delineates a new semantics based on the Principle of Sentential Contextuality (or Context Principle) and, in accordance with it, a new ontology. From this principle a new semantic category dubbed "prime state of affairs" ("pristate" for short) is derived and it is shown that on this basis it is possible to work out the fundamental and, in one sense, unique ontological category called "prime fact" ("prifact" for short).
  • Leibniz's theory of bodies: monadic aggregates, phenomena, or both?

    Schneider, Christina

    Resumo em Português:

    A concepção leibniziana dos corpos parece ser uma teoria enigmática. Corpos são vistos como agregados de mônadas e como fenômenos bem fundados. Isso deu origem a controvérsias e a discussões intermináveis. Este artigo tenta resolver as aparentes inconsistências por meio de uma reconstrução nova e formalmente inspirada da teoria da Leibniz das mônadas e da percepção, por um lado, e uma (re)formulação mais precisa de seu conceito de harmonia pré-estabelecida, por outro lado. A harmonia pré-estabelecida é modelada basicamente como uma covariação entre o reino monádico e ideal.

    Resumo em Inglês:

    Leibniz's conception of bodies seems to be a puzzling theory. Bodies are seen as aggregates of monads and as wellfounded phenomena. This has initiated controversy and unending discussions. The paper attempts to resolve the apparent inconsistencies by a new and formally spirited reconstruction of Leibniz's theory of monads and perception, on the one hand, and a (re-)formulation and precisation of his concept of preestablished harmony, on the other hand. Preestablished harmony is modelled basically as a covariation between the monadic and the ideal realm.
  • Indiferença, simetria e perfeição segundo Leibniz Artigos

    Danowski, Déborah

    Resumo em Português:

    Na Teodicéia, Leibniz apresentatrês soluções para o sofisma de Buridan, em particular, e para o problema da liberdade de indiferença, em geral. A primeira refuta a idéia de que, mesmo em uma situação de perfeito equilíbrio e total ausência de uma razão determinante, os homens (diferentemente dos animais irracionais) seriam capazes de agir. As outras duas refutam diretamente a possibilidade de haver no universo tal situação de equilíbrio e simetria perfeitos, de modo que o próprio sofisma perde seu sentido.

    Resumo em Inglês:

    In the Theodicy, Leibniz presents three different solutions to the sophism of Buridan's Ass, and more generally, to the problem of the liberty of indifference. The first criticizes the idea that, even in a situation of perfect equilibrium and complete absence of a determining reason, men (as opposed to irrational animals) would be able to act. The other two deny the very possibility of perfect equilibrium and symmetry in the universe, such that this sophism looses its meaning.
  • Contingência e análise infinita em Leibniz Artigos

    Pinheiro, Ulysses

    Resumo em Português:

    Leibniz afirma em diversas ocasiões que a análise infinita é o conceito central para explicar a compatibilização entre determinismo e contingência. Não é evidente, no entanto, por que a aplicação analógica de um conceito matemático, tal como o de cálculo infinitesimal, poderia solucionar esse problema ontológico, nem em que sentido deve-se entender tal analogia. O objetivo deste artigo é esclarecer esses dois pontos.

    Resumo em Inglês:

    Leibniz says in various occasions that infinite analysis is the key concept to explain the compatibillity of determinism and contingence. It is not evident, however, why the analogical use of a mathematical concept, such as infinitesimal calculus, could solve this ontological problem, nor in what sense one should understand such analogy. The aim of this paper is to elucidate these two points.
  • Observações críticas acerca da noção Leibniziana de decretos divinos possíveis Artigos

    Marques, Edgar

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta, em primeiro lugar, uma reconstrução conceitual das razões que levam Leibniz, em sua correspondência com Arnauld, a introduzir o conceito de decretos divinos possíveis. Em um segundo momento, o artigo desenvolve alguns argumentos para demonstrar que a introdução desse conceito torna inconsistente a arquitetônica global da metafísica leibniziana.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents firstly a conceptual reconstruction of the reasons that lead Leibniz, in his correspondance with Arnauld, to introduce the concept of possible divine decrees. In a second moment, it develops some arguments in order to demonstrate that the introduction of this concept makes inconsistent the global architetonic of the leibnizian metaphysics.
  • O ens realissimum e a existência: notas sobre o conceito de impessoalidade em Ser e Tempo, de Martin Heidegger Artigos

    Reis, Róbson Ramos dos

    Resumo em Português:

    Neste artigo examinamos a noção de impessoalidade (das Man), apresentada em Ser e Tempo, de Martin Heidegger. Tomando como via interpretativa a análise de uma comparação estabelecida por Heidegger entre o das Man e o conceito de ens realissimum, sustenta-se que a impessoalidade possui uma função ontológica central no programa da ontologia fundamental. O modo de ser impessoal representa a fonte elementar de toda inteligibilidade, de modo análogo ao modo como o conceito de ens realissimum, na tradição ontoteológica, significou o fundamento de determinação de coisas em geral. Assim, o paralelo entre as noções de impessoalidade e ens realissimum permite captar a natureza social da projeção de ser pela compreensão de ser que caracteriza o ser humano.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we examine the notion of impersonality (das Man) presented in Heidegger's Being and Time. Taking as interpretative guideline the analysis of a comparison made by Heidegger between the das Man and the concept of ens realissimum, we maintain that the impersonality has a central ontological function within the program of the fundamental ontology. Like the concept of ens realissimum in the ontoteological tradition, which played the rolle of ground of determination for things in generall, the impersonal manner of being represents the elemental source of all inteligibility. The parallel between the notions of impersonality and ens realissimum enables then a grasping of the social nature of the projection of being by the human understanding of being.
  • Numbers and sets

    Ruffino, Marco

    Resumo em Português:

    Neste artigo discuto a intuição subjacente à definição de n∨meros como conjuntos proposta por Frege e Russell, assim como a crítica de Benacerraf a esta definição. Eu tento mostrar que o argumento de Benacerraf não é tão forte como alguns filósofos o tomaram. Adicionalmente, examino uma alternativa à definição de Frege e Russell proposta por Maddy, e indico algumas dificuldades encontrada pela mesma.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I discuss the intuition behind Frege's and Russell's definitions of numbers as sets, as well as Benacerraf's criticism of it. I argue that Benacerraf's argument is not as strong as some philosophers tend to think. Moreover, I examine an alternative to the Fregean-Russellian definition of numbers proposed by Maddy, and point out some problems faced by it.
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