Acessibilidade / Reportar erro

Bases teóricas para o ensino da escrita

Theoretical bases for the teaching of writing

Bases teóricas para la enseñanza de la escritura

Este trabalho estabelece parâmetros teóricos para a elaboração de conceitos de trabalho para o ensino da escrita (STREET, 2009), partindo da relação entre as perspectivas etnográfica e discursiva, mas fixando-se nesta última. Busca-se, em síntese, estabelecer parâmetros para a elaboração de conceitos de trabalho que não dissociem reflexão linguística (fundada no funcionamento da língua, do texto e do discurso) e reflexão sobre a escrita e seu ensino. A finalidade visada no ensino da escrita é fazer com que os conceitos de trabalho, aplicáveis em sala de aula, sejam permeáveis às diferentes situações da prática didática criadas pelos diferentes sujeitos nela envolvidos. A expectativa é que, assim elaborados, à medida que se fundamentem em parâmetros teóricos explícitos para o tratamento das questões de escrita, se distanciem da prática mais comum, que fixa modelos para reprodução.

Fundamentos Teóricos; Ensino; Escrita


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br