Acessibilidade / Reportar erro

SENTIDOS DO CORPO: METÁFORA E INTERDISCURSO* * Este texto apresenta a análise de dois recortes que figuram na tese Cartografias do corpo: metáforas contemporâneas da sutura e da cicatriz, defendida no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, sob a orientação da Professora Doutora Eni P. Orlandi, em 2013.

Senses of the body: metaphor and interdiscourse

Sentidos del cuerpo: metáfora e inter-discurso

Sustentado na teorização do corpo como forma material, este artigo apresenta a análise de dois recortes selecionados no Facebook e que trazem como marca principal a inscrição na pele do sujeito, pelo traço na carne. Nele, procuro tecer considerações acerca do funcionamento da metáfora e do interdiscurso, privilegiando-os como forma de dar visibilidade aos procedimentos teórico-analíticos e refletir sobre as especificidades da análise de discurso de filiação pêcheutiana em estudos de textualidades verbovisuais. As textualidades analisadas permitem ver as inscrições corporais como marca da contradição e da divisão, sinais de pertencimento capazes de produzir efeitos de sentido de multiplicidade e transparência, em um corpo caleidoscópico e polifônico.

Análise de discurso; Textualidade verbovisual; Corpo; Inscrição na pele


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br