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A EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE CONTOS E RECONTOS: POSSIBILIDADES DISCURSIVAS (DES)ENVOLVENTES

Childhood Education Between Story and Retirement: Discursive Possibilities (Un)Involving

Educación infantil entre cuento y retiro: posibilidades discursivas (un)involucrantes

Resumo

Este artigo, ancorado na Teoria Histórico-Cultural, visa explorar práticas pedagógicas na Educação Infantil para revelar desafios e potencialidades do trabalho com literatura para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O material empírico de uma turma de pré-escola pública do interior paulista foi produzido em planejamento colaborativo entre professora e pesquisadora, com atividades relacionadas à alfabetização. O artigo recorta para análise interações discursivas que se deram em torno do trabalho com um conto clássico da literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho. Contrastando duas atividades, mostra a importância da recorrência de trabalho com um mesmo conto para que as crianças memorizem trechos, diálogos, partes que mais lhes interessam, dentre outras possibilidades; isso lhes dará suporte para a criação imaginativa. Alerta-se para dificuldades ainda enfrentadas em esclarecer aos pais e famílias a importância de trabalhos com a literatura, superando argumentos prioritariamente relacionados ao ensinamento de valores e desenvolvimento moral das crianças.

Palavras-chave:
Linguagem; Literatura; Trabalho pedagógico; Conto; Educação Infantil

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