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ANÁLISE DIALÓGICA DA CARTILHA INFANTIL “CORONAVÍRUS - VAMOS NOS PROTEGER”: TENSÕES ENTRE DISCURSOS CIENTÍFICO-PREVENTIVOS E POLÍTICO-GOVERNAMENTAIS

Dialogical Analysis of Children’s Booklet “Coronavírus - Vamos nos Proteger”: Tensions between Scientific-Preventive and Political Governmental Discourses

Análisis dialogico de la carleta infantile “Coronavírus - vamos nos proteger”: tensiones entre los discursos científico-preventivo y político-gubernamental

Resumo

Este artigo objetiva analisar o entrelaçamento valorativo de discursos na constituição da “Cartilha para crianças: Coronavírus - vamos nos proteger”, do Ministério da Saúde, a partir de relações dialógicas tensas entre orientações preventivas para enfrentamento da pandemia de Covid-19 e outros discursos político-governamentais. Balizam a discussão os estudos dialógicos da linguagem, à luz dos escritos de Bakhtin e o Círculo, e pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso (ADD). Os resultados apontam que, em suas dimensões sócio-histórica, cultural, ideológica e verbo-visual, a confluência semântico-axiológica entre o já dito e o porvir na Cartilha engendra um discurso político-governamental legitimado por refrações híbridas das esferas ideológicas pública, científica e cotidiana, num todo valorativo do qual emergem discursos de acessibilidade dos cidadãos à orientação e à assistência médica pelo SUS/governo; eufemização das consequências da doença; negação de sua gravidade; negação da perduração do status pandêmico; proteção familiar e governamental à criança e ao idoso, dentre outros.

Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso; Relações dialógicas; Valoração; Cartilha; Pandemia

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