Acessibilidade / Reportar erro

DISCURSO E MEMÓRIA: RELAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE O CONTO TEORIA DO MEDALHÃO E O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DOUTOR

SPEECH AND MEMORY: DISCURSIVE RELATIONS BETWEEN THE SHORT STORY TEORIA DO MEDALHÃO AND THE ADVERTISING CAMPAIGN DOUTOR

DISCURSO Y MEMORIA: RELACIONES DISCURSIVAS ENTRE EL CUENTO TEORIA DO MEDALHÃO Y EL ANUNCIO PUBLICITARIO DOUTOR

Resumo

Este artigo analisa o conto Teoria do Medalhão (1881), de Machado de Assis, e o anúncio publicitário audiovisual Doutor (2016), da Volkswagen. A partir de pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, procede ao estudo comparativo das narrativas, observando confluências e alteridades no enunciado discursivo delas, no contexto das relações entre memória e produção discursiva. Para isso, os escritos de Mikhail Bakhtin (1981, 2003), Michel Foucault (1971) e Maurice Halbwachs (1990) foram fundamentais. Como resultado da investigação, o estudo mostra que o diálogo entre os textos é intenso e revelador/desvelador: ambos expressam o conteúdo discursivo da busca de empoderamento social advindo de um título que designa visibilidade às pessoas - o de doutor/medalhão - e mostra como isso é experimentado, visto e compartilhado pelas personagens que desempenham papéis sociais de pais e filhos, sujeitos de memória.

Palavras-chave:
Análise do discurso; Memória; Teoria do Medalhão; Doutor

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br