Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 9, Número: 1, Publicado: 2009
  • Apresentação

  • Sujeito, discurso e vida urbana: um estudo contrastivo de discursos sobre a exclusão social no Brasil e na Espanha Artigo De Pesquisa

    Balocco, Anna Elizabeth; Postigo, Maria Labarta

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresenta-se um estudo contrastivo de discursos sobre a exclusão social através da análise de videoclipes produzidos por mulheres rappers no Brasil e na Espanha, segundo princípios da Análise Crítica do Discurso e com foco na construção da identidade. A análise das práticas de identificação das rappers sugere que a alteridade se expressa de forma distinta nos dois discursos: enquanto o "outro" articula-se, no discurso da rapper brasileira, através de estratégias léxico-gramaticais de indeterminação ("essa gente") ou abstração ("a sociedade"), no da rapper espanhola há estratégias de funcionalização ("os políticos") e objetivização ("o dinheiro"). Ou seja, há mais indeterminação do "outro" no caso da rapper brasileira.

    Resumo em Francês:

    Dans cet article, on présente une étude qui marque l'aspect divergent du discours sur l'exclusion sociale à travers l'analyse de vidéoclips produits par des femmes rappers au Brésil et en Espagne, selon les principes de l'Analyse Critique du Discours et avec focalisation dans la construction de l'identité. L'analyse des pratiques d'identification de rappers suggère que l'altérité s'exprime de manière distincte dans les deux discours : pendant que « l'autre » s'articule, dans le discours de la rapper brésilienne, à travers des stratégies lexico-grammaticales de l'indétermination (« ces gens ») ou abstraction (« la société »), par contre, dans celui de la rapper espagnole il y a des stratégies de fonctionnalisation (« les hommes politiques ») et objectivation (« l'argent »). C'est-à-dire, il y a plus d'indétermination de « l'autre » en ce qui concerne la rapper brésilienne.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, se presenta un estudio contrastante de discursos sobre la exclusión social a través del análisis de vídeo-clipes producidos por mujeres rappers en Brasil y en España, según principios del Análisis Crítico del Discurso y con foco en la construcción de la identidad. El análisis de las prácticas de identificación de las rappers sugiere que la alteridad se expresa de forma distinta en los dos discursos: mientras que el "otro" se articula, en el discurso de la rapper brasileña, a través de estrategias léxico-gramaticales de indeterminación ("esa gente") o abstracción ("la sociedad"), en el de la rapper española hay estrategias de funcionalización ("los políticos") y objetivización ("el dinero"). O sea, hay más indeterminación del "otro" en el caso de la rapper brasileña.

    Resumo em Inglês:

    This is a contrastive study of discourses on social exclusion through the analysis of videoclips produced by female rappers in Brazil and in Spain, from the perspective of Critical Discourse Analysis and with a focus on the construction of identity. Analysis of the identification practices of the rappers suggests that alterity is expressed in distinct ways in their discourses: while in the Brazilian rapper's discourse, the "other" is articulated through lexicogrammatical strategies of indetermination ("people") or abstraction ("society"), in the Spanish rapper's the strategies are of functionalization ("politicians") and objectivization ("money"). In other words, there is more indetermination of the "other" in the case of the Brazilian rapper.
  • Educação profissional e interação verbal: a função do verbo modal "poder" no diálogo professor-aluno Artigo De Pesquisa

    Lima, Anselmo Pereira de

    Resumo em Português:

    "Será mais difícil trabalhar com alunos adultos do que com alunos jovens?". Essa foi a questão levantada e discutida pelos professores de um centro de formação profissional ferroviário que se preparava para receber alunos adultos em suas salas de aula pela primeira vez. O consenso entre os professores era o de que a interação com adultos seria mais difícil e complexa. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada para verificar até que ponto os professores tinham razão. Quatro aulas de um mesmo professor, duas com alunos jovens e duas com alunos adultos, foram gravadas e transcritas. Com base nos conceitos bakhtinianos de palavra e de relação eu-outro, aliados a algumas noções de modalidade, foi analisada a função do verbo modal "poder" nas diferentes interações. As conclusões a que se chegou permitem questionar o consenso dos professores, provocando a continuidade da discussão entre eles.

    Resumo em Francês:

    « Est-ce que c'est plus difficile de travailler avec des élèves adultes qu'avec des élèves jeunes ?». Celle-ci fut la question soulevée et discutée par des professeurs d'un centre de formation professionnelle ferroviaire qui se préparait pour recevoir des élèves adultes dans leurs salles de classe pour la première fois. Ils avaient comme consensus que l'interaction avec des adultes serait plus difficile et complexe. Cet article présente une partie des résultats d'une recherche réalisée avec le but de vérifier jusqu'à quel point les professeurs avaient raison. Ainsi, furent enregistrés quatre cours avec le même professeur, deux avec des élèves jeunes et deux avec des adultes. Ayant comme base les notions bakhtiniennes de mot et du rapport moi-autrui, associées à quelques notions de modalité, on a analysé la fonction du verbe modal « pouvoir » dans les différentes interactions. On est arrivés à des conclusions qui permettent discuter le consensus des professeurs, éveillant la suite de la discussion parmi eux

    Resumo em Espanhol:

    "Será más difícil trabajar con alumnos adultos que con alumnos jóvenes?". Esa fue la cuestión levantada y discutida por los profesores de un centro de formación profesional ferroviario que se preparaba para recibir alumnos adultos en sus salas de clase por la primera vez. El consenso entre los profesores era el de que la interacción con adultos sería más difícil y compleja. Este artículo presenta parte de los resultados de una investigación realizada para verificar hasta que punto los profesores tenían razón. Cuatro clases de un mismo profesor, dos con alumnos jóvenes y dos con alumnos adultos, fueron grabadas y transcriptas. Con base en los conceptos bakhtinianos de palabra y de relación yo-otro, aliados a algunas nociones de modalidad, fue analizada la función del verbo modal "poder" en las diferentes interacciones. Las conclusiones a que se llegó permiten cuestionar el consenso de los profesores, provocando la continuidad de la discusión entre ellos.

    Resumo em Inglês:

    "Would it be more difficult to work with adult students than with young ones?". This was the question raised and discussed by the teachers of a training center for railroad workers, which was getting ready to receive students over 18 in its classrooms for the first time. The consensus among these teachers was that the interaction with adults would be more difficult and complex. This article presents part of the results of a research whose aim was to verify to what extent the teachers were right. Four classes of the same teacher, two with young students and two with adults, were recorded and transcribed. Based on the Bakhtinian concepts of word and of self-other relationship, and on some notions of modality, the function of the verb "poder" was analyzed in different interactions. The conclusions allowed us to question the teachers' consensus, causing the continuation of the discussion among them.
  • "Baseada em evidências": uma análise do discurso de prevenção às doenças Artigo De Pesquisa

    Schröder, Luciane Thomé; Cattelan, João Carlos

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o discurso de prevenção às doenças, tendo como foco uma empresa de planos de saúde, a Unimed. O material tomado como base da análise são quatro textos: dois fôlderes, uma mensagem informativa que acompanha o talão de pagamentos e um texto publicado no boletim informativo da empresa. Os conceitos utilizados no estudo provêm da Análise de Discurso e da Retórica (esta última posta sob o viés discursivo).

    Resumo em Francês:

    Cette étude analyse le discours de prévention aux maladies, ayant comme focalisation une entreprise d'assurance maladie, l'Unimed. Le matériel employé dans l'analyse concerne quatre textes : deux folders, un message informatif qui vient avec le ticket de payements et un texte publié dans le bulletin informatif de l'entreprise. Les notions employées dans l'analyse viennent de l'Analyse du Discours et de la Rhétorique (celle-ci placée sous le biais discursif).

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analiza el discurso de prevención a las enfermedades, teniendo como foco una empresa de planes de salud, Unimed. El material tomado como base del análisis son cuatro textos: dos folletos, un mensaje informativo que acompaña el talonario de pagos y un texto publicado en el boletín informativo de la empresa. Los conceptos utilizados en el análisis provienen del Análisis de Discurso y de la Retórica (esta última puesta bajo la óptica discursiva).

    Resumo em Inglês:

    This study analyses the discourse of illnesses prevention, focusing on Unimed, a health insurance company. The corpus consists of four texts: two folders, an informative message that accompanies the invoices and a text published in the company's newsletter. The concepts adopted in the analysis derive from Discourse Analysis and from Rhetoric (the latter considered under a discursive view).
  • Fazendo sentido da interação em sala de aula através de uma proposta multi-método: dimensões sociais, experienciais e epistemológicas Essay

    Kupferberg, Irit; Shimoni, Sarah; Vardi-Rath, Esther

    Resumo em Português:

    Esse artigo explora a contribuição de uma proposta multi-médodo para o estudo das interações em sala de aula. Os arcabouços teórico e metodológico de três métodos de construtivistas de orientação discursiva (i.e., Análise de Eventos de Fala Institucionais, Método dos Quatro Mundos, e Teoria de Base) são resumidos e o mesmo texto é submetido a três análises textuais independentes. O artigo mostra que a proposta multi-método conduz a descoberta de significados implícitos relacionados aos aspectos sociais, experienciais e epistemológicos da interação em sala de aula.

    Resumo em Francês:

    Cet article exploite la contribution d'une proposition multi-méthode pour l'étude des interactions en salle de classe. La constitution théorique et méthodologique de trois méthodes de constructivistes d'orientation discursive (i.e., Analyse d'Événements de la Parole Institutionnels, Méthode des Quatre Mondes et Théorie de Base) sont résumés et le même texte est soumis à trois analyses textuelles indépendantes. L'article démontre que la proposition multi-méthode conduit à la découverte de significations implicites en rapport aux aspects sociaux, d'expérimentation et épistémologiques de l'interaction en salle de classe.

    Resumo em Espanhol:

    Ese artículo explora la contribución de una propuesta método múltiple para el estudio de las interacciones en aula. Los esbozos teórico y metodológico de tres métodos de constructivistas de orientación discursiva (i.e., Análisis de Eventos de Habla Institucionales, Método de los Cuatro Mundos, y Teoría de Base) son resumidos y el mismo texto es sometido a tres análisis textuales independientes. El artículo muestra que la propuesta método múltiple conduce al descubrimiento de significados implícitos relacionados a los aspectos sociales, experienciales y epistemológicos de la interacción en aula.

    Resumo em Inglês:

    This article explores the contribution of a multiple-method design to the study of classroom interaction. The theoretical and methodological frameworks of three constructivist discourse-oriented methods (i.e., Institutional Speech Event Analysis, The Four-World Method and Grounded Theory) are summarized and the same text is submitted to three independent text analyses. The article shows that a multiple-method design is conducive to the discovery of implicit meanings related to social, experiential and epistemological aspects of classroom interaction.
  • A tese da primazia da metáfora, defesa e problematização: um estudo a partir de Vico Ensaio

    Zir, Alessandro

    Resumo em Português:

    Este artigo defende, com base no pensamento do filósofo italiano moderno Giambattista Vico, a tese que aponta a linguagem poética e metafórica como sendo a linguagem primeira. Considerando contribuições de alguns autores atuais para o tema, se apontará igualmente para a contemporaneidade da abordagem de Vico. A noção da linguagem metafórica como linguagem primeira foi formulada por Giambattista Vico na sua obra Principii di Scienza Nuova. De acordo com ele, a linguagem de uma comunidade surge de um contacto, carregado de fantasia e imaginação, entre tudo o que está imediatamente próximo aos seres humanos concretos, como suas emoções e seus corpos, que não são derradeiramente conhecidos por ele, e as coisas de um mundo externo também desconhecido. A 'linguagem abstrata' e a distinção entre o metafórico e o literal surgem apenas mais tarde, quando esse enraizamento dos significados na eclosão imaginativa de uma cultura específica passa a ser esquecido e é tomado como pertencendo apenas às coisas nelas mesmas, objetivamente.

    Resumo em Francês:

    Ayant comme base la pensée du philosophe italien moderne Giambattista Vico, cet article fait la défense de la thèse qui caractérise le langage poétique et métaphorique comme si c'était le premier langage. Tout en considérant des contributions pour le sujet de quelques auteurs actuels, on vise aussi la contemporanéité de Vico. La notion du langage métaphorique comme premier langage a été formulée par Giambattista Vico dans son œuvre majeure, Principii di Scienza Nuova. Selon lui, le langage d'une communauté apparaît à partir d'un contact, chargé de fantaisie et d'imagination, parmi tout ce qui est tout de suite proche aux êtres concrets, comme leurs émotions et leurs corps, qui ne sont pas à la fin connus par lui, et les choses d'un monde extérieur aussi inconnu. Le 'langage abstrait' et la distinction entre le métaphorique et le littéral surgissent seulement plus tard, quand cet enracinement des significations dans l'éclosion imaginative d'une culture spécifique est oublié et pris comme appartenant seulement aux choses dans elles- mêmes, objectivement.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo defiende, con base en el pensamiento del filósofo italiano moderno Giambattista Vico, la tesis que caracteriza el lenguaje poético y metafórico como siendo el lenguaje primero. Considerando contribuciones de algunos autores actuales para el tema, se apuntará igualmente para la contemporaneidad del abordaje de Vico. La noción del lenguaje metafórico como lenguaje primero fue formulada por Giambattista Vico en su obra Principii di Scienza Nuova. De acuerdo con él, el lenguaje de una comunidad surge de un contacto, cargado de fantasía e imaginación, entre todo lo que está inmediatamente próximo a los seres humanos concretos, como sus emociones y sus cuerpos, que no son verdaderamente conocidos por él, y las cosas de un mundo externo también desconocido. El 'lenguaje abstracto' y la distinción entre lo metafórico y lo literal surgen apenas más tarde, cuando esa raigambre de los significados en la eclosión imaginativa de una cultura específica pasa a ser olvidado y es tomado como perteneciendo apenas a las cosas en ellas mismas, objetivamente.

    Resumo em Inglês:

    This paper sustains, on the basis of the work of the modern Italian philosopher Giambattista Vico, a thesis which characterizes poetic and metaphorical language as our primary language. Considering the contribution of some up-to-date authors to the subject, we will also take into consideration the contemporaneity of Vico's approach. The view of metaphoric language as our primary social language was formulated by Giambattista Vico in his work Principii di Scienza Nuova. According to him, the language of a community emerges from the contact between everything that is immediately close to its concrete human beings and the things of an external world. The community does not have a conscious knowledge either of the external things or of what is closer to them, such as their own emotions and bodies. The contact between these two loci (internal and external) of things and meanings is then full of fantasy and imagination. The notion of an 'abstract language' and the distinction between what is metaphorical and what is literal arises only later, when the stabilization of meanings in the imaginative production of a specific culture comes to be forgotten and these meanings are presumed to belong to the things themselves, objectively.
  • A tatuagem como gênero: uma visão discursiva Ensaio

    Braga, Sandro

    Resumo em Português:

    Este ensaio apresenta uma perspectiva de leitura do material semiótico constitutivo da tatuagem como um gênero discursivo. Para isso, parte-se do arcabouço teórico bakhtiniano acerca dos gêneros do discurso, estabelecendo uma interface com a Análise do Discurso de corrente francesa.

    Resumo em Francês:

    Cet article présente une perspective de lecture du matériel sémiotique constitutif du tatouage comme un genre discursif. Ainsi, on part de la charpente théorique bakhtinienne sur les genres du discours, tout en établissant une interface avec l'École Française de l'Analyse du Discours.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una perspectiva de lectura del material semiótico constitutivo del tatuaje como un género discursivo. Para eso, se parte del esbozo teórico bakhtiniano acerca de los géneros del discurso, estableciendo una interfase con el Análisis del Discurso de corriente francesa.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a reading perspective of the semiotic material which is constitutive of tattoos as a discursive genre. In order to do so, based on the Bakhtinian theoretical framework on speech genres, an interface is established with the French discourse analysis trend
  • Linguagem e ideologia: embates teóricos Ensaio

    Silva, Renata

    Resumo em Português:

    Neste ensaio são comparadas reflexões teóricas sobre o modo como ideologia e linguagem se interligam. A finalidade desta análise comparativa é ilustrar o quão podem ser divergentes as explicações acerca da relação entre essas duas instâncias. Constam, da seleção bibliográfica realizada, pensadores clássicos (ALTHUSSER, 1985; PÊCHEUX, 1995, 1997; BAKHTIN, 1999) e contemporâneos (THOMPSON, 1995; EAGLETON, 1997).

    Resumo em Francês:

    Dans cet essai, on comapare des réflexions théoriques sur le moyen comment l'idéologie et le langage se relient. La finalité de cette analyse comparative est celle d'illustrer le combien peuvent être divergentes les explications sur le rapport entre deux instances. Dans la bibliographie, il y a des penseurs classiques tels que Althusser, 1985, Pêcheux, 1995, 1997 et Bakhtin, 1999, et encore des contenporains tels que Thompson, 1995 et Eagleton, 1997.

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo son comparadas reflexiones teóricas sobre el modo como ideología y lenguaje se interligan. La finalidad de este análisis comparativa es ilustrar el cuanto pueden ser divergentes las explicaciones acerca de la relación entre esas dos instancias. Constan, de la selección bibliográfica realizada, pensadores clásicos (Althusser, 1985; Pêcheux, 1995, 1997; Bakhtin, 1999) y contemporáneos (Thompson, 1995; Eagleton, 1997).

    Resumo em Inglês:

    In this essay, theoretical reflections about the way in which ideology and language are connected are compared. The purpose of this comparative analysis is to illustrate how the explanations about these two instances can be divergent. The theoretical apparatus includes classical thinkers (Althusser, 1985; Pêcheux, 1995, 1997; Bakhtin, 1999), the contemporary author Thompson (1995) and the Marxist critic Eagleton (1997).
  • Resenha de "discurso político" [CHARAUDEAU, P. - São Paulo: Contexto, 2006] Resenha

    Ribeiro, Jaçanã
  • Resenha de "Introdução às Ciências da Linguagem: Discurso e Textualidade" [Orlandi, E.P.; Lagazzi-Rodrigues, S. (Orgs.) - Campinas, SP: Pontes Editores, 2006] Resenha

    Dela-Silva, Silmara Cristina
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br