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Letras de Hoje, Volume: 53, Número: 3, Publicado: 2018
  • Ethos discursivo Apresentação

    Fanti, Maria da Glória Corrêa di; Feré, Liz
  • Retorno crítico à noção de ethos Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Maingueneau, Dominique

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica sobre o uso que é comumente feito do ethos discursivo, há quinze anos, nos trabalhos de análise do discurso. Essa reflexão é ao mesmo tempo autocrítica, uma vez que, desde a década de 1980, contribuí para o desenvolvimento dessa problemática. Inicialmente, procuro analisar mais precisamente o conteúdo da noção de ethos, em que distingo três dimensões: categorial, experiencial e ideológica. Esta tripartição é necessária se quisermos levar em conta a diversidade de manifestações do discurso. Em um segundo momento, reflito sobre o próprio processo de construção do ethos, baseando-me em dados – particularmente em anúncios de sites de relacionamento – diferentes daqueles que geralmente estudamos quando trabalhamos com o ethos. Finalmente, em um terceiro momento, me interesso pelos problemas levantados pela análise do ethos discursivo quando se trabalha com textos nos quais as dimensões verbal e icônica estão estreitamente ligadas. Dois tipos de fenômenos são considerados: os sites da Internet, nos quais estão implicados ethos verbal e ethos digital, e as publicidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims at criticizing the way the notion of discursive ethos has been generally used by discourse analysts for about fifteen years. This criticism is at the same time self-criticism, because from the 1980's on I contributed to develop this field of research. Firstly, I try to analyze the content of the notion of ethos, which I divide into three dimensions: “categorial”, “experiential”, “ideological”. Such a division allows us to take into account the full diversity of activity. Secondly, I reflect on the very process through which addressees construct ethos; this reflection draws on data from matchmaking websites, not from the kind of corpora (political discourse, advertising, literature…) that are usually analyzed by the researchers who work on ethos. Thirdly, this article deals with the problems that one encounters when one studies texts in which iconic and verbal dimensions are tightly connected. Two kinds of data are taken into consideration: websites, which imply both digital and verbal ethos, and commercials.
  • A inter-relação entre cenografia e et(h)osCarmen - les racines d'un mythe, de Maingueneau Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Souza-e-Silva, Maria Cecília Pérez; Rocha, Décio

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo abordar o conceito de et(h)os por uma via singular, tomando-o como dispositivo construído em solidariedade com uma cenografia. Partindo-se da semântica global, compreendida como horizonte teórico delineado por D. Maingueneau (1984; 2008), centramos o presente debate em Carmen – les racines d'un mythe, obra não traduzida para o português, escrita à mesma época de Genèses du discours. O que pretendemos ao aproximar as duas obras é explicitar o quadro teórico construído em Genèses, em especial a cenografia e o et(h)os, como articuladores da leitura de Carmen a que procede o autor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims at discussing the concept of ethos from a singular perspective, considering it as a device built in solidarity with scenography. Based on global semantics, understood as a theoretical horizon outlined by Dominique Maingueneau (1984; 2008), we focus this debate on Carmen – les racines d'un mythe, a work not yet translated into Portuguese, written at the same time of Genèses du discours. What we intend, by bringing both works together, is to explain the theoretical framework created in Genèses, especially scenography and ethos, as articulating elements for the author's reading of Carmen.
  • Ethos e cenografia da Voice for Men - Brasil: uma exploraçao do discurso intimidatório na internet Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    López-Muñoz, Juan Manuel; Gonçalves, Tamiris Machado

    Resumo em Português:

    Resumo: Dando continuidade ao debate sobre os discursos intimidatórios na internet, este artigo analisa o ethos discursivo e a cenografia do endereço eletrônico A voice for Men Brasil – AVfM. A metodologia proposta, em que vários elementos verbais e não verbais foram levados em consideração, permite identificar um simulacro de ethos de contrapúblico subjugado que perpetua estereótipos, acentuando as diferenças de gênero, e pode incitar o ódio contra o sexo feminino, mais especificamente contra as mulheres feministas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Contributing to the debate on online intimidating discourses, this article analyzed the discursive ethos and scenography of the web A voice for Men Brazil – AVfM. The analyzed data, where several verbal and non-verbal elements were taken into account, allows us to identify a simulacrum of subjugated counter-public ethos that perpetuates stereotypes, accentuates gender differences, and could incites hatred against the female sex, more specifically against the feminist women.
  • Construir-se como autora de língua francesa. O exemplo de Assia Djebar Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Barthelmebs-Raguin, Hélène

    Resumo em Português:

    Resumo: Os debates que envolvem o status de autora atualmente cristalizam as tensões, o que testemunha em particular a polêmica viva em torno do substantivo feminino autora. Essas questões sobre o status das mulheres criadoras parecem ainda mais fortes e mais ativas quando se trata de mulheres pertencentes às literaturas em língua francesa. As conexões entre a situação das mulheres e as dos autores francófonos são numerosas e concentram-se particularmente no que diz respeito à questão da legitimidade. Numa cena literária predominantemente dominada por escritores, homens, sobretudo brancos e ocidentais, escrever em francês como mulheres estrangeiras constitui um duplo desafio e implica uma necessidade de justificação. Para a presente reflexão, nos concentraremos no trabalho de Assia Djebar, primeira escritora de língua francesa a ingressar na Academia Francesa em 2005. Polimorfa, sua obra, tanto literária quanto fílmica, tende a retornar incessantemente, como um leitmotiv, por sua autoria, construindo assim sua própria representação e imagem de si (AMOSSY, 2010). É nisto que o ethos de escritora participa de uma encenação muito particular, que é ao mesmo tempo da literatura feminina e da literatura pós-colonial.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Les débats autour du statut d'auteure cristallisent actuellement les tensions; en témoignent notamment la vive polémique autour du substantif féminin auteure. Ces interrogations quant au statut des créatrices apparaissent d'autant plus fortes et virulentes quand elles s'attachent aux femmes appartenant aux littératures de langue française. Les accointances entre la situation des femmes et celles des auteurs de langue française sont nombreuses et se retrouvent notamment autour de la question de la légitimité. Sur une scène littéraire majoritairement dominée par des écrivains, hommes donc, blancs et occidentaux, écrire en français en tant que femmes étrangères relève d'une double gageure et entraîne un besoin de justification. Pour la présente réflexion, nous nous attacherons à l'œuvre d'Assia Djebar, première écrivaine de langue française à avoir rejoint l'Académie française en 2005. Polymorphe, son œuvre, tant littéraire que filmique, tend à revenir sans cesse, tel un leitmotiv, sur son auctorialité, construisant ainsi sa propre représentation et l'image de soi (AMOSSY, 2010). C'est en cela que l'ethos de l'écrivaine participe d'une mise en scène tout à fait particulière, qui relève à la fois de la littérature féminine et de la littérature postcoloniale.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Current debates on the status of feminine author crystallize tensions, and in particular the lively polemic on the use of the French feminine noun “auteure”. These questions about the status of women creators appear even stronger and virulent when they focus on women belonging to French-language literatures. Connections between the situation of women and French-speaking authors are numerous and they are found especially on the question of legitimacy. On a literary scene mostly dominated by writers (men, white and Western) writing in French for a foreign woman is a double challenge and entails a need for justification. For the present reflection, we will focus on the work of Assia Djebar, the first French-language writer to have joined the Académie française in 2005. Polymorph, her literary and filmic work tends to return incessantly, as a leitmotiv, on her authorship: thus she builds her own representation and “image de soi” (AMOSSY, 2010). The writer's ethos takes part in a very particular construction, which involve at the same time feminine identity and postcolonial literature.
  • A discórdia das canetas: um estudo do ethos em páginas de cunho político no Facebook Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Duarte, Cristina Rothier; Silva, Francisco Vieira da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo geral analisar o ethos de duas páginas criadas no Facebook, Caneta desmanipuladora e Caneta desesquerdizadora, no intuito de investigar como tais páginas criam uma imagem de si a partir de enunciações publicadas em suas timelines. Para a realização deste estudo, tomamos como aporte teórico os estudos da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente, o conceito de ethos discursivo trabalhado por Maingueneau, bem como o exame sobre o Facebook empreendido por Emediato. Metodologicamente, este trabalho se inscreve no âmbito de um viés descritivo-interpretativo de cunho qualitativo. Como resultado, verificamos, com base na análise do corpus, como dois enunciadores, que, a priori, apresentam propostas semelhantes, podem criar imagens de si distintas, a partir do ethos discursivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article has as objective to analyse the ethos of two pages created on Facebook: Caneta desmanipuladora and Caneta desesquerdizadora, in the intention of investigating how they create an image of themselves from enunciations published in their timelines. For the realization of this study, we take as theoretical support the studies of the Discourse Analysis of French line, specially, the concept of ethos worked by Maingueneau, as well as the Facebook exam undertaken by Emediato. Methodologically, this study is registered in an interpretative-descriptive slant of qualitative hallmark. As result, we check, on basis of the analysis of the corpus, as two enunciators, which, a priori, group together, can create images of themselves distinct from the discursive ethos.
  • Mundo ético e mídium: uma cenografia paulistana para a ciência brasileira Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Salgado, Luciana Salazar; Delege, Marina

    Resumo em Português:

    Resumo: Considerando a noção de ethos proposta por Maingueneau desde seu texto seminal “A propósito do ethos”, de 2008, este artigo apresenta duas propostas articuladas: i) uma ênfase na noção de mundo ético, ainda pouco explorada como operador analítico; ii) um acréscimo teórico que põe a noção de mídium como constitutiva do mundo ético. O objeto editorial Pesquisa Fapesp é considerado, dessa perspectiva, como um vetor de sensibilidade ligado a uma matriz de sociabilidade, a Fundação Fapesp, e por isso funciona como um mídium que alimenta um mundo ético: por documentá-lo, legitimando-o, e por fazer parte dele, legitimando-se como documentador (DEBRAY, 2000a e b). Com vistas a esclarecer essa abordagem, analisamos três tipos de dado: 1. A publicidade da revista na revista; 2. Gráficos sobre a pesquisa no Brasil; 3. Um léxico especializado. Nesses dados, verifica-se que a cenografia opera uma circunscrição semântica peculiar do referente “ciência brasileira”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Considering the notion of ethos as it was proposed by Maingueneau since his seminal text “About ethos” (2008), this article presents: i) an emphasis on the notion of ethical world, still little explored as an analytical instrument; ii) a theoretical improvement that puts the medium as constitutive of the ethical world. The journal Pesquisa Fapesp is the editorial object considered here as a sensitivity vector linked to a matrix of mentality, the Fapesp Foundation, and functions as a medium that feeds an ethical world: both for documenting it and legitimizing it, as for being part of it, legitimizing itself as a documentary (DEBRAY, 2000a and b). In order to clarify this approach, we analyze this data: 1. The publicity in the magazine; 2. Graphs about the research in Brazil; 3. A specialized lexicon. These data show a peculiar scenography circumscription to the referent “Brazilian science”.
  • Ethos e criminalidade: análise discursiva de tentativas de extorsão Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Silva, Welton Pereira e

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo tem por finalidade analisar os ethé discursivos construídos pelos sujeitos comunicantes na situação de comunicação conhecida como Golpe do Falso Sequestro. Para que nosso objetivo fosse alcançado, fizemos a análise do corpus, constituído por três gravações telefônicas de golpes do falso sequestro, baseando-nos nos estudos de Maingueneau (2008), Amossy (2005) e Charaudeau (2012, 2015), bem como em alguns teóricos da Linguística Forense, como Coulthard & Johnson (2007), Olsson (2008) e Souza-Silva (2009). Após a nossa análise, notamos que os sujeitos que se passam por sequestradores tentam construir para si determinados ethé que corroboram os argumentos por eles utilizados no processo interacional. Na medida em que os argumentos constituem-se, principalmente, de intimidações e ameaças, os ethé construídos são, frequentemente, o de alguém cruel e disposto a cumprir com suas ameaças, ou seja, o ethos de potência subsidiado por certos imaginários sociodiscursivos acerca da criminalidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to analyze the discursive ethé built by the subjects at the communicative situation known as “Fake Kidnapping Scam”. To accomplish our goal, we made the analysis of the corpus, that is constituted by three recordings of “Fake Kidnapping Scams”, using the studies of Maingueneau (2008), Amossy (2005) and Charaudeau (2012; 2015), as well in some researchers of Forensic Linguistics, as Coulthard & Johnson (2007), Olsson (2008) and Souza-Silva (2009). After our analysis, we noticed that the fake kidnappers tries to construct to themselves some ethé which corroborates the arguments used by them on the interactional process. To the extent that the arguments are constituted, mainly, by intimidations and threats, the ethé built are of someone cruel and prepared to fulfill their threats: it is the ethos of potence subsidized about certain sociodiscursive imaginaries about criminality.
  • “Eu e meus alunos-cotistas na escola pública”: racismo, ethos discursivo, discurso midiático e produção de subjetividade Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Paula, Bianca Assis Oliveira de; Almeida, Fabio Sampaio de; Giorgi, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo: Nosso objetivo, neste artigo, é propor uma análise discursiva de texto produzido por docente do Cefet/RJ, que deflagrou polêmica nas redes sociais. O depoimento da professora, que viralizou nas redes sociais, sobre experiência com alunos cotistas do Ensino Médio, em um primeiro momento, foi acolhido como um relato emocionado e emocionante, resultado de postura “empática e generosa”. Posteriormente, entretanto, ao ser “republicado”, passou a ser lido como fruto do racismo estruturante que organiza as relações sociais no país e sua autora vista como uma pessoa racista. Com foco na materialidade do discurso e seus efeitos de produção de subjetividade e em uma dada qualidade de real(idade) (ROCHA, 2006), buscamos problematizar sentidos que se constroem na tensão entre discursos racistas e antirracistas na contemporaneidade na construção de um ethos (MAINGUENEAU, 1997, 2006, 2006, 2008) de professora que aponta para uma figura salvadora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this paper is to propose a discursive analysis of text produced by Cefet/ RJ teacher, that triggered controversy in social networks. The testimony of the teacher, who turned on social networks, on experience with high school dropouts, was initially welcomed as an emotional and emotional report, the result of an “empathic and generous” attitude. Later, however, when it was “republished”, it came to be read as the result of structuring racism that organizes social relations in the country and its author as a racist person. With a focus on the materiality of discourse and its effects of subjectivity production and on a given quality of real(ity) (ROCHA, 2006), we seek to problematize senses that are built on the tension between racist and antiracist discourses in contemporaneity in the construction of an ethos (MAINGUENEAU, 1997, 2006, 2006, 2008) of teacher that points to a savior figure.
  • Da caatinga e dos catingueiros: ethé paratópicos no discurso literomusical de Elomar Figueira Mello Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Andrade, Lia Raquel Vieira de; Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo: Propomos apresentar um breve estudo do discurso de Elomar Figueira Mello – compositor, intérprete e violonista, que tem como fonte de inspiração o espaço, a cultura e o povo do sertão – através da aplicação do conceito de paratopia na constituição dos ethé nas cenografias dos textos. Para tanto, apresentaremos a análise do plano textual de duas canções intituladas “O violeiro” e “Campo branco”, em que podem ser observados elementos que configuram o caráter paratópico da obra literomusical de Elomar. O objetivo principal do artigo consiste em verificar como a paratopia, observada no investimento ético do plano verbal das canções, é um dos fatores constitutivos na demarcação do posicionamento do compositor no campo literomusical brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The litero-musical discourse in the work of the composer, guitarist, poet and singer Elomar Figueira Mello is investigated in the framework of the theory of the Discourse Analysis, in which we consider the aspects related to the concepts of paratopia and ethos. The work of Figueira Mello is funded on the colonial Brazil of the 17th century and, in particular, he brings back the language, the music and the environment of that time, with the objective of value the Brazilian culture. We analyze two of the most relevant pieces of the composer, namely “O violeiro” and “Campo Branco”, in which we have found strong paratopic marks, which characterizes this positioning in the Brazilian litero-musical scenario.
  • Portal Rede Mulheres Empreendedoras: empreendedorismo, cultura e imagens de si Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Santos, Eliane Davila dos; Haubrich, Gislene Feiten

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata da temática do empreendedorismo, em especial do ethos da mulher empreendedora. Tem como objetivo analisar a representação do empreendedorismo feminino e identificar os aspectos culturais que se manifestam nas cenas enunciativas e no ethos discursivo em materialidades discursivas divulgadas no Portal Rede Mulheres Empreendedoras. A análise discursiva está fundamentada na proposta de Maingueneau (1997, 2008a, b, 2011) e a construção do corpus tem como base a análise de conteúdo orientada por Bardin (2011)1. Como resultado principal, depreende-se que o ethos efetivo vincula-se à noção de empreendedorismo feminino mediante cenas estereotipadas, onde a mulher ainda se encontra em posição periférica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article deals with the theme of entrepreneurship, especially the ethos of the entrepreneurial woman. It aims to analyse the representation of female entrepreneurship and identify the cultural aspects that are manifested in enunciative scenes and the discursive ethos in discursive material disclosed in the Women Entrepreneurs Network. The discursive analysis is based on the proposal of Maingueneau (1997, 2008a, b, 2011) and the construction of the corpus is based on content analysis guided by Bardin (2011). As a main result, one can deduce that the effective ethos is linked to the notion of female entrepreneurship through stereotyped scenes, where the woman is still in a peripheral position.
  • O backlash e a construção do ethos discursivo da mulher Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Fonseca, Elaine Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a realização de uma análise retórico-argumentativa comparativa entre duas reportagens jornalísticas, publicadas em dois veículos diversos, que noticiam e divulgam uma mesma pesquisa científica. Pretendemos identificar as diversas estratégias argumentativas utilizadas em ambas as reportagens na construção de um ethos discursivo da mulher contemporânea, fazendo uso das três provas retóricas – ethos, pathos e logos – na esteira dos estudos desenvolvidos por Amossy (2005, 2011), Charaudeau (2008) e Galinari (2012, 2014). Também pretendemos relacionar esse ethos discursivo ao conceito de backlash, tal como utilizado por Faludi (2001). Nessa concepção, o backlash é compreendido como um discurso reacionário à emancipação feminina ocorrida nas últimas décadas. As análises presentes neste artigo são provenientes de um recorte de nossa dissertação de mestrado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present study aims to conduct a rhetoric argumentative comparative analysis between two newspaper reports, publicized in two different communication means, that publish and disclose the same scientific research. We intend to identify the various argumentative strategies used on both reports in the characterization of the contemporaneous woman, making use of the three rhetorical proofs - ethos, pathos and logos – in the wake of the studies developed by Amossy (2005, 2011), Charaudeau (2008) and Galinari (2012, 2014). It's also intended to relate this discursive ethos to the concept of backlash, such as used by Faludi (2001). Within such conception, backlash is understood as a reactionary speech against the female emancipation arisen in the last decades. The analyses featured in the present article derive from an excerpt of our master's dissertation.
  • Corpo e moda com glamour: imagens sobre a adolescência Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Souza, Luana Ferreira de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho, resultado da dissertação de mestrado, tem como objetivo analisar, articulado com a construção social do sujeito feminino, as imagens de si das adolescentes que escrevem para uma seção da revista Capricho, a saber: a seção Tudo de Blog. Ponho em análise a construção dessas imagens, observando, sobretudo, quais são as representações e os estereótipos que o ato de tomar a palavra e falar sobre si recuperam no interdiscurso. Esse gesto se justifica pela tentativa de compreender quais são as cristalizações em torno da imagem feminina que subjazem às práticas da adolescência na mídia impressa. O empreendimento dessas reflexões tem como base o interesse por investigar o quadro teórico-analítico proposto por Maingueneau (1997, 2005, 2008), Amossy (2005, 2010) e Charaudeau (2008) a respeito do ethos discursivo e de sua construção nas práticas sociais acerca do feminino, por meio do discurso midiático, observando, então, a relação imagem de si/feminino

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work, wich is the resulto f a master's dissertation, seeks to analyze – articulated with the social construction of the female subject, the self images of the teenage girls who write for a section of Capricho Magazine, namely: Tudo de Blog. Here I analyze the construction of these images observing, above all, the representations and stereotypes that the act of taking the floor and talking about themselves recover in the interdiscourse. This gesture is justified by the attempt to understand the crystallizations wich are constrcted around the female image and wich underlie the practices of the adolescence in the print media. The work of these reflections is based on the interest to investigate the theoretical-analytical framework proposed by Maingueneau (1997, 2005, 2008), Amossy (2005 and 2010), Charaudeau (2008) regarding the discursive ethos and its construction in the social practices about the feminine by means of the mediatic discourse, then, observing the image relation between oneself/feminine.
  • Ethos discursivo na publicidade: uma imagem, uma polêmica Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Mendes, Silma Ramos Coimbra; Gabriel, Edgar Godoi

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem por objetivo maior refletir sobre o fenômeno da mercantilização da educação a partir da depreensão do ethos discursivo da publicidade de uma instituição de ensino superior privada, cuja circulação gerou controvérsias por retratar o momento sócio-histórico em que o mercado financeiro avança sobre a educação. Para tanto, recorre-se ao arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso, numa vertente enunciativa, e aciona-se a noção de ethos discursivo, tal qual desenvolvido por Dominique Maingueneau. Coletado em formato digital, o corpus consiste num cartaz publicitário que gerou polêmica nas redes sociais e que, por isso, foi retirado de circulação. Os resultados mostram que a escolha do fiador do discurso representa a corporificação do neoliberalismo em sua atual conjuntura. No entanto, embora com as condições de produção favoráveis, o mundo ético oferecido nesse discurso não foi bem aceito, ocasionando a sua interdição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work aims at discussing the commercialization of education system phenomenon from the discursive ethos apprehension in a private higher education institution's advertising, whose circulation has generated controversies by portraying the socio-historical time in which the financial market advances on the education system. For this, we resort to the French Discourse Analysis theoretical-methodological framework, in its enunciative way, and to the concept of Discursive Ethos, as developed by Dominique Maingueneau. Collected in its digital format, corpus consists of an advertising poster that engendered polemic in social networks and, therefore, was withdrawn from circulation. Results show that the choice of the guarantor of the speech represents the embodiment of neoliberalism in its current conjuncture. However, although with the favorable conditions of production, the ethical world offered in this discourse was not well accepted, ending up in its interdiction.
  • Cenografia e ethos: o discurso da intolerância e polarização política no Twitter Ethos Discursivo: Alcance, Desafios E Potencialidades

    Freitas, Ernani Cesar de; Boaventura, Luis Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa a encenação discursiva no Twitter sobre um espectro político intensamente polarizado onde as partes do debate deixam de encadear uma negociação legítima de sentido entre si, dirigindo o ato enunciativo para apreciação de seus pares de debate e atribuindo ao lado oposto uma mera função a cumprir como antifiador de um mundo ético negativo cuja caracterização forja um contraste que fortalece o ethos do enunciador. O marco teórico se situa sobre a cenografia e ethos de Maingueneau (2008a), com amparo do ato ético de Bakhtin (2012) e da comunicação ubíqua de Santaella (2014). A análise recai sobre um tweet de réplica acerca da morte de Dona Marisa Letícia em fevereiro de 2017 e da atmosfera de intolerância que cobriu as redes sociais. Concluímos que as oposições da polarização operam uma encenação discursiva a serviço de sua preservação identitária que as previne de acolher perspectivas contrárias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the discursive staging on Twitter on an intensely polarized political spectrum where the parties of the debate fail to chain a legitimate negotiation of meaning among themselves, directing the enunciative act to appreciation of their pairs of debate and assigning to the opposite side a mere function to fulfill as an anti-guarantor of a negative ethical world whose characterization forges a contrast that strengthens the ethos of the enunciator. The theoretical framework is based on the scenography and ethos of Maingueneau (2008a), supported by the ethical act of Bakhtin (2012) and the ubiquitous communication of Santaella (2014). The analysis is based on a tweet about the death of Dona Marisa Letícia and the atmosphere of intolerance that covered social networks. We conclude that the oppositions of polarization operate a discursive staging in the service of their identity preservation that prevents them from accepting opposing perspectives.
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