Acessibilidade / Reportar erro

REGIME AUTOCRÁTICO E VIÉS FASCISTA: UM ROTEIRO EXPLORATÓRIO1 1 Versão expandida de apresentação na mesa “Pode o bolsonarismo ser considerado um fascismo?” (24/11/2021) do colóquio Fascismo: ontem e hoje?, promovido pelo Cedec, Cenedic, Cemarx, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Estudo dos Estados Unidos e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP. O artigo contém passagens publicadas no caderno Ilustríssima da Folha de S. Paulo (Singer 2021 b). O autor contou com Bolsa Produtividade do CNPq para realizar a pesquisa.

AUTOCRATIC REGIME AND FASCIST BIAS: AN EXPLORATORY ROADMAP

Resumo

O artigo explora dois aspectos do triênio 2019-2021 na política brasileira. Investiga-se em qual rumo Jair Bolsonaro, desde a chefia do Poder Executivo, buscou modificar as instituições e, ao mesmo tempo, que tipo de mobilização social suscitou. Argumenta-se que, enquanto as transformações institucionais apontaram para um regime autocrático, o movimento bolsonariano utilizou metodologia fascista. Foram tomados como casos exemplares a luta em torno do controle da Polícia Federal e as técnicas de agitação e propaganda que culminaram nas manifestações de 7 de setembro de 2021.

Palavras-chave:
Jair Bolsonaro; Autocracia; Fascismo; Política no Brasil

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br