Acessibilidade / Reportar erro

O MODERNISMO COMO MOVIMENTO CULTURAL: UMA SOCIOLOGIA POLÍTICA DA CULTURA1 1 O artigo foi discutido com colegas e estudantes do Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (https://nucleopensamentosocial.wordpress.com/), sou grato a todos/as eles/elas. A parceria com Maurício Hoelz na pesquisa sobre Mário de Andrade tem sido uma experiência intelectual estimulante nos últimos anos - particularmente afortunada para investigar uma obra cuja perspectiva de enunciação é justamente a dialogia. Beneficiei-me ainda da interlocução, em momentos diferentes da pesquisa, com Angela Alonso, Antonio Brasil Jr., Elide Rugai Bastos e Lília Moritz Schwarcz. Os financiamentos do CNPq e da FAPERJ tem permitido desenvolver a pesquisa nas melhores condições materiais possíveis.

MODERNISM AS A CULTURAL MOVEMENT: A POLITICAL SOCIOLOGY OF CULTURE

Resumo

O artigo se propõe a abrir e explorar uma nova frente de pesquisa sobre o modernismo brasileiro a partir da análise da obra e da atuação de um de seus principais líderes, Mário de Andrade. Mais especificamente, pretende investigar e testar as possibilidades e os limites da ideia de modernismo como movimento cultural. A aposta é que essa ideia é boa não apenas para pensar uma agenda de mudança cultural na sociedade proposta por Mário, como também para repensar sua própria obra (em movimento), sua percepção aguda das mudanças e continuidades da sociedade brasileira e o sentido dissonante e crítico de suas ideias em relação ao sentido hegemônico assumido pelos temas da identidade nacional e da cultura brasileira no contexto dos anos 1920-40.

Palavras-chave:
Movimentos Culturais; Modernismo; Mário de Andrade; Mudança Cultural; Pensamento Social

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br