Acessibilidade / Reportar erro

A EVOCAÇÃO DO ROMANCE E O ESPÍRITO SUSPEITOSO EM RESSURREIÇÃO (1872), DE MACHADO DE ASSIS1 1 Este artigo é baseado no primeiro capítulo de minha tese de doutorado Crise e destruição. O romance autorreflexivo de Machado de Assis, defendida em 2015 na FFLCH/USP. Parte dos resultados foi apresentada no XIII Seminário de Estudos Literários da Unesp/Assis em 2016.

THE EVOCATION OF THE NOVEL AND THE SPIRIT OF SUSPICION IN RESURRECTION (1872), BY MACHADO DE ASSIS

Resumo

Pretende-se debater a gênese do romance de Machado de Assis e a reflexão sobre o gênero romanesco ficcionalizada em seu primeiro trabalho como romancista. Para tanto, analisaremos o personagem Félix, um dos protagonistas de Ressurreição (1872). Veremos que, ao dotar sua construção ficcional de um personagem que é, ele mesmo, súmula das características do gênero romance, Machado de Assis também está definindo o gênero com o qual irá se consagrar. Com isso, é possível aproximar o romance machadiano da tradição do romance autorreflexivo e apontar a visão problematizante que o autor tinha sobre o gênero.

Machado de Assis; romance autorreflexivo; literatura comparada; literatura brasileira

Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br