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Machado de Assis em Linha, Volume: 10, Número: 21, Publicado: 2017
  • Editorial Editorial

    Guimarães, Hélio de Seixas; Senna, Marta de
  • "DUAS NOTAS" E "PREFÁCIO DE UM LIVRO" Da Tradição Crítica

    CANDIDO, ANTONIO

    Resumo em Português:

    Resumo No primeiro ensaio, evocando sobretudo Quincas Borba e Esaú e Jacó , Antonio Candido analisa Machado de Assis como um criador de situações que "mortificam" todos os homens, aos quais restam apenas um nivelamento de valores e desencanto. Percebe o escritor como um dos "negadores mais completos", lúcido ante uma desarmonia fatal, metafísica, e não social. No segundo ensaio, apreendendo com Plínio Barreto o sentido do "decoro" machadiano, Candido observa que a elegância estilística e o "respeito de si mesmo" de Machado de Assis pressupõem tensões individuais e sociais. Ao defender a crítica não dogmática, que combina impressionismo e erudição no trabalho de análise e se move por um olhar inconformista contra injustiças sociais, Antonio Candido constituiu a melhor tradição crítica brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Evoking Quincas Borba and Esau and Jacob in particular, in the first essay presented here, Antonio Candido analyzes Machado de Assis as a creator of situations that "mortify" all men, who are only left with a leveling of values and disenchantment. He perceives the writer as an "absolute denier," clearheaded in light of fatal, metaphysical and not social discord. In the second essay, brooding on Plinio Barreto's meaning of Machadian “decorum,” Candido notes that Machado de Assis’s stylistic elegance and "self-respect" assume individual and social stress. When defending non-dogmatic criticism, which blends impressionism and erudition into the work of analysis and is driven by a nonconformist view against social injustice, Antonio Candido constituted the best Brazilian critical tradition.
  • ENTRE O PRIVADO E O PÚBLICO: ALUÍSIO AZEVEDO E AS CARTAS DE GIOVANI Artigos

    ZILBERMAN, REGINA

    Resumo em Português:

    Resumo Em junho de 1882, Aluísio Azevedo publica, na Gazetinha, duas cartas dirigidas a Giovani, pseudônimo de um leitor (talvez Machado de Assis) que criticara Memórias de um condenado, folhetim impresso por aquele jornal. A Gazetinha não disponibiliza as cartas originais, e o nome de seu autor permanece sem identificação, sugerindo a aspiração de Giovani à privacidade. Aluísio, contudo, ignora a sugestão, discutindo as ideias de Giovani com o fito de justificar a situação dos escritores brasileiros que, como ele, se dividem entre a criação de obras inovadoras e sintonizadas com o presente, e a aceitação das imposições do mercado, que favorece o consumo de literatura de massa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In June 1882, Aluisio Azevedo publishes two letters in Gazetinha addressed to Giovani, the pseudonym of a reader (perhaps Machado de Assis) who criticized his Memórias de um condenado [Memoirs of a convict], a feuilleton printed by the same publication. Gazetinha does not provide the original letters, and the name of their author remains unidentified, suggesting Giovani's desire for privacy. Aluísio, however, ignores this intimation and discusses Giovani's ideas to explain the concerns of Brazilian writers who, like him, are torn between creating innovative and contemporary works and accepting market constraints, which favor mass literature consumption.
  • DINÂMICA DA MEMÓRIA: LEITE DERRAMADO E MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS Artigos

    SARAIVA, JURACY ASSMANN

    Resumo em Português:

    Resumo Partindo do pressuposto de que a memória é um dos fundamentos da literatura, o artigo compara Leite derramado, de Chico Buarque, com Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. A análise explicita semelhanças e diferenças entre esses romances memorialísticos, relativas a aspectos temáticos e composicionais, e comprova que ambos compõem uma alegoria da nacionalidade brasileira, estabelecendo um paralelismo entre o percurso da vida dos protagonistas, ou de sua família, e episódios da história do Brasil. Conclui que os procedimentos criativos das narrativas compõem um jogo de espelhos que, ao envolver o leitor, reivindica a importância da literatura como espaço de reflexão sobre si mesma e sobre acontecimentos da história, os quais a ficção projeta sob nova luz.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the assumption that memory is one of the literature’s foundations, the article compares Spilt Milk, by Chico Buarque, and Posthumous Memoirs of Bras Cubas, by Machado de Assis. The analysis makes the similarities and differences between these memorialistic novels explicit, which are related to thematic and compositional aspects, and confirms that both novels compose an allegory of Brazilian nationality and establish a parallelism between the life course of the protagonists lives, or of their families, and episodes from Brazil’s history. This article concludes that the creative procedures of the narratives compose a game of mirrors, which, by involving the reader, claims the importance of literature as a space for reflection on itself and on events from the history, which fiction projects in a new light.
  • A EVOCAÇÃO DO ROMANCE E O ESPÍRITO SUSPEITOSO EM RESSURREIÇÃO (1872), DE MACHADO DE ASSIS Artigos

    SANTOS, ROGÉRIO FERNANDES DOS

    Resumo em Português:

    Resumo Pretende-se debater a gênese do romance de Machado de Assis e a reflexão sobre o gênero romanesco ficcionalizada em seu primeiro trabalho como romancista. Para tanto, analisaremos o personagem Félix, um dos protagonistas de Ressurreição (1872). Veremos que, ao dotar sua construção ficcional de um personagem que é, ele mesmo, súmula das características do gênero romance, Machado de Assis também está definindo o gênero com o qual irá se consagrar. Com isso, é possível aproximar o romance machadiano da tradição do romance autorreflexivo e apontar a visão problematizante que o autor tinha sobre o gênero.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at discussing the genesis of Machado de Assis’ novel and the fictionalized thinking on the novel genre in his first work as a novelist. Therefore, we will analyze the character Félix, one of the protagonists in Ressurreição (1872). We will note that by providing his fictional construction with a character that itself is the epithome of the features of the novel genre, Machado de Assis is also defining the genre for which he would be best known. Consequently, it is possible to bring Machado’s novels closer to the tradition of self-reflexive novels, and emphasize the author’s skepticism regarding the genre.
  • UMA FONTE ALEMÃ PARA "O CASAMENTO DO DIABO" DE MACHADO DE ASSIS Artigos

    FLORES, DIEGO DO NASCIMENTO RODRIGUES

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da informação de que "O casamento do Diabo", em tradução de Machado de Assis, foi "imitado do alemão", o que é contestado por Jean-Michel Massa e Gondin da Fonseca com o argumento de que Machado despistava e ludibriava o público uma vez que à época o escritor não sabia alemão, buscamos e encontramos uma versão alemã da canção "Satan Marié", de Gustave Nadaud, que pode ter sido utilizada por Machado de Assis para, com provável auxílio de Henrique Fleiuss, compor "O casamento do Diabo". Assim, compararemos os três textos com o intuito de demonstrar que Machado, ao que tudo indica, foi honesto ao apresentar o texto como "imitação do alemão".

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the information that "O casamento do Diabo" (The Devil’s Wedding), translated by Machado de Assis, was "imitated from the German", which is contested by Jean-Michel Massa and Gondin da Fonseca, who argue that Machado misled and deceived the public since he did not know German at the time, we searched for and found a German version of the song "Satan Marié" by Gustave Nadaud which may have been used by Machado, likely aided by Henrique Fleiuss, to write "O casamento do Diabo." Thus, we will compare the three texts to demonstrate that Machado was, after all, honest when presenting the text as "imitated from the German".
  • O NACIONAL COSMOPOLITISMO DE MACHADO DE ASSIS Artigos

    ALBUQUERQUE, JOÃO

    Resumo em Português:

    Resumo Levando a cabo uma releitura do artigo de Machado de Assis "Notícia da atual literatura brasileira. Instinto de nacionalidade" engajada nas noções de literatura nacional e mundo literário, discutiremos os respectivos regimes de funcionamento e determinações mútuas desses conceitos na óptica e no contexto histórico do autor. Veremos que na sua percepção do mundo literário do seu tempo estão incluídas as dificuldades ligadas à posição (periférica) da literatura brasileira e às questões específicas que tem para resolver nesse espaço, nomeadamente a necessidade de afirmação nele de um laço constitutivo entre a sua língua (em rigor, certos linguajares específicos da língua) e um capital literário de determinada região geográfica que ainda é pobre e carece de corporização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract After carrying out a rereading of Machado de Assis’s article "News from Current Brazilian Literature. Instinct of Nationality", which engaged in the notions of a national literature and literary world, we will discuss the respective regimes of functioning and mutual determinations of these concepts according to the point of view and historical context of the author. We will notice that the difficulties related to the (peripheral) position of Brazilian literature and the specific questions the author has to solve in that space are included in his perception of the literary world of his time, namely his necessity of claiming a constitutive bond between his language (more precisely, certain specific manners of speaking about the language) and a literary capital of a given geographical region which is still impoverished and requires embodiment.
  • O PROTAGONISMO ALTERNATIVO E A PERTURBAÇÃO NARRATIVA EM BRÁS CUBAS: UMA REVISÃO DO NARRADOR VOLÚVEL DE ROBERTO SCHWARZ Articles

    WOLFSON, NATHANIEL

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a questão da forma narrativa em Brás Cubas através da leitura do protagonismo alternativo de capítulos intermediários do romance, a maioria deles erratas e comentários sobre a própria composição do livro. Examina a maneira como Roberto Schwarz em seu Um mestre na periferia do capitalismo considera menor o valor estético dessas seções do livro, embora as constitua como formalmente necessárias para o seu conceito do narrador volúvel. Finalmente, o artigo lê essas seções menos como formalmente constitutivas da intenção mimética do romance do que reveladoras de um lado pouco conhecido de Brás Cubas, em que reflete nervosamente, e às vezes filosoficamente, sobre a questão do tempo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the question of narrative form in Brás Cubas by considering the alternative protagonism of intermediary chapters, the majority of them errata and reflexive commentary on the book's composition. It examines the manner in which Roberto Schwarz, in his A Master on the Periphery of Capitalism, lowers the aesthetic value of these sections while constituting them as formally necessary for his notion of the voluble narrator. Ultimately, this article argues that these in-between sections are less formally constitutive of the novel's mimetic intention than they are demonstrative of a little-known side of Brás Cubas, in which he reflects nervously, and at times philosophically, on the question of time.
  • OSCILAÇÕES DO NARRADOR EM "O ALIENISTA", DE MACHADO DE ASSIS Artigos

    PIRES, CARLOS

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca fazer uma leitura da novela "O alienista", do livro Papéis avulsos (1882) de Machado de Assis, atenta às relações entre o narrador e a matéria que ele escolhe narrar, com o intuito de buscar compreender diferentes perspectivas que ele assume ao longo do texto. Essa oscilação do narrador, ou a maneira como Machado de Assis a constituiu nessa novela, é bastante reveladora de como o autor precisou reconsiderar sua concepção sobre literatura e sobre o processo social do país nesse livro de contos inaugural da sua maturidade literária.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at performing a close reading of the novella "The Alienist", from his book Papéis avulsos (Loose Papers, 1882), and focuses on the relationship between the narrator and his chosen subject matter in an attempt to understand the various perspectives that he assumes throughout the text. The narrator’s oscillation, or the way that Machado de Assis incorporates this oscillation into the novella is something quite revealing about the way the author had to reconsider his concepts of literature and of the Brazilian social process in this first book of short stories of his literary maturity.
  • ANOTAÇÕES SOBRE A CORRESPONDÊNCIA DE MACHADO DE ASSIS Ensaísta Convidado

    DIMAS, ANTONIO

    Resumo em Português:

    Resumo Depois de tantos anos, esta é a coleção mais abrangente, mais ambiciosa e mais bem preparada da correspondência ativa e passiva de Machado de Assis, patrocinada pela Academia Brasileira de Letras, organizada por Paulo Sergio Rouanet e com colaboração de alta competência técnica de Sílvia Eleutério e de Irene Moutinho. Seus cinco volumes, contendo 1.200 itens de correspondência, cobrem o período entre 1860 e 1908.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This is by far the most comprehensive, ambitious and well-organized collection of the active and passive correspondence of Machado de Assis. Sponsored by the Brazilian Academy of Letters and organized by Paulo Sergio Rouanet with the high-level technical collaboration of Sílvia Eleutério and Irene Moutinho, the complete set of letters is arranged in five volumes and includes 1,200 pieces of correspondence that span nearly five decades, from 1860 to 1908.
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E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br