Acessibilidade / Reportar erro

CARTOGRAFIA DA DANÇA. SEGREGAÇÃO E ESTILOS DE VIDA NAS MARGENS DA CIDADE1 1 Este artigo resulta da pesquisa de doutorado em Antropologia, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e desenvolvida no quadro institucional do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES -IUL), em Portugal, em parceria com o Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).

CARTOGRAFÍA DEL BAILE. SEGREGACIÓN Y ESTILOS DE VIDA EN LOS MÁRGENES DE LA CIUDAD

CARTOGRAPHY OF THE DANCE. SEGREGATION AND LIFESTYLE AT THE MARGINS OF THE CITY

Resumo

Este artigo examina o modo inovador como um grupo de dançarinos de break dance das favelas da Maré (Rio de Janeiro) tem conseguido romper com as dinâmicas de segregação, num território onde os confrontos armados entre as facções do tráfico de drogas e a ação truculenta da polícia impõem fortes constrangimentos à livre circulação dos moradores. Com base numa pesquisa etnográfica, exponho como os jovens se apropriam da cultura hip-hop para ampliar a experiência urbana e contestar os dispositivos de confinamento que os querem manter isolados e anônimos nas margens da cidade. Ao se tornarem dançarinos reconhecidos dentro e fora da Maré, utilizam o componente performativo como meio de ascender a uma existência valorizada, criando identidades positivas que subvertem o seu lugar na hierarquia social.

Palavras-chave:
Segregação; Juventude; Favela; Hip-hop; Cartografia

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com