Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2009
  • O que é um aborígene? Modos de categorização racial no sudeste da Austrália Artigos

    Bosa, Bastien

    Resumo em Português:

    Este artigo versa sobre a existência de uma ordem segregada e o funcionamento da categoria "aborígene" no Sudeste da Austrália ao longo do século XX. Para além das definições "oficiais" da população aborígene, analisaremos as modalidades práticas da identificação, graças particularmente a uma análise dos recenseamentos e das classificações estatísticas dos aborígenes. Mostraremos que, na ausência de documentos oficiais especialmente reservados aos aborígenes atestando seu registro em um cadastro central, as técnicas relativas à sua identificação aproximavam-se das formas pré-industriais de reconhecimento das pessoas, fundadas na familiaridade e nas relações face a face. Esta situação tinha como consequência que aqueles localmente conhecidos como aborígenes ou que tinham traços físicos aborígenes facilmente reconhecíveis encontravam-se presos em um sistema coercitivo do qual era difícil escapar, enquanto outros podiam passar através das malhas identificatórias sem, no entanto, recolocar em causa um sistema de relações raciais marcadamente dicotômico.

    Resumo em Inglês:

    This article concerns the existence of a segregated order and the functioning of the category of "aborigine" in South-western Australia during the 20th century. Looking beyond the "official" definitions of the aboriginal population, we will analyse the practical modalities of identification, particularly through an analysis of the census and the statistical classifications of the Aborigines. We will show that, in the absence of official documents specifically geared towards the aborigines, attesting to their register in a central file, the techniques concerning their identification resembled pre-industrial forms of recognizing people, based on familiarity and on face-to-face relations. A consequence of this situation is that those people who were locally known to be aborigines, or who had physical traits that were readily identified as being aboriginal, found themselves caught in a coercitive system from which it was difficult to escape, whereas others were able to pass through the identificatory mesh without, in so doing, placing in check a markedly dichotomous system of racial relations.
  • O canibalismo asteca: releitura e desdobramentos Artigos

    Sáez, Oscar Calavia

    Resumo em Português:

    O canibalismo asteca tem sido objeto de numerosas interpretações que o caracterizaram em termos ecológicos, culturais ou simbólicos, ou como uma peça de propaganda colonial. Uma revisão das fontes mais conhecidas - espanholas, indígenas ou mestiças - mostra que essa procura de explicações abrangentes foi reducionista. Passou por alto a complexidade das fontes, nas quais o canibalismo aparece como um objeto heterogêneo, prescrito ou nefando, dependendo da sua qualificação, dotado de um extenso significado sociológico e apontando para versões divergentes da cosmologia. O artigo propõe também uma comparação entre o canibalismo asteca e os seus equivalentes na costa brasileira e na Amazônia que mostra sua coincidência numa cosmologia transformacional.

    Resumo em Inglês:

    Aztec cannibalism has been the object of numerous interpretations that have characterized it in ecological, cultural or symbolic terms, or as a piece of colonial propaganda. A revision of the most widely known Spanish, Indigenous and Mestizo sources shows that this quest for wide-ranging explanations has been reductionist. The complexity of the sources, in which cannibalism, depending on its qualification, emerges as a heterogeneous, prescriptive or nefarious object, endowed with extensive sociological meaning and pointing towards divergent versions of cosmology, has been largely overlooked. The article also proposes a comparison between Aztec cannibalism and its equivalent along the Brazilian coast and in Amazonia, which attests to its coincidence in a transformational cosmology.
  • A etnografia como extensão da guerra por outros meios: notas sobre a pesquisa com militares Artigos

    Leirner, Piero C.

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende abordar resultados e consequências da realização de pesquisas etnográficas com militares. Partindo de uma discussão mais ampla sobre a ideia de antropólogos trabalhando "com militares", pretendo posteriormente situar os resultados de uma etnografia realizada no Exército brasileiro, tomada a partir de sintomas e/ou efeitos colaterais ocorridos durante e depois da pesquisa de campo. Ao retomar a relação estabelecida, e também a que não foi estabelecida, foi possível constatar a centralidade dos conceitos de "amigo" e "inimigo", para definir um amplo escopo de ligações entre o universo militar e o "mundo de fora". Tais conceitos, de início tomados como relações derivadas de uma noção nativa de guerra, em certa medida projetam-se nas relações entre militares e pesquisadores, o que levou a tratar a etnografia, neste caso específico, em continuidade com uma noção antropológica (posteriormente transformada) de guerra: guerra como relação. A partir dessa premissa relacional, pretende-se pensar algumas consequências metodológicas para uma antropologia deste tipo de objeto de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the results and consequences of carrying out ethnographic research with the military. Beginning with a wide-ranging discussion of the idea of anthropologists working "with the military", I then seek to situate the results of an ethnography carried out with the Brazilian Army through the symptoms and/or collateral effects that were visible both during and after my research. By taking up the relationship that was established, and also that which was not, it was possible to observe the centrality of the concepts of "friend" and "enemy" in the definition of a wide range of ties between the military world and the "outside world". These concepts, which were initially understood to be relationships derived from a native notion of warfare, project themselves, to some extent, upon the relationships between military men and researchers, which, in this specific case, led me to approach ethnography in continuity with a, formerly transformed, anthropological notion of warfare: warfare as relation. From this relational premise, I will investigate certain methodological consequences of an anthropology of this sort of research object.
  • Cronótopos de uma nação distópica: o nascimento da "dependência" no México porfiriano tardio Artigos

    Lomnitz, Claudio

    Resumo em Português:

    Este artigo desenvolve uma nova abordagem sobre a antropologia e a história de fronteiras nacionais. Ele propõe uma tipologia e uma caracterização fenomenológica de duas formas de se atravessar a fronteira que surgiram paralelamente a uma nova relação de dependência econômica e política entre o México e os Estados Unidos da América no final do século XIX. Tais novas modalidades de se atravessar a fronteira envolvem o desenvolvimento de novos "cronótopos", ou seja, novas e concorrentes matrizes espaços-temporais que foram utilizadas para enquadrar a relação entre o México e os EUA. Este artigo analisa a qualidade, a natureza e o preço destas formas alternativas de historicidade por intermédio de uma análise detalhada de dois textos jornalísticos cruciais: a entrevista do General Porfírio Diaz por James Creelman (1908) e a reportagem de Kenneth Turner sobre a escravidão mexicana (1910).

    Resumo em Inglês:

    This paper develops a novel approach to anthropology and history of international borders. It proposes a typology and a phenomenological characterization of two kinds of border crossings that emerged alongside the new relationship of economic and political dependency that developed between México and the United States in the last quarter of the 19th century. The new border crossings involved the development of new 'chronotopes', in other words new and competing spatial-temporal matrices, used to frame the relationship between México and the United States. This paper analyzes the quality, nature and stakes of these alternative forms of historicity by way of a close case study of two pivotal journalistic texts: James Creelman's (1908) interview of General Porfírio Diaz, and John Kenneth Turner's (1910) reportage and exposé of Mexican slavery.
  • Política e economia na ação coletiva: uma crítica etnográfica às premissas dicotômicas Artigos

    Quirós, Julieta

    Resumo em Português:

    Este artigo procura, distanciando-se dos modelos formais que têm servido de eixo para os estudos sobre ação coletiva e movimentos sociais, restituir a dimensão vivida do engajamento político. Com base em análise etnográfica centrada num conjunto de bairros da Grande Buenos Aires, explora os modos - múltiplos e heterogêneos - como as pessoas se envolvem nos chamados movimentos piqueteros, e indica que essas experiências ganham inteligibilidade ao serem inscritas numa trama mais ampla de relações e possibilidades de vida. A partir de uma perspectiva figuracional, o texto discute alguns pressupostos da literatura sobre organizações piqueteras, em particular, e protestos sociais, em geral; questiona a dicotomia entre razão material e razão político-moral com que se tem abordado a questão das motivações da ação coletiva; desconfia de uma oposição rígida entre Estado e movimentos sociais, apontando para o papel criador - e não só cooptador - das políticas estatais; e, finalmente, propõe sociologizar o lugar do "prazer de fazer" na origem e na continuidade do engajamento político.

    Resumo em Inglês:

    Distancing itself from the formal models that have served as an axis for studies of collective action and social movements, this article seeks to reinstate the lived dimension of political engagement. Basing itself on the ethnographic analysis of a set of neighbourhoods in Greater Buenos Aires, it explores the multiple and heterogeneous ways in which people become involved in the so-called movimentos piqueteros. It indicates that these experiences become intelligible through their inscription in a wider plot of relations and possibilities. Starting from a figurational perspective, the text discusses some of the assumptions of the literature on piquetero organization, in particular, and social movements more generally; it questions that dichotomy between material reason and politico-moral reason through which the question of the motivations of collective action have been addressed; it is mistrustful of a rigid opposition between the State and social movements, pointing to the creative - and not merely co-optive - character of state policies; and, finally, it proposes to sociologize the locus of the "the pleasure of doing" in the origin and continuity of political engagement.
  • Os novos Qom: a constituição de uma identidade relacional em devir Artigos

    Salamanca, Carlos

    Resumo em Português:

    Examinando a experiência dos Toba qom do Chaco argentino na conquista da cidadania, da terra e do Evangelho, analisamos as múltiplas formas de ser qom, evidenciando que, ainda que exista um repertório amplo de possibilidades de ser toba, esse repertório não é infinito. Destacamos que, para uma subjetividade em devir, a relação dos Qom com os brancos é, por princípio, fundamental para a constituição de si mesmo, e evidenciamos que as diferenças "internas" são inerentes ao processo histórico de constituição dos Toba. Analisamos as múltiplas perspectivas de relação com os brancos que surgem a respeito do evento do aparecimento de um bairro periurbano na década de 60, centrando-nos na noção qom de agência e sem nos limitarmos nem às fronteiras geográficas do bairro nem àquelas históricas da relação dos Qom com o Estado-nação. A relação dos Qom com os brancos pode ser traçada como a história de uma separação de seres semelhantes. Propomo-nos demonstrar que, na contracorrente de tal separação, através do Evangelho, da terra e da cidadania e almejando conquistar a igualdade, os Qom tentaram se transformar - novamente - em afins de antigos inimigos.

    Resumo em Inglês:

    Examining the experience of the Toba Qom of the Argentinean Chaco in the conquest of citizenship, land and the Gospel, we will analyze the multiple ways of being Qom, making it evident that, although there is an ample repertoire of possible ways of being Toba, this repertoire is not infinite. We stress that, from a subjectivity in becoming, the relationships of the Qom with the whites is, in principle, fundamental in the constitution of the self, and we highlight that "internal" differences are inherent in the historical process of constituting the Toba. We will analyze the multiple perspectives of relations with the whites that emerge in connection to the appearance of a neighbourhood in the urban fringe during the 1960's, focusing on the Qom notions of agency without limiting ourselves either to the geographical frontiers of the neighbourhood or to the historical frontiers of the relationship between the Qom and the Nation State. The relationship of the Qom with the whites can be read as the history of the separation of similar beings. We propose to demonstrate that, in the counter-current of this separation, through the Gospel, land and citizenship, and in seeking the conquest of equality, the Qom have, once again, sought to transform themselves into the affines of former foes.
  • Pensando o "impensável": Victor Schoelcher e o Haiti Artigos

    Tomich, Dale

    Resumo em Português:

    Por intermédio da análise do relato do abolicionista francês Victor Schoelcher sobre o Haiti, publicado em 1843, este artigo questiona a interpretação do antropólogo Rolph Trouillot sobre o caráter "impensável" da Revolução Haitiana. Ao mesmo tempo em que esta última tem sido ignorada, distorcida ou tratada com incompreensão pelo Ocidente, o uso da noção de "impensável" para interpretar sua recepção contribui para outra forma de incompreensão, ao eliminar de qualquer consideração os contextos históricos e políticos que constituem a resistência. O texto de Schoelcher representa um esforço notável de "pensar" o Haiti e a Revolução Haitiana através dos pressupostos do Republicanismo francês. Suas interpretações revelam a ampla gama de possibilidades oferecidas pelo pensamento iluminista. Elas convergem com o pensamento e a prática das massas haitianas e das populações escravizadas das colônias francesas das Índias Ocidentais, mas não são inteiramente coincidentes. A não-identidade destes pensamentos dá forma ao espaço da política entre Schoelcher e os escravos e constitui um terreno necessário para a análise histórica.

    Resumo em Inglês:

    Through an examination of French abolitionist Victor Schoelcher's account of Haiti published in 1843, this article interrogates anthropologist Rolph Trouillot's interpretation of the "unthinkability" of the Haitian Revolution. While the Haitian Revolution has been ignored, distorted, and treated with incomprehension and disdain in the West, the use of the notion of 'unthinkability' to interpret its reception contributes to another form of incomprehension by eliminating from consideration the political and historical contexts that are constitutive of resistance. Schoelcher's text represents a remarkable effort to "think" Haiti and the Haitian Revolution from within the presuppositions of French Republicanism. His interpretations demonstrate the broad range of possibilities within Enlightenment thought. They converge with the thought and practices of the Haitian masses and the enslaved population of the French West Indian colonies, but they do not coincide with them. The non-identity of their thought forms the space of politics between Schoelcher and slaves and is a necessary ground of historical analysis.
  • Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana Artigos

    Velthem, Lúcia Hussak van

    Resumo em Português:

    Os índios Wayana, que vivem às margens do rio Paru de Leste, norte do estado do Pará, concebem que a fabricação de pessoas, casas, artefatos, padrões e muitas outras coisas está estreitamente relacionada aos demiurgos, porque eles as criaram nos tempos primordiais segundo uma tecnologia própria. Como enfatizam, os Wayana julgam-se apenas os "experimentadores" desses princípios criativos. Eles os empregam na elaboração de artefatos para uso cotidiano ou ritual, categorias estas que possuem características diferenciadas, resultado do poder generativo da tecnologia demiúrgica, mas que precisam ser controladas através das habilidades humanas. O artigo descreve os princípios criativos e de fabricação material em sua conectividade com as narrativas míticas e a cosmologia, detalhando os mecanismos das experiências realizadas pelos Wayana na produção e na utilização de obras belas e eficazes, objetivo de toda e qualquer criação.

    Resumo em Inglês:

    The Wayana Amerindians, who inhabit the banks of the Paru de Leste river in the north of the state of Pará, conceive of the fabrication of persons, houses, artefacts, patterns, and many other things, as strictly related to the demiurges, since it was the latter who created them in primordial times according to their own technology. As the Wayana stress, they are merely the "experimenters" of these creative principles, which are employed in the elaboration of artefacts for daily or ritual use - these categories possesing differential characteristics as a result of the generative power of the demiurges' technology, but which need to be controlled through human abilities. The article describes creative principles and material fabrication in connection to mythical narratives and cosmology, detailing the mechanisms of the experiments carried out by the Wayana in the production and utilization of beautiful and effective works, which is the aim of every creative process.
  • Dualidades perigosas Artigos

    Zelizer, Viviana A.

    Resumo em Português:

    Pesquisadores da vida social tendem a dividir o mundo em esferas separadas - porém mutuamente "contaminantes" - de transações racionais de mercado e relações sociais pessoalizadas. Tais dicotomias não só distorcem a explicação de como a atividade econômica de fato opera, como também servem para desvalorizar atividades como a produção doméstica, o trabalho de cuidar, o micro-crédito e, de forma geral, o trabalho das mulheres. Focalizando casos de surgimento de moedas locais e de ajuda pessoal paga, o artigo argumenta que a atividade econômica e os laços interpessoais se misturam regularmente e, de fato, muitas vezes se reforçam mutuamente. O trabalho também argumenta que as atividades econômicas ditas periféricas são, coletivamente, tão significantes quanto os fenômenos econômicos supostamente mais "reais" das firmas e das corporações.

    Resumo em Inglês:

    Students of social life have often split the world into separate and mutually contaminating spheres of rational market transactions and personalized social relations. Such dichotomies not only fail to describe and explain how economic activity actually operates but serve to devalue activities such as household production, caring labor, microcredits, and women's work in general. Focusing on the cases of local currencies and paid personal care the paper argues that economic activity and interpersonal ties regularly mingle and in fact often mutually reinforce each other. It also contends that such allegedly peripheral economic activties are collectively as significant as the supposedly more "real" economic phenomena of firms and corporations.
  • A"ponta do novelo": em busca da trajetória de Lygia Sigaud Documenta

    Lopes, José Sergio Leite
  • Um realismo minimalista Entrevista

    Cabral, João de Pina
  • A Rua: espaço, tempo, sociabilidade Resenhas

    O'Donnell, Julia
  • Resenhas

    Ferreras, Norberto O.
  • Memória do jongo: as gravações históricas de Stanley J. Stein Resenhas

    Pereira, Edmundo
  • Rio de Janeiro: cultura, política e conflito Resenhas

    Coelho, Maria Claudia
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com