Acessibilidade / Reportar erro

A DEPRESSÃO ASSOCIA-SE INVERSAMENTE COM SATISFAÇÃO O SEXUAL E FUNÇÃO FÍSICA EM HOMENS POSITIVOS PARA HIV/AIDS

OBJETIVO:

Analisar as associações entre depressão e aptidão e função físicas em homens vivendo com HIV/AIDS, e o papel da satisfação sexual nessas associações.

MÉTODOS:

Estudo transversal conduzido com 40 homens vivendo com HIV/AIDS (40,75 ± 8,68 anos [25-66 anos de idade]) divididos em dois grupos de acordo com o nadir de CD4+ (nadir baixo < 200 células/mm3; nadir alto ≥ 200 células/mm3). A depressão foi estimada pelo inventário de depressão de Beck. Os participantes auto-classificaram sua satisfação sexual. A aptidão física foi avaliada por meio da flexibilidade, força muscular e consumo de oxigênio de pico (VO2pico). A função física foi mensurada pelo tempo para levantar-se de uma posição sentada (TLPS), tempo para amarrar o tênis, e tempo para caminhar 3,33 m.

RESULTADOS:

A depressão foi inversamente associada com satisfação sexual (para nadir baixo e alto) e flexibilidade (para nadir baixo), e positivamente associada com tempo de caminhada (para nadir baixo e amostra total), e tempo para calçar e amarrar o tênis (amostra total). A satisfação sexual foi positivamente associada com força muscular (para nadir alto e amostra total), mas inversamente com TLPS (para nadir baixo e amostra total), tempo de caminhada (para nadir baixo e amostra total), e tempo para calçar e amarrar o tênis (para nadir alto e amostra total).

CONCLUSÃO:

Os dados sugerem que existe associação negativa entre depressão e função física independente do quadro clinico retrospectivo de homens vivendo com HIV/AIDS, e que parece existir, potencialmente, um papel para a satisfação sexual como explicação para essa associação.

PALAVRAS-CHAVE:
AIDS; Aptidão física; Depressão; Função física; Linfócitos; Comportamento sexual


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br