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Emotional memory in patients with agoraphobic panic disorder compared to a control group

RESUMO:

OBJETIVOS:

Mentes racionais fazem conexões lógicas entre causa e efeito, ao passo que as mentes emocionais não fazem tais distinções, seguindo uma lógica instintiva. Este artigo investiga a memória emocional episódica em pacientes com transtorno de pânico com agorafobia, em comparação com um grupo controle.

MÉTODO:

Sessenta voluntários, 30 pacientes com transtorno do pânico com agorafobia e 30 controles saudáveis foram expostos ao mesmo slide-show de 11 slides, mas narrados aleatoriamente em duas versões diferentes: uma narrativa emocional e uma neutra. Cada grupo de 30 participantes foi subdividido aleatoriamente em dois subgrupos de 15; cada subgrupo de pacientes e controles foi exposta à narrativa emocional ou à neutra. Uma semana depois, os pacientes e os controles voltaram para responder questionários sobre os slides e respectivas histórias narradas.

RESULTADOS:

Pacientes com transtorno de pânico expostos ao conteúdo emocional da história exibiram memória emocional significativamente aumentada, fato evidenciado por uma melhor lembrança da narração emocional quando comparados aos pacientes expostos à versão neutra. Comparados aos controles, pacientes com transtorno de pânico apresentaram maior discrepância entre as narrativas emocional e neutra.

CONCLUSÃO:

Os resultados mostraram que os pacientes com transtorno de pânico foram afetados significativamente pelo conteúdo da versão emocional da história, no que diz respeito à sua memória emocional. O mesmo não foi observado para o grupo de controle exposto à mesma versão emocional da história. Conclui-se que as características da condição transtorno do pânico tiveram influência na memória emocional.

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