Acessibilidade / Reportar erro

Responses of the geometric indices of heart rate variability to the active orthostatic test in women

RESUMO

OBJETIVOS:

Os efeitos do teste ortostático sobre o sistema cardiovascular já foram investigados, mas não há dados sobre o comportamento dos índices geométricos de variabilidade da frequência cardíaca. Aqui, foram avaliados os efeitos do teste ortostático ativo nos índices geométricos de variabilidade da frequência cardíaca em mulheres.

MÉTODO:

O estudo foi realizado em 12 mulheres saudáveis com idades entre 18 e 30 anos. Para a análise da variabilidade da frequência cardíaca, este parâmetro foi registrado batimento a batimento. Os intervalos RR foram transformados em figuras geométricas e, a partir destas, foi calculado o índice triangular, a interpolação triangular dos intervalos RR, o SD1, SD2 e a relacão SD1/SD2, que foram obtidos a partir da plotagem de Poincaré. A análise visual do gráfico foi também realizada. Para o teste, os participantes levantaram-se rapidamente de uma posicão sentada (em 3 segundos ou menos) e permaneceram imóveis, de pé, por 15 minutos. Amostras de variacão de frequência cardíaca foram coletadas em quatro momentos: repouso, 0-5 minutos, 5-10 minutos e 10-15 minutos a pé.

RESULTADOS:

O índice triangular, a interpolacão triangular dos intervalos RR, o SD1 e SD2 índices apresentaram-se reduzidos (p < 0,05) no intervalo 10-15 minutos depois de os voluntários se levantarem. A relacão SD1/SD2 apresentou-se reduzida durante o intervalo 0-15 minutos depois dos participantes passarem à posicão ortostática.

CONCLUSÃO:

Os índices geométricos de variabilidade da freqüência cardíaca diminuiram em resposta ao teste ortostático ativo em mulheres saudáveis.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br