Acessibilidade / Reportar erro

Antinociceptive effects of saccharose and aqueous extract of Cordyline dracaenoides kunth (uvarana) in experimental models after induction of hyperalgesia using capsaicin

RESUMO:

OBJETIVO:

Há evidância de que substâncias doces, tais como a sacarose podem acentuar as propriedades analgésicas dos opióides endógenos, com alívio da dor; sabe-se também Cordyline dracaenoides Kunth, vulgarmente conhecida como uvarana, é utilizada na medicina popular como anti-inflamatório e agente analgésico. O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos antinociceptivos de extratos aquosos da uvarana com a sacarose em ratos.

MÉTODO:

Foram utilizados vinte e quatro ratos Wistar, divididos em dois grupos de doze, um tratado com uvarana e outro com sacarose. A capsaicina foi usada para a induçãoo da hiperalgesia e o limiar nociceptivo foi avaliado a cada cinco minutos durante um total de 50 minutos. Valores basais foram obtidos e em seguida foram administradas oralmente extrato de uvarana ou sacarose em três diferentes concentrações (100, 250 e 300 g/L). O limiar nociceptivo foi avaliada através do teste de retirada da cauda (tail flick test).

RESULTADO:

Em comparação com os valores basais, auvarana e a sacarose provocaram efeitos antinociceptivos significativos e comparáveis em concentrações de 250 e 300 g/L, respectivamente.

CONCLUSÃO:

Ambas as substâncias causaram efeitos antinociceptivos semelhantes em relação aos valores basais.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br