Acessibilidade / Reportar erro

Use of small volume hypertonic acetate dextran during aortic occlusion in pigs: assessment of blood flow and antioxidant status in tissues

RESUMO

OBJETIVO

Soluções hipertônicas e hiperoncóticas podem reduzir as necessidades de fluidos e o edema tissular, melhorar a perfusão e reduzir a incidência de paraplegia associada com pinçamento aórtico com reperfusão subsequente. Foram avaliados os potenciais benefícios de uma solução de hipertônica de acetato de sódio mais dextrana sobre a reperfusão pós isquêmica. Avaliamos o fluxo sanguíneo e a capacidade antioxidante do plasma, a medula espinal e o músculo esquelético acima e abaixo da oclusão aórtica, bem como o fígado, rim e pâncreas.

MÉTODO

A aorta de porcos anestesiados (n = 5-6/grupo ) foi ocluída ao nível de T9 durante 30 min; os animais receberam 4 ml/kg acetato de Sódio + dextrana (HAD) ou 8,4% de NaHCO3 ( Controle ). Os porcos foram sacrificados 1h mais tarde.

RESULTADOS

Ao reduzir-se o fluxo de sangue a zero na medula espinal e músculo distal, observou-se duplicação do fluxo espinal e aumento de 6 vezes no músculo proximal. Durante a reperfusão, o fluxo de sangue em todas as regiões voltaram aos níveis basais, sem diferenças estatísticas entre HAD e Controles. A taxa de peroxidação lipídica no plasma foi menor em HAD que nos controles. O músculo distal apresentou níveis de glutationa 41% mais baixa e atividades significativamente mais baixas dos enzimas antioxidantes glutationa-peroxidase e redutase, catalase, superóxido dismutase em comparação com o músculo proximal. A medula espinal distal exibiu níveis 2,5 vezes mais elevados de malondialdeído e 50% maior de atividade catalase comparados com medula espinal proximal. Para qualquer tecido, diferenças significativas na capacidade antioxidante ou evidência de peroxidação lipídica favoreceram o grupo HAD em comparação com os controles.

CONCLUSÃO

HAD apresentou vantagens discretas sobre o bicarbonato em relação ao fluxo de sangue e status antioxidante de medula espinal e muscular após este período de oclusão aórtica seguida de reperfusão.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br