Acessibilidade / Reportar erro

O esporte universitário paranaense e suas relações com o poder público

RESUMO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

O esporte universitário paranaense e suas relações com o poder público

Fernando Augusto Starepravo

Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil

A relação entre o poder público e o esporte universitário foi o tema e ponto de partida deste trabalho. O estudo foi direcionado a compreender esta relação via o financiamento público do esporte universitário, entre os anos de 1982 e 2004, tendo como fontes de pesquisa documentos do arquivo da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FDPU) e entrevistas aos agentes que fizeram parte da diretoria da FPDU no período mencionado. A partir de análise sociológica dos dados levantados, procuramos identificar se houve mudanças na relação entre o esporte universitário paranaense e o poder público, levando em conta os diferentes agentes envolvidos nesta relação, no que diz respeito ao financiamento para o esporte. Nossas principais conclusões são que houve mudanças na relação entre o poder público e o esporte universitário paranaense, via financiamento público para o esporte, entre 1982 e 2004, fruto das transformações ocorridas na estrutura do subcampo, representada principalmente pelas mudanças conceituais e legais, e às posições ocupadas por cada um dos agentes envolvidos, seu capital social, e a rede de relações constituída pelos agentes; o Estado foi o grande financiador do esporte universitário paranaense no período, mantendo com este uma relação quase paternalista, que foi se alterando com o decorrer dos anos e de acordo com a tomada de decisão dos agentes inseridos no campo da administração pública; o subcampo do esporte universitário, apesar de ter sua lógica própria e estar inserido no campo esportivo, adquire características e leis de funcionamento próprias dos campos político e da administração pública, que, no limite, vão determinar as ações dos agentes no interior do subcampo; o capital dos agentes inseridos no subcampo do esporte universitário paranaense foram fundamentais para determinar as redes de relação e para a manutenção das posições, e os lucros decorrentes delas.

Palavras-chaves: Esporte; Esporte universitário. Políticas públicas. Federação Paranaense de Desportos Universitários. Agentes.

Orientador: Fernando Marinho Mezzadri

STAREPRAVO, F. A.. Departamento de Educação Física, Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. Mestre em Educação Física. Ano de Obtenção: 2006.

e-mail: fernando.starepravo@hotmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Nov 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2011
Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista, Av. 24-A, 1515, 13506-900 Rio Claro, SP/Brasil, Tel.: (55 19) 3526-4330 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: motriz.rc@unesp.br