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Motriz: Revista de Educação Física, Volume: 16, Número: 3, Publicado: 2010
  • Atividades de aventura: reflexões sobre a produção científica brasileira Artigos Originais

    Teixeira, Fabiano Augusto; Marinho, Alcyane

    Resumo em Português:

    Este artigo constitui-se em uma pesquisa descritiva tendo como objetivos: investigar os grupos brasileiros que pesquisam atividades de aventura cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa, desenvolvido pelo CNPq, e analisar a produção científica dos líderes e vice-líderes desses grupos, apresentada em periódicos científicos, livros e capítulos de livros no triênio 2006-2008. A análise foi realizada por meio da freqüência e do percentual, baseando-se no Qualis 2007-2009. Foram encontrados 23 grupos, responsáveis por 271 publicações em periódicos, 20 em livros e 95 em capítulos de livros, no período pesquisado. Em apenas 32 periódicos, 5 livros e 10 capítulos as discussões tem relação direta com a temática atividades de aventura. Embora tenha ocorrido um aumento significativo na constituição de grupos que pesquisem sobre o assunto, ainda, não há uma produção específica e substancial, capaz de consolidar as reflexões necessárias, sendo prementes novos estudos e intervenções que venham a contribuir para tal consolidação.

    Resumo em Inglês:

    This article is based on a descriptive search and aimed to: investigate the research groups registered in the Directory of Research Groups, developed by CNPq, and to review the scientific production of the leaders and deputy leaders of these groups, presented in scientific journals, books and chapters of the three years 2006-2008. The analysis was performed by frequency and percentage, based on 2007-2009 the Qualis. Twenty-three groups found concentrated, especially in federal universities, mostly located in South and Southeast of Brazil. Among the 90 lines of research identified, only 7 have a term related to the adventure activities on their behalf. Most groups is coordinated by leaders and deputy leaders, doctors and post-doctors. The data indicate that, in the period surveyed, there were 271 publications in journals, 20 books and 95 chapters. However, only 32 journals, 5 books and 10 book chapters, discussion is directly related to the theme of adventure activities. Although there was a significant increase in the formation of groups to research on the subject, even, there is a specific and substantial production, able to consolidate the reflections necessary, and urgent further research and interventions that would contribute to such consolidation.
  • O Grêmio da Paulista e o lazer do ferroviário rio-clarense Artigos Originais

    Netto, Américo Valdanha; Souza Neto, Samuel de; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França

    Resumo em Português:

    Este artigo resgata a memória de um passado não muito distante, para investigar os indícios do desenvolvimento de uma cultura de lazer no Município de Rio Claro, evidenciada no Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (GRECPEF), identificando as atividades de lazer dos ferroviários e a relação dessas com o clube. Para as pretensões da pesquisa foi utilizado um modelo de investigação de natureza exploratória, tendo como foco as relações do GRECPEF com a história social da cidade de Rio Claro. Os dados foram coletados através de revisão bibliográfica e de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com ferroviários aposentados, que fazem parte do quadro de sócios do grêmio. No âmbito desse contexto pode-se constatar que o clube é referência para as atividades de lazer do trabalhador ferroviário, e tem significativa importância e influência na construção de uma cultura de lazer na cidade.

    Resumo em Inglês:

    This article turns to the memory of a not too distant past, to investigate the cultural leisure evidence and its development in the city of Rio Claro which has been shown by the Recreation Club Employee of the Companhia Paulista de Estradas de Ferro (GRECPEF), identifying the leisure activities and the relation of these railway employee with the club. For the claims of the research an exploratory investigative model had been used focusing the relationship of GRECPEF with the social history of the city of Rio Claro. Data had been collected through literature review and semi-structured interviews with railway retire employee, who are part of the partner board of the Recreation Club. Within this context one can see that this club is a reference to the leisure activities of the railway employee, and has significant importance and influence on the setting up of a leisure culture in the city.
  • "Caminho da fé": reflexões sobre lazer e ambiência Artigos Originais

    Moreira, Jaqueline Costa Castilho; Schwartz, Gisele Maria

    Resumo em Português:

    Este estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar atitudes capazes de fomentar comportamentos pró-ambientais, durante uma caminhada. Escolheu-se o "Caminho da Fé", com 425 km entre Tambaú e Aparecida/SP, o qual atrai turistas, esportistas e fiéis. Após revisão bibliográfica sobre a temática, foi feita uma pesquisa exploratória, com uma amostra aleatória, de sete adultos, de ambos os sexos, utilizando um questionário misto e a Escala de Thompson e Barton de ecocentrismo e antropocentrismo, aplicado nos locais de parada, por três vezes: no início, no meio e ao final do trajeto. A análise qualitativa foi feita por meio da técnica de "Análise de Conteúdo Temático", com os dados apresentados percentualmente, para ilustrar. Concluiu-se que, embora os estímulos tenham cessado; sua intensidade, quantidade e qualidade desencadearam processos de reflexão, que associados às variações ambientais, físicas e sociais; a pré-disposição ao diálogo e a identificação simbólica, colaboraram para que os participantes percebessem transições de valores e novas possibilidades de condução e sentidos para suas vidas.

    Resumo em Inglês:

    This study, of qualitative nature, it aimed to investigate attitudes capable to foment pro-environmental behaviour, during one walked. The "Caminho da Fé" was chosen, with 425 km-itinerary trail between Tambaú and Aparecida/SP, which attracts tourists, physical activities performers and religious persons. After a literature review on the thematic one, was made an exploratory research, with a random sample, of seven adults, of both sexes, using a mixed questionnaire and "Thompson e Barton's Scale of Ecocentrism and Anthropocentrism", applied in the stop places, or three times: at the beginning, in the middle of the way and at the end of the itinerary. The qualitative analysis was made by the use of "Thematic Content Analysis", with results also presented in a percentile way, to illustrate. As conclusion, it is inferred that, even the stimulation has ceased with the ending of the hike, the intensity, amount and quality of the experience had stimulated reflection processes, associated to variations on physical and social environmental conditions, the predispose to the dialogue and the symbolic identification, at which, had collaborated so that the participants had been able to perceive possibilities of conduction and transitions of values and new senses for their lives.
  • Validação de lista para análise qualitativa da recepção no voleibol Artigos Originais

    Magarotto Junior, Luiz Antonio; Deprá, Pedro Paulo

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo principal elaborar e validar uma lista de checagem para a análise qualitativa da recepção de saque no voleibol (manchete e toque). Foram convidados especialistas da área de Educação Física para analisar o conteúdo da lista de checagem e participar da determinação das correlações intra-avaliadores e interavaliadores. Aplicou-se o teste de passe de antebraço, e as recepções de saque de seis escolares do sexo feminino (12 a 14 anos) foram filmadas e analisadas. Na lista, tanto a manchete quanto o toque constaram de 4 fases de análise. Para a manchete: (I) posição inicial de expectativa, (II) movimentação em direção à bola, (III) entrelaçamento e (IV) contato. Para o toque: (I) posição inicial de expectativa, (II) flexão das pernas, (III) contato e (IV) extensão do corpo. O conteúdo da lista apresentou clareza satisfatória (66,7% de fácil entendimento), pertinência técnica apropriada (66,7% adequado e 16,7% muito adequado) e boa aplicabilidade (66,7% viável). Referindo-se à consistência e à reprodutibilidade, podemos afirmar que a lista é adequada em virtude de: (1) correlações intra-avaliadores altas para a maioria dos avaliadores, considerando as notas totais das atletas; (2) correlações interavaliadores altas quando comparadas às médias das notas das atletas. Os resultados alcançados fazem da lista de checagem um instrumento viável para os professores/treinadores analisarem a recepção de saque no voleibol.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this paper is to draw up and validate a checklist for serve reception qualitative analysis on the volleyball (conditioning and pass). Some education specialists of the area were invited to analyze the checklist contents and to take part in decision of intra and inter-assessors correlations. The forearms pass and pass reception tests were applied to six female scholars (from 6 up to 12 years old), and after they were recorded and analyzed. In this list conditioning and pass appeared in 4 stages: Conditioning (I) initial posture of expectancy, (II) motion towards the ball, (III) entwining and (IV) touch. Pass (I) initial posture of expectancy, (II) leg flexure, (III) touch and (IV) body stretching. List contents reported satisfactory clearness (66,7% easily understandable), appropriated technical relevance (66,7% suitable and 16,7% very suitable) and good applicability (66,7% feasible). Referring to consistence and reproducibility we can declare the list is appropriated because of intra and inter assessors correlations what ware significant for the most of assessors regarding athletes' absolute marks (2) significant inter assessors correlations as compared to athletes' marks means. Achieved results make from the checklist a very good tool for teachers and coaches to analyze the pass reception on the volleyball.
  • Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares Artigos Originais

    Pinho, Silvia Teixeira de; Alves, Daniel Medeiros; Greco, Pablo Juan; Schild, José Francisco Gomes

    Resumo em Português:

    O propósito do presente estudo foi verificar a influência da aplicação de jogos situacionais, sobre os níveis de Conhecimento Tático Processual (CTP) em escolares, na modalidade de handebol. A amostra foi constituída por 35 sujeitos de ambos os sexos na faixa etária entre 10-12 anos. Foram divididos 2 grupos, (1 - Situacional) e (2 - Misto = Analítico + Global). Para o processo de categorização dos métodos de ensino foram filmadas 18 aulas e utilizado o protocolo de Stefanello (1999). Para a avaliação do CTP foi utilizado o teste KORA, desenvolvido por Memmert (2002). Os resultados confirmaram que no grupo 1 houve uma melhoria no CTP dos alunos em todos os parâmetros. Por outro lado, o grupo 2 não apresentou melhora significativa em nenhum dos parâmetros analisados. Portanto, conclui-se que o método de ensino centrado nas capacidades táticas (situacional) é eficaz para estimular o desenvolvimento do conhecimento tático processual.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to assess the influence of the situational games, on the levels of knowledge Tactical Procedure (CTP) in schoolchildren, in the form of handball. The sample consisted of 35 subjects of both sexes aged 10-12 years. Were divided 2 groups, (1 - Situational) and (2 - Joint Analytical + = Global). For the categorization process of teaching methods were videotaped 18 lessons and used the protocol of Stefanello (1999). For the evaluation of the CTP test was used KORA, developed by Memmert (2002). The results confirmed that in group 1 there was an improvement in CTP of students in all parameters. Moreover, group 2 showed no significant improvement in the parameters analyzed. Therefore, we conclude that the teaching method focuses on tactical skills (situational) is effective in stimulating the development of procedural tactical knowledge.
  • Relacionamento de diferentes domínios da atividade física habitual com indicadores de risco cardiovascular em adultos jovens do sexo masculino Artigos Originais

    Freitas Júnior, Ismael Forte; Rodrigues, Eduardo Quieroti; Sousa, Sergio de; Campos, Eduardo Zapaterra; Fernandes, Rômulo Araújo; Casonatto, Juliano; Balikian Júnior, Pedro

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Avaliar a prática de atividade física por jovens saudáveis em diferentes segmentos (trabalho, lazer e esportes) e relacionar com indicadores de risco para doenças cardiovasculares. MÉTODOS: A amostra foi composta por 32 estudantes de Educação Física, com idade media de 22,6 anos. A adiposidade corporal foi analisada através de circunferência da cintura (CC), índice de massa corporal (IMC) e impedância bioelétrica. Adicionalmente, valores de glicemia em jejum (10-12 horas), pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) foram coletados. O nível de envolvimento com atividades Físicas foi avaliado por meio de questionário desenvolvido por Baecke et al. (1982). RESULTADOS: As atividades esportivas e de tempo livre não se relacionaram estatisticamente com os indicadores de risco cardiovascular. Porém, as atividades realizadas no trabalho (%GC, PAS e PAD) a somatória de todos os domínios investigados (PAD e Glicemia) relacionaram-se negativamente com os mesmos. CONCLUSÃO: Diferentes domínios da atividade física devem ser considerados quando se analisa o efeito da mesma sobre indicadores de saúde.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To analyze different physical activities domains in healthy adults and correlate with cardiovascular risk factors. METHODS: The sample was composed by 32 Physical Education undergraduate students, with mean age of 22.6 years old. Adiposity was assessed by waist circumference (WC), body mass index (BMI) and bioelectrical impedance. Additionally, fast glucose (10-12 hours), systolic (SBP) and diastolic (DBP) blood pressure were assessed. Physical activity level was assessed by questionnaire (Baecke et al., 1982). RESULTS: sports activities and leisure time were not related with cardiovascular risk factors. However, job activities were negatively related with %BF, SBP and DBP. CONCLUSION: Different physical activity domains should be considered when analyzing its associations with health indicators.
  • O estilo motivacional de professores de Educação Física Artigos Originais

    Minelli, Daniela Schwabe; Nascimento, Glauce Yara do; Vieira, Lenamar Fiorese; Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo identificar qual o estilo motivacional adotado por professores de educação física escolar, exclusivamente no que se refere à autonomia. A pesquisa de caráter descritivo-exploratório contou com a participação de 16 professores atuantes em escolas do município de Cambé, norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio do instrumento "Problemas na escola", composto por oito vinhetas que representam cenários comuns às escolas, seguidas de quatro afirmações que devem ser avaliada numa escala de Likert. Cada uma das quatro situações-respostas corresponde a um estilo motivacional adotado, que varia de altamente controlador até altamente promotor de autonomia. Os resultados mostraram que o estilo motivacional altamente promotor de autonomia foi o mais adotado pelos participantes da pesquisa, podendo assim, representar uma prática docente na educação física escolar que promova efetivamente a aprendizagem e, uma mudança efetiva no comportamento dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to identify the motivational style adopted by teachers of Physical Education School, only with regard to autonomy. The research was a descriptive exploratory with the participation of 16 teachers working in public schools in Cambé, north of Paraná. Data were collected via the instrument "Problems in Schools", composed of eight vignettes that represent common scenarios for schools followed by four statements to be assessed on a Likert scale. Each of the four-response situations corresponds to a motivational style adopted, ranging from highly controlling to highly autonomy. The results showed that the promoter highly motivational style of autonomy was the most frequently adopted by the participants and may therefore represent a teaching practice in physical education to promote effective learning and an effective change in the behavior of students.
  • Estudo comparativo de variáveis bioperacionais entre atletas de desportos de diferentes demandas Artigos Originais

    Arêas Neto, Nilo Terra; Morales, Anderson Pontes; Dias, Luciano Honório; Almeida, Marcos Wellington Sales de; Silva, Vernon Furtado da

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por função mensurar e comparar os escores de atletas de desportos de diferentes demandas, em variáveis bioperacionais. Para tanto, selecionou-se trinta (N=30) atletas do gênero masculino, com idade entre 13 e 16 anos, sendo 15 atletas de basquetebol e 15 velocistas do atletismo. As variáveis coordenação geral, percepção cinestésica e tempo de reação motriz foram mensuradas por meio de testes aplicados na seguinte ordem, teste de Burpee, teste de Salto Percepção Cinestésica e teste de Tempo de Reação Motriz. Os dados obtidos foram tratados e analisados no programa SSPS 10. Na versão descritiva utilizou-se os escores mínimos e máximos, as médias e desvios-padrão, na estatística inferêncial, o teste "t" student. O teste da hipótese do estudo teve como referência o valor de alfa p<0,05. Os resultados apontaram o tempo de reação dos atletas de basquetebol como variável que obteve significância estatística na comparação entre grupos.

    Resumo em Inglês:

    This study had the task of comparing and measuring the scores of sports athletes of different demands raised here, the basketball and athletics, in varying bioperacionais. Thirty (N = 30) athletes of the masculine gender were selected, with age between 13 and 16 years, 15 basketball athletes and 15 athletes velocitys. The variables overall coordination, cinestesic perception and reaction time , were measured by means of tests that were applied in the following order, Burpee test; Jump Cinestesic Perception and test the reaction time. Data from the testing procedures were processed and analyzed in the program SSPS 10. In the version used to the descriptive means and standard deviations for the two times of testing. In statistical inference used to test the "t" student. The test of the hypothesis of the study was to reference the value of alpha p<0.05. The basketball athletes were pointed to have a better score in this variable. The results pointed to the reaction time of driving as the variable that has obtained statistical significance between the groups.
  • Narrativas do corpo e da gestualidade no jogo da capoeira Artigos Originais

    Dias, João Carlos Neves de Souza Nunes

    Resumo em Português:

    A partir da observação participante de um grupo de capoeira na cidade do Natal/ RN, busca-se evidenciar nuanças de uma racionalidade tatuada no corpo e no gesto, a partir do jogo da capoeira. Para tanto, aplicamos o método da fenomenologia proposta por Merleau-Ponty, a partir da sistematização de notas visuais como ferramenta metodológica para a observação do gesto e do corpo no jogo da capoeira. São apresentados argumentos a partir da intencionalidade da experiência do corpo na capoeira, que dizem do humano, da sociedade e da cultura, na medida em que o sentido da gestualidade e do corpo são tecidos nas ações mútuas, estabelecidas e reconhecidas pelos sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    From the participant observation of a group of capoeira in the city of Natal/ RN, looks to show nuances of rationality tattooed body and gesture, from the game of capoeira. To this end, we apply the method of phenomenology proposed by Merleau-Ponty, based on the systematization of visual score as a methodological tool for the observation of gesture and body in the game of capoeira. It presents arguments from the intentionality of body experience in capoeira, saying the human society and culture, to the extent that the meaning of gestures and body tissues are in the mutual actions, established and recognized by the subjects.
  • Ansiedade e desempenho: um estudo com uma equipe infantil de voleibol feminino Artigos Originais

    Sonoo, Christi Noriko; Gomes, Anderson Luiz; Damasceno, Mara Laiz; Silva, Schelyne Ribas da; Limana, Mirieli Denardi

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a 'ansiedade traço' e 'ansiedade estado' e sua relação com o desempenho pré-competitivo e competitivo no voleibol. O caso estudado foi uma equipe de voleibol feminina infantil. Utilizou-se como instrumentos de medida os protocolos CSAI-II e o SCAT. A coleta de dados ocorreu nos locais de treinamento e durante os Jogos Colegiais 2005. Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e o teste "t" de Student. Os resultados indicaram: 'ansiedade traço' pré-competitiva e competitiva sem diferenças significativas, porém na 'ansiedade estado' observou-se diferença significativa (P=0,05) para o componente cognitivo. Verificou-se um equilíbrio entre os componentes da 'ansiedade estado' na fase preparatória pelas vitórias em todos os jogos, o que se mostrou diferente na fase competitiva, onde a equipe sofreu duas derrotas. Conclui-se que a ansiedade pode afetar o desempenho das atletas na situação competitiva nesta modalidade e categoria estudada.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze trait anxiety and state anxiety and their relation with pre-competitive and competitive performance in volleyball. The case studied was a infantile female volleyball team. The measure instruments used were the CSAI-II and SCAT protocols. Data collection occurred in training stations and during High School games 2005. Data analysis was performed through descriptive statistics and Student's "t" test. The results indicated: pre-competitive and competitive trait anxiety with no significant differences, however in relation to state anxiety a significant difference was observed (P=0,05) in the cognitive component. A balance was verified between state anxiety components in preparation phase because of the winnings in all games, fact that was different in the competitive phase, where the team lost two times. It is concluded that anxiety can affect athletes' performance in competitive situation in the modality and category studied.
  • Bujutsu, Budô, esporte de luta Artigos Originais

    Martins, Carlos José; Kanashiro, Cláudia

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu o processo de reconfiguração de uma das artes marciais japonesas mais conhecidas - o karate -, traçando sua história no contexto das mutações ocorridas na história do Japão.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to analyze the reconfigurations process of a Japanese martial art - the Karate -, tracing its history in the context of the mutations in the Japanese history.
  • Treinamento de força no meio aquático em mulheres jovens Artigos Originais

    Souza, Andréia Silveira de; Rodrigues, Bruno Mastrascusa; Hirshammann, Bianca; Graef, Fabiane Inês; Tiggemann, Carlos Leandro; Kruel, Luiz Fernando Martins

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de um treinamento de força no meio aquático (TFA) na força muscular de mulheres jovens saudaveis. O grupo treinamento de força (GTF, n=13) realizou o treinamento por onze semanas enquanto o grupo controle (GC, n=7) não realizou nenhum exercício físico regular durante esse período. O TFA consistiu em duas sessões semanais de 50 minutos, sendo a parte principal da sessão organizada em forma de circuito. A força máxima dinâmica (FM) foi mensurada através do teste de uma repetição máxima em sete exercícios de força. Utilizou-se o teste t pareado para a comparação entre as situações pré e pós-treinamento (p<0,05). O GTF demonstrou um aumento significativo (p<0,001) na FM em todos os exercícios avaliados sendo que esse aumentos variaram de 12,53 ± 9,28% a 25,90 ± 17,84%. Já o GC não apresentou alterações significativas da FM em nenhum exercício. Dessa forma, é possível recomendar treinamentos de força no meio aquático de onze semanas como um método alternativo e eficaz para a melhora da força muscular de mulheres jovens e saudáveis.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the effects of an aquatic strength training (AST) upon muscle strength in young and healthy women. The aquatic training group (ATG, n=13) trained during eleven weeks and the control group (CG, n=7) did not practice any exercise throughout this period. The AST was performed twice a week for 50 minutes and the main part was performed in circuit form. The maximum dynamic strength (MS) was evaluated by the one repetition maximum test in seven strength exercises. The paired t test was used to compare the situations pre and post training (p<0.05). The AST showed a significant increase (p<0.001) in MS in all exercises and the increases ranged between 12.53 ± 9.28% to 25.90 ± 17.84%. No significant changes were observed in the CG. In general ways, we may recommend aquatic strength training of eleven weeks as an alternative and effective method to increase muscle strength in health and young women.
  • Efeito relativo da idade em atletas brasileiros de futsal de alto nível Artigos Originais

    Penna, Eduardo Macedo; Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O Efeito da Idade Relativa, que consiste na vantagem obtida pelo atleta nascido mais próximo ao início do ano de seleção, tem se mostrado uma variável importante para o desenvolvimento de talentos em diversas modalidades, especialmente aquelas que possuem sua estruturação na divisão das categorias em grupos etários. Logo o objetivo deste estudo foi avaliar o quartil (trimestre) de nascimento de atletas profissionais de futsal. A amostra foi composta por 370 atletas inscritos na Liga Futsal em 2009. Para essa análise foi empregado o teste de qui-quadrado. Diferenças significativas foram encontradas na distribuição dos quartis de nascimento, com predominâncias do primeiro e segundo quartis e uma sub-representação do terceiro e quarto quartis. Concluiu-se que o efeito da idade relativa é um fator que pode influenciar a seleção de jogadores de futsal.

    Resumo em Inglês:

    The Relative Age Effect, which is the advantage gained by those born early in the selection year, is shown to be a factor which influences the development of a talent in several sports, which in its structure has the division of categories into age groups. The aim of the present study is to assess and identify the quartiles in professional players who played the Brazilian Futsal League in 2009. Data of 370 players were collected and analyzed using the chi-square test. Differences were found in the quartile distribution, with the predominance of first and second quartiles, and an under representation of third and fourth quartiles. It was therefore concluded that the relative age effect is a factor that could have an influence in player selection to futsal.
  • Aptidão cardiorespiratória e composição corporal em crianças e adolescentes Artigos Originais

    Silva, Simonete Pereira da; Santos, Anny Cataryna da Silva; Silva, Hudday Mendes da; Costa, Cícero Luciano Alves; Nobre, Glauber Carvalho

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve por objetivo avaliar o nível de aptidão cardiorrespiratória e de composição corporal em crianças e adolescentes caririenses. A amostra é constituída de 461 indivíduos (230 do sexo masculino e 231 feminino) com idades entre e 8 e 16 anos, oriundas de escolas públicas e privadas da região do cariri cearense. As crianças foram submetidas à análise da composição corporal com base na avaliação de peso e a estatura e das dobras cutâneas. A resistência cardiorrespiratória foi avaliada através do teste de corrida/caminhada por 12 minutos. Os resultados demonstraram que as meninas e os meninos começam a apresentar diferenças importantes nas variáveis de composição corporal apartir da coorte 3 para as meninas e do coorte 4 para os meninos, onde está presente o período pubertário. Em relação à aptidão cardiorespiratória, observa-se que os meninos em todas as coortes possuem uma aptidão quando comparado às meninas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to assess the level of cardiorespiratory fitness and body composition in children and adolescents from cariri region. The sample consists of 461 individuals (230 male and 231 female) aged between 8 and 16 years old, from public and private schools in the region of Cariri-Ceará-Brazil. The children were evaluated of body composition based on the assessment the weight and height, triceps and subscapular skinfolds. The endurance was evaluated through the test for 12 minutes. Through these results, we can conclude that girls and boys start to make important differences in body composition variables in the group 3 for girls and 4 for boys, this is where the pubertal period. For cardio respiratory fitness the boys in all cohorts have a better fitness than girls.
  • Práticas aventureiras e situações de risco no voo livre: uma análise a partir do conceito de redoma sensorial Artigos Originais

    Paixão, Jairo Antônio da; Costa, Vera Lucia de Menezes; Gabriel, Ronaldo Eugénio Calçada Dias; Kowalski, Marizabel

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisa situações de risco na prática de voo livre por intermédio do conceito de redoma sensorial. A amostra foi constituída de 19 (dezenove) praticantes da modalidade de parapente, com média de idade de 31 (trinta e um) anos, considerou-se o desvio padrão com significância > < 0,05%. A partir do método de estudo descritivo-exploratório foi possível verificar que o domínio da técnica e o uso de equipamentos adequados, apesar de imprescindíveis não garantem o êxito desses atores. Muitas vezes, as situações de risco vivenciadas agregam num primeiro momento um verdadeiro arcabouço de elementos sensoriais extraordinários. No entanto, as vivências diárias numa dada modalidade podem levar à banalização desses elementos por parte do praticante, transformando-se em elementos sensoriais ordinários. Essa situação poderá implicar negativamente na prática das modalidades de esporte de aventura como, por exemplo, a manutenção da integridade física e emocional do praticante.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the risk situations in the practice of free flight through the concept of sensorial dome. The sample consisted of 19 (nineteen) practitioners of the paragliding, with the age middle was 31 (thirty one) years old and the arithmetic absolute media considered by researches was > < 0.05%. From the method of descriptive exploratory study was concluded that that the field of technology and use appropriate equipment, though not essential guarantee the success of these actors. In the major of time, the risky situations experienced in the adventure sport, join at a first moment a true outline of extraordinary sensorial elements. However, the daily experiences observed in a given kind can take to the banalization of those elements by the apprentice, becoming ordinary sensorial elements. Such change can present implications in and for the practice of the adventure sport kinds in natural environment like, for instance, the apprentice's physical and emotional integrity.
  • Situação do estágio supervisionado em IES privadas da grande São Paulo Artigos Originais

    Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; Souza, César Augusto Fernandes de; Checa, Felipe Marques

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de diagnosticar a dinâmica da supervisão dos estágios em cursos de Graduação e Licenciatura em Educação Física após a publicação das Resoluções CNE/CP nº 01 e 02/2002, nº 07/2004 e nº 02/2007 e verificar sua aplicação, foram entrevistados sete docentes universitários, que orientam estágios curriculares em seis Instituições de Ensino Superior (IES) privadas da Grande São Paulo. A entrevista, semi-estruturada, contou com sete questões abertas abrangendo a dinâmica dos estágios, carga horária, número de orientadores por aluno orientado, entre outros aspectos. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Em todas as instituições pesquisadas o estágio é exigido a partir da metade do curso; existiam projetos de pesquisa e extensão que eram validados como horas/estágio e contemplavam uma disciplina destinada aos estágios, à exceção de uma delas. As horas de estágio a cumprir variaram entre 324 a 540 horas. Existiam diferenças significativas em relação ao número de orientandos por orientador, variando de 5 a 200 alunos por orientador. Em apenas uma IES ocorriam discussões sobre os relatórios apresentados. Percebeu-se a inexistência de uniformidade entre as instituições pesquisadas e, em algumas, a ausência de discussões a respeito dos estágios evidencia que as IES pouco se comprometem com a qualidade dessa experiência no processo de formação profissional e que, talvez, normas legais mais específicas sobre número máximo de alunos orientados por orientador pudessem colaborar para que esse problema fosse minimizado

    Resumo em Inglês:

    With the objective to make a diagnosis the dynamics of the supervision of the periods of training in courses of Graduation in Physical Education after the publication of Resolutions CNE/CP nº 01 and 02/2002, nº 07/2004 and nº 02/2007 and to verify its application, had been interviewed seven university professors, who guide curricular periods of training in six Institutions of Universities privates of the Great São Paulo. The interview, half-structuralized, counted on seven open questions enclosing the dynamics of the periods of training, hours of duration, number of pupils guided for each teacher, among others aspects. For the treatment of the data, the technique of content analysis was used. In all the searched institutions the period of training is demanded from the half of the course; projects of research and extension that were validated as hours/period of training and contemplated one discipline destined to the periods of training, to the exception of one of them. The hours of period of training to fulfill had varied between 324 and 540 hours. Significant differences in relation to the number of guided persons varying between 5 to 200 students for teacher who orientates. In only one University quarrels occurred on the presented reports. It was perceived inexistence of uniformity between searched institutions and, in some, the absence of quarrels regarding the periods of training evidences that the Universities have a little committed with the quality of this experience in the process of professional formation and that, perhaps, more specific rules of law on maximum number of pupils guided for person who orientates could collaborate so that this problem was minimized.
  • Determinantes para a implementação de um projeto social Artigos Originais

    Souza, Doralice Lange de; Vialich, Andrea Leal; Eiras, Suélen Barboza; Mezzadri, Fernando Marinho

    Resumo em Português:

    A pesquisa investigou facilitadores e barreiras para a implementação de um projeto social em Curitiba, o Programa Comunidade Escola, e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de observações e de entrevistas abertas com 65 agentes do Programa (coordenadores, professores, estagiários voluntários, crianças e adolescentes). Os principais facilitadores são: apoio da Secretaria Municipal da Educação; empenho dos trabalhadores; oferta de atividades gratuitas em um ambiente relativamente seguro; oportunidades de socialização. As principais barreiras são: baixa remuneração dos trabalhadores; alta rotatividade de voluntários e estagiários e falta de apoio para o seu trabalho. Alguns fatores são facilitadores ou barreiras, dependendo da realidade de cada escola: parcerias; cultura de participação comunitária; condições dos espaços, materiais e equipamentos; natureza das atividades ofertadas. A pesquisa oferece subsídios para a melhoria de programas similares e para a idealização e gestão de outros projetos.

    Resumo em Inglês:

    This research investigated the main facilitators and barriers for the implementation of a social project in Curitiba, the Community School Program, and for the participation of children in the program. The research was qualitative and the data was collected through observations and open interviews with 65 Program agents (coordinators, teachers, student teachers, volunteers and children). The main facilitators are: the support of the City Education Department; workers efforts; offer of free activities in a relatively safe environment; and opportunities for socialization. The main barriers are: workers low pay; volunteers and student teachers high turnover rates, and lack of support for their work. Some factors are characterized as facilitators or barriers, depending on the reality of each school: community participation culture; partnerships; conditions of school spaces, materials and equipment; type of activities which are offered. The research offers some subsides for the improvement of similar programs and for the idealization and management of other projects.
  • Severidades Ocupacionais associadas à inatividade física no lazer em trabalhadores Artigos Originais

    Papini, Camila Bosquiero; Nakamura, Priscila Missaki; Martins, Caroline de Oliveira; Kokubun, Eduardo

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi verificar associações entre severidades ocupacionais e nível de atividade física no lazer em trabalhadores. Para isso participaram do estudo 200 trabalhadores (71 homens e 129 mulheres) do Município de Rio Claro e região. Foram avaliados o nível de atividade física no lazer (ativo ou inativo) e algumas severidades ocupacionais. A análise estatística revelou que o tempo da jornada diária de trabalho, realização de horas extra e intensidade do trabalho não foram associados à inatividade física no lazer em trabalhadores. Somente a disposição no fim da jornada de trabalho foi associada à inatividade física no lazer, mostrando que trabalhadores que tem alguma disposição depois do trabalho são mais ativos no tempo de lazer.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify associations between occupational severities and leisure time physical inactivity level in workers. Two-hundred workers of Rio Claro County participated in this study. The leisure time physical activity (active or inactive) and some occupational severities were evaluated. The statistic analyses showed that working day, overtime work and occupational intensity had not been associated with leisure time physical inactivity in workers. Only the willingness at the end of the working day had been associated to the leisure time physical inactivity; showing that workers who leave their work with some willingness have more possibilities to be active in leisure time.
  • Trabalho corporal na educação infantil: afinal, quem deve realizá-lo? Artigos Originais

    Guirra, Frederico Jorge Saad; Prodócimo, Elaine

    Resumo em Português:

    A educação infantil constitui-se no momento em que as crianças internalizam importantes conhecimentos que as auxiliarão para o resto de suas vidas, influenciando na sua formação e em suas práticas. O presente artigo reflete sobre o professor generalista, responsável pelo trabalho corporal, na educação infantil, de quais conhecimentos dispõe para desenvolver tal tarefa e como vê a importância desse trabalho para as crianças; aborda, ainda, segundo pesquisa realizada, a possível necessidade de um professor especialista na área para trabalhar o movimento e faz um questionamento sobre a preparação desse profissional para lidar com crianças de educação infantil. Conclui o presente, dialogando com essas questões e abrindo uma discussão sobre a possibilidade de um trabalho desses dois profissionais, em parceria, no sentido de garantir à criança, uma educação mais específica e que auxilie no seu desenvolvimento integral,

    Resumo em Inglês:

    Early childhood education is at the moment that the children internalize important knowledge that help the rest of their lives, influencing its formation and its practices. This article reflects on the teacher generalist, responsible for working on body movement with the children in early childhood education, which has expertise to develop such a task and sees the importance of this work for children, also discusses the second survey conducted, the possible need for a specialist teacher to work in the movement and is a question on the preparation of this work to deal with children in early childhood education. This article concludes the dialogue with these issues and open a discussion about the possibility of these two professionals work in partnership to ensure the child a more specific education and to help in its full development.
  • A ingestão de cafeína não melhora o desempenho de atletas de judô Artigos Originais

    Pereira, Lucas Adriano; Cyrino, Edílson Serpeloni; Avelar, Ademar; Segantin, Alexandre Queiroz; Altimari, Juliana Melo; Trindade, Michele Caroline de Costa; Altimari, Leandro Ricardo

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos ergogênicos da ingestão de cafeína, sobre o desempenho motor de atletas de judô feminino. Participaram do estudo 13 atletas do sexo feminino (17,6 ± 1,6 anos, 58,3 ± 11,4 kg, 162 ± 4,1 cm, 22,5 ± 4 kg/m²), vinculadas à Federação Paranaense de Judô, por pelo menos dois anos. O desempenho motor foi avaliado mediante a utilização do Special Judô Fitness Test (SJFT), a partir do qual foi analisado o número de arremessos em cada bloco, número total de arremessos, frequência cardíaca (FC) final e de recuperação e o índice no SJFT. Os sujeitos foram testados em duas condições, após ingestão de cafeína (6 mg.kg-1) ou placebo (dextrose) 60 minutos antes dos testes, em um delineamento duplo-cego, cruzado. O número de arremessos em cada bloco não diferiu entre as condições cafeína (CAF) e placebo (PL) (Bloco A: 4,53 ± 0,51 CAF e 4,46 ± 0,51 PL; Bloco B: 8,3 ± 0,63 CAF e 8,23 ± 0,72 PL; Bloco C: 7,23 ± 0,59 CAF e 7,46 ± 0,77 PL), bem como o número total de arremessos (20,07 ± 1,18 CAF e 20,15 ± 1,67 PL), FC (Final: 190,3 ± 9,63 bpm CAF e 190,69 ± 9,19 bpm PL; Recuperação: 162,07 ± 13,78 bpm CAF e 164,3 ± 9,64 bpm PL) e índice no SJFT (17,59 ± 1,4 CAF e 17,75 ± 1,98 PL). A ingestão de cafeína não melhorou o desempenho durante atividade de alta intensidade e curta duração em lutadores de judô.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to investigate the ergogenic effects of caffeine on motor performance of judo female athletes. Thirteen female athletes (17.6 ± 1.6 years, 58.3 ± 11.4 kg, 162 ± 4.1 cm, 22.5 ± 4 kg/m²), registered in the State Federation of Judo for at least two years, participated in this study. The motor performance was assessed using the Special Judo Fitness Test (SJFT), from which was considered the number of throws in each block, the total number of throws, recovery and final heart rate (HR) and final score in SJFT. The subjects were tested in two different conditions, after ingestion of gelatin capsules of caffeine (6 mg.kg-1) or placebo (dextrose) 60 minutes before testing in a randomized double-blind, crossover study. The number of throws in each block did not differs between the caffeine (CAF) and placebo (PL) conditions (Block A: 4.53 ± 0.51 CAF and 4.46 ± 0.51 PL; Block B: 8.3 ± 0.63 CAF and 8.23 ± 0.72 PL; Block C: 7.23 ± 0.59 CAF and 7.46 ± 0.77 PL), as well as the total number of throws (20.07 ± 1.18 CAF and 20.15 ± 1.67 PL), HR (Final: 190.3 ± 9.63 bpm CAF and 190.69 ± 9.19 bpm PL; Recovery 162.07 ± 13.78 bpm CAF and 164.3 ± 9.64 bpm PL) and final score in SJFT (17.59 ± 1.4 CAF and 17.75 ± 1.98 PL). Ingestion of caffeine did not improve performance during high intensity and short duration exercise in judo fighters
  • Relação entre atividade física e densidade mineral óssea/osteoporose: uma revisão da literatura nacional Artigos De Revisão

    Barros, Heberth Rocha; Ritti-Dias, Raphael Mendes

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi revisar a literatura nacional sobre atividade física e densidade mineral óssea (DMO)/osteoporose. Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados Lilacs e Sibradid. Foram utilizados os termos "osteoporose" e "densidade óssea" que foram combinados com os termos "atividade física" e "exercício físico". Foram incluídos os estudos originais que foram publicados em língua portuguesa, relacionavam a DMO ou osteoporose com atividade física ou exercício físico em humanos e estavam disponíveis online. Sete estudos atenderam a esses critérios e foram incluídos na revisão. Dos três estudos que analisaram a associação entre a prática de atividade física na infância e a DMO/osteoporose, apenas um verificou associação significante. Dos seis estudos que analisaram a relação entre a atividade física atual e a DMO, quatro estudos verificaram relação significante. Os resultados dessa revisão evidenciaram a existência de poucos estudos que investigaram a relação entre atividade física e DMO/osteoporose na literatura nacional. Os resultados destes estudos, embora apresentem algumas controvérsias, sugerem que a atividade física pode aumentar a DMO e diminuir a prevalência de osteoporose.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to review the Brazilian literature on physical activity/exercise and bone mineral density (BMD)/ osteoporosis. A bibliographic search was performed at Lilacs and Sibradid databases. The terms "osteoporosis" and "bone density" were combined with "physical activity" and "exercise". Original studies that related BMD or osteoporosis with physical activity or exercise in humans, in Portuguese and available online were included. Seven studies met these criteria and were included in the review. Out of three studies that analyzed the association between physical activity practice in childhood and the BMD/osteoporosis, only one found significant association. Four out of six studies that analyzed the relationship between actual physical activity/exercise with BMD showed significant relation. The results of this systematic review demonstrated that few studies investigate the relation between physical activity/ exercise and BMD/ osteoporosis in the Brazilian literature. Although the results present some controversies, they suggest a positive impact on physical activity/exercise to increase BMD and decrease the prevalence of osteoporosis.
  • Alterações biomecânicas durante o período gestacional: uma revisão Artigos De Revisão

    Mann, Luana; Kleinpaul, Julio Francisco; Mota, Carlos Bolli; Santos, Saray Giovana dos

    Resumo em Português:

    O objetivo dessa revisão foi fazer uma análise dos estudos que investigaram o comportamento das variáveis cinéticas e cinemáticas da marcha humana e do controle da postura corporal durante a gestação, bem como verificar a ocorrência de quedas. Para isso, foi feita uma busca por referências em língua Portuguesa e Inglesa, utilizando-se bases eletrônicas de dados: SciELO, Sciencedirect, Scopus, Pubmed Central e Pubmed. Foram considerados artigos originais que tratassem de forma clara e objetiva o assunto, e publicados entre 1990 e 2009 (julho). De modo geral mudanças significativas são observadas nas variáveis cinéticas e cinemáticas da marcha e do equilíbrio a partir do terceiro trimestre da gestação, nesse período a incidência de quedas também é maior. Muitos são os fatores relacionados a estas mudanças, mas o aumento da massa corporal é o principal destes.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this review was to analyze the studies that investigated the behavior of the kinetics and kinematics of human gait and posture control during pregnancy, and to verify the occurrence of falls. For this, a search was made for references in Portuguese and English, using search engines: PubMed, Sciencedirect, Scopus, and Pubmed Pubmed Central. Original papers published from 1990 to 2009 (july) were considered when the main subject of discussion was the topic of interest. Overall significant changes are observed on the kinetic and kinematic variables of gait and balance from the third trimester of pregnancy during this period the incidence of falls is also larger. There are many factors related to these changes, but the increase in body mass is the most important of these.
  • Educação Física e Arte: reflexões acerca de suas origens na escola Artigos De Revisão

    Brasileiro, Lívia Tenorio

    Resumo em Português:

    O texto tem como objetivo refletir sobre a origem do ensino da educação física e da arte (educação artística) na escola, considerando, para tanto, o período dos anos finais do século XIX e início do século XX. Como estas áreas foram inseridas na escola? Quando elas são chamadas a fazer parte do processo educacional? Que tensões são colocadas nesse processo? Acompanhando a reflexão de Vago (2002), como se dá o enraizamento destas áreas no espaço escolar?

    Resumo em Inglês:

    The text has as objective to reflect about the origin of physical education and art (art education) in the school, considering the period of the late nineteenth and early twentieth century. How these areas are included in the school? When they are called to be part of the educational process? What are the tensions present in this process? Following the reflection of Vago (2002), as was the root these areas at school?
  • Pedagogia do Esporte: livro didático aplicado aos Jogos Esportivos Coletivos Artigos De Revisão

    Galatti, Larissa Rafaela; Paes, Roberto Rodrigues; Darido, Suraya Cristina

    Resumo em Português:

    O estudo trata das possibilidades pedagógicas do livro didático (LD) como recurso nas aulas de Educação Física, tendo por conteúdo o esporte e, em específico, os jogos esportivos coletivos (JECs). Foi desenvolvida uma revisão bibliográfica dos termos citados e, a partir desta, o estudo avança para a proposição de um livro didático em educação física na temática dos JECs, considerando dois referenciais: um técnico-tático e outro sócio-educativo. Para tal, recorremos a métodos provenientes da área da lingüística, com o desenvolvimento de uma Seqüência Didática que permitiu a seleção e distribuição dos conteúdos a serem apresentados no LD de forma ordenada e criteriosa. O foco nos JECs se justifica pela sua inserção sócio-cultural e pela necessidade de transformar estudos mais recentes em novos procedimentos pedagógicos para a prática dessas modalidades. O livro didático, bem como a preparação adequada dos profissionais que o utilizarão, é apontado como facilitador no processo de ensino, vivência e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos.

    Resumo em Inglês:

    The study deals with the pedagogical possibilities of text books as a resource for Physical Education (PE) classes based on sports, specifically team sports. It started from a bibliographical review on the cited terms and after that we advanced our studies in order to propose a didactic text book on Team Sports for PE classes considering two benchmarks: one technical-tactic and the other social-educational. In order to do so, we used methods from linguistics, and the development of a Didactic Sequence allowed the selection and distribution of the contents to be presented in the book in an orderly and judicious way. The focus in Team Sports is justified by its social-cultural insertion and by the need to transform recent studies into new pedagogical procedures for practicing them. The didactic text book, as well as the adequate preparation of the professionals who will use it, is pointed out as facilitator in the process of teaching, experiencing and learning team sports.
  • Integrando a Educação Física ao Projeto Político Pedagógico: perspectiva para uma educação inclusiva Artigos De Revisão

    Souto, Maria da Conceição Dias; Lima, Marilena Guimarães; Silva, Vernon Furtado da; Henrique, José

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir a importância da Educação Física integrada ao Projeto Político Pedagógico [PPP] escolar visando à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na prática da cultura corporal. Abordamos os preceitos legais e a vivência escolar; o projeto pedagógico como articulador de ações inclusivas na escola; a Educação Física integrada ao projeto pedagógico na perspectiva da inclusão. A falta de um PPP integrado pode refletir-se na fragmentação das práticas pedagógicas, traduzindo-se em exclusão escolar e em experiências educativas pouco significativas para a formação dos alunos. Não gozar da prerrogativa de integração ao PPP é negar aos alunos o acesso a uma educação física escolar crítica e libertadora que possibilite o seu desenvolvimento como ser humano e cidadão.

    Resumo em Inglês:

    The objective with this article is to discuss the importance of Physical Education integrated into the school's political pedagogical project (PPP), concerning the inclusion of students with education handicap in the practice of body culture. We approached the legal principles and the school daily experience; the pedagogical project as a linkage for inclusive actions at school; Physical Education integrated into the pedagogical project from the inclusion standpoint. The lack of an integrated PPP may be reflected in fragmentation of teaching practices, resulting in exclusion from school and educational experiences with less significance for students' preparation. Not to enjoy the prerogative of integration to the school's PPP is to deny students' access to a more critical and liberating school physical education that enhances their development process as human beings and citizens.
  • Estruturantes da base de conhecimentos para o ensino de estudantes-professores de Educação Física Artigos De Revisão

    Marcon, Daniel; Graça, Amândio Braga dos Santos; Nascimento, Juarez Vieira do

    Resumo em Português:

    A base de conhecimentos necessários para a atuação docente contempla o conhecimento pedagógico do conteúdo, que tem como função primordial integrar os conhecimentos dos alunos, do conteúdo, pedagógico geral e do contexto, visando à transformação dos conhecimentos do conteúdo em conhecimentos ensináveis e compreensíveis pelos alunos. Diante disso, o objetivo deste ensaio foi analisar os possíveis elementos que auxiliam na estruturação da base de conhecimentos dos futuros professores de Educação Física. A literatura consultada destaca a influência da história e todas as experiências de vida dos estudantes-professores, bem como do contexto de formação inicial, nomeadamente os professores-formadores, os colegas, as diferentes estratégias formativas, a aproximação com a realidade da profissão, e as experiências práticas, tanto as esportivas quanto as pedagógicas. A interação de todos esses elementos dá origem à estrutura da base de conhecimentos para o ensino e ao constructo do conhecimento pedagógico do conteúdo do estudante-professor.

    Resumo em Inglês:

    The knowledge base for teaching has all the knowledge needed for teaching activities, among them the pedagogical content knowledge, which main function is to integrate knowledge of students, content knowledge, pedagogical knowledge, and knowledge of context, intended to transform content knowledge to teachable and understandable knowledge to students. Given this, the aim of this paper was to analyze the possible determining factors in the structuring of the knowledge base of future teachers of Physical Education. In this sense, the literature emphasizes the influence (1) the history and all of the preservice teachers life experiences, and (2) the teacher education context, including teacher educators, colleagues, different training strategies, the approach to the reality of the profession, and practical experience, both sports as the educational. The interaction of all these elements gives rise to structure the knowledge base for teaching, and to construct the pedagogical content knowledge of preservice teacher.
  • Universidade, profissão Educação Física e o mercado de trabalho Artigos De Atualização Ou Divulgação

    Proni, Marcelo Weishaupt

    Resumo em Português:

    Os propósitos centrais do artigo são: (i) delimitar a importância da universidade na progressiva construção social e política da profissão Educação Física; (ii) apresentar um mapeamento dos ramos de atividade econômica onde se concentram as oportunidades de emprego e das diferenças regionais no que se refere aos níveis salariais médios dos profissionais da EF; e (iii) colocar em discussão a tensão que se estabelece entre a formação profissional oferecida nas universidades brasileiras e as demandas predominantes no mercado de trabalho. Pretende-se mostrar que a regulamentação da profissão produziu uma divisão entre duas "identidades profissionais" no interior da Educação Física, o que reforçou a segmentação deste mercado de trabalho altamente competitivo e marcado por situações muito desiguais. Além disso, procura-se enfatizar que o mercado de trabalho para os profissionais da Educação Física é menos estruturado que o destinado aos licenciados. E que a regulamentação da profissão procurou criar uma reserva de mercado, mas não foi suficiente para estruturar este amplo e diversificado mercado de trabalho, difundir um padrão de emprego adequado e elevar os níveis de remuneração.

    Resumo em Inglês:

    The main purposes of this paper are: (i) to delimitate the importance of the university in the progressive social and political construction of Physical Education as a profession; (ii) to present the sectors of economic activity where are concentrated the opportunities of employment and to show the regional differences about the average wages of the Physical Education workers; and (iii) to discuss the tension relationship between the professional education from the Brazilian universities and the major demands in labor marketing. I intent to suggest that the professional regulation produced a division between two "professional identities" inside Physical Education, and it reinforced the segmentation in this competitive labor marketing, where are much different occupational situations. Beside, I intent to show that the Physical Education labor marketing isn't organized like the Education labor marketing. The professional regulation tries to create exclusive labor marketing, but it isn't able to organize this wide and unequal labor marketing, to diffuse an appropriate employment standard and to increase the wages level.
  • O Skate e suas possibilidades educacionais Relatos De Experiência

    Armbrust, Igor; Lauro, Flávio Antônio Ascânio

    Resumo em Português:

    Os esportes radicais têm sido objetos de discussões, devido ao interesse de aplicabilidade de seus conteúdos relacionados ao lazer, ao esporte e a educação. Todavia, ainda há certo despreparo profissional para empreender essas atividades, o que dificulta implantar tais práticas nos âmbitos educacionais. Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo apresentar uma proposta metodológica para organização de um curso de extensão universitária para graduandos e professores de educação física, com a finalidade de promover reflexões sobre os processos de iniciação à prática do skate atrelados ao esporte educacional. O estudo constou de pesquisa bibliográfica, apoiada em levantamentos de artigos, teses, dissertações, livros e sites, em que se relacionavam a prática do skate e sua ação educativa. Além disso, houve uma proposição de implementar uma proposta metodológica, no sentido de complementar os elementos da cultura corporal a ser vivenciada em âmbito escolar e efetivamente contribuir no processo de desenvolvimento do ser humano nos aspectos biológico, psicológico, social e cultural.

    Resumo em Inglês:

    The radical sports have been discussions' objects due to the interest of applicability of its contents related to leisure, sport, and education. Nevertheless, there is still some professional unprepared to undertake these activities, which makes difficult to introduce these practices in the educational ambit. This study, which has a qualitative character, had the aim to present a methodological proposal of organizing a college extension course for undergraduate students and teachers of physical education with the goal of promoting reflections about the processes of starting in the skateboarding practice coupled to educational sport. The study was consisted of a bibliographic research supported by a survey of articles, thesis, dissertations, books and, websites related to the skateboarding practice and its educative action. Furthermore, there was the proposal of implementation of a methodology propose in sense of complementing the elements of body culture to be experienced in the educational ambit and contribute effectively in the process of human being development in the biological, psychological, social and, cultural aspects.
  • Inclusão: culturas, políticas e práticas na formação de professores de Educação Física da UFRJ Resumos De Dissertações Ou Teses

    Fonseca, Michele Pereira de Souza da
  • Práticas pedagógicas no ensino-aprendizado do jogo de xadrez em escolas Resumos De Dissertações Ou Teses

    Veloso-Silva, Rosângela Ramos
  • O contexto do desenvolvimento de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros Resumos De Dissertações Ou Teses

    Ferreira, Renato Melo
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