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Motriz: Revista de Educação Física, Volume: 16, Número: 4, Publicado: 2010
  • A utilização do critério da Organização Mundial de Saúde para classificação do estado nutricional em crianças Artigos Originais

    Barbosa Filho, Valter Cordeiro; Quadros, Teresa Maria Bianchini de; Souza, Evanice Avelino de; Gordia, Alex Pinheiro; Campos, Wagner de

    Resumo em Português:

    Este estudo analisou a concordância do critério da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2007) com os critérios de Kuczmarski et al. (2002), Cole et al. (2000, 2007) e Conde e Monteiro (2006) para classificação do estado nutricional em crianças. Estudo transversal realizado com 619 escolares (331 meninas) de 6 e 7 anos de idade, da cidade de Fortaleza, Ceará. Aferiu-se estatura e massa corporal para cálculo do índice de massa corporal. O índice Kappa (k) foi utilizado para analisar a concordância entre os critérios, considerando p<0,05. As concordâncias do critério da OMS (2007) foram significativas (p<0,001), sendo muito boas (k=0,82) com Kuczmarski et al. (2002) e Cole et al. (2000, 2007), e boa (k=0,68) para Conde e Monteiro (2006). Em conclusão, sugere-se cautela na utilização do critério da OMS, assim como dos demais, para avaliação do estado nutricional em crianças brasileiras devido às diferenças étnicas e metodológicas.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the concordance of the World Health Organization criteria (WHO, 2007) with Kuczmarski et al. (2002), Cole et al. (2000, 2007) and Conde and Monteiro (2006) criteria used for nutritional status classification in children. This is a cross-sectional study, with 619 students (331 girls) from 6 and 7 years old, from the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. Body mass and stature were measured to calculate the body mass index. The Kappa index (k) was used to analyze the concordance between the criteria, considering p<0.05. The concordances of the WHO (2007) criteria with the other three criteria were all significant (p <0.001): very good (k = 0.82) with Kuczmarski et al. (2002) and Cole et al. (2000, 2007); good (k = 0.68) with Conde and Monteiro (2006). In conclusion, the World Health Organization criteria should be use with caution, as well as the others, to assess the nutritional status of Brazilian children due to ethnic and methodological differences.
  • Determinação da potência mecânica no limite entre os domínios pesado/severo do crawl-atado Artigos Originais

    Pessôa Filho, Dalton Müller; Denadai, Benedito Sérgio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi ajustar o modelo P-tLim à natação com o recurso do nado atado. Seu significado fisiológico para a descrição dos domínios pesado/severo foi obtido pelas relações com a velocidade crítica (VC), potência crítica (PC) e com máxima fase estável do lactato (MFEL). A velocidade correspondente a MFEL (vMFEL =1,17 ± 0,11 m/s) e a VC (1,19 ± 0,12 m/s) obtidas durante o nado desimpedido foram significantemente diferentes. Similarmente, a potência correspondente a MFEL (pMFEL = 89,2 ± 15,1 W) e a PC (99,4 ± 22,9 W) foram diferentes durante o nado atado. Não houve diferença da concentração de lactato na vMFEL (3,54 ± 0,9 mM) e pMFEL (3,76 ± 0,6 mM). Coeficientes de Pearson significativos (r > 0,70) foram observados entre os parâmetros vMFEL e pMFEL com seus respectivos pares do modelo tempo-limite. Assim, o nado atado parece ser válido para determinar os limites do domínio pesado/severo, podendo também ser utilizado para avaliar a capacidade aeróbia de nadadores.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to access the P-tLim model in swimming, applying the load control available in full tethered swim condition. Its physiological meaning for the determination of boundary of heavy/severe domains was assessed from the relationships with critical velocity (CV), critical power (CP) and maximal lactate steady state (MLSS). The velocity at MLSS (vMLSS = 1.17 ± 0.11 m/s) and CV (1.19 ± 0.12 m/s) were significantly different. Similarly, the power at MLSS (pMFEL = 89.2 ± 15.1 W) and CP (99.4 ± 22.9 W) were significantly different. There was no difference between lactate concentration at vMLSS (3.54 ± 0.9 mM) and pMLSS (3.76 ± 0.6 mM). Significant Pearson's coefficients (r > 0.70) were observed among vMLSS and P MLSS with their respective values on time-limited model. Thus, the tethered-crawl condition seems to be valid to determine the boundary of heavy/severe domains, and to access the aerobic capacity of swimmers.
  • Estados de humor de velejadores durante o Pré-Panamericano Artigos Originais

    Brandt, Ricardo; Viana, Maick da Silveira; Segato, Luciana; Andrade, Alexandro

    Resumo em Português:

    O objetivo da presente pesquisa foi avaliar os estados de humor de velejadores após regatas do Pré-Panamericana de Vela, bem como fatores associados. A amostra foi composta por 18 atletas de ambos os sexos, que foram avaliados por meio da Escala de Humor de Brunel. Os atletas apresentaram elevada tensão e fadiga, associadas a altos níveis de vigor. Homens apresentaram maior vigor e fadiga, e menor tensão, depressão e raiva do que as mulheres, porém sem diferenças estatísticamente significativas. Quanto à classe, velejadores de classes individuais apresentaram maior tensão, depressão e confusão do que os de classes com dois tripulantes, porém sem diferenças estatísticamente significativas. Os estados de humor apresentados pelos atletas após regatas do Pré-Panamericano de Vela podem ser considerados diferente do ideal para o rendimento esportivo, porém ainda existe pouco domínio teórico dos estados de humor de velejadores para análises mais aprofundadas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to evaluate de mood states after regattas of sail during Pre-Panamerican, as well associated factors. Sample was composed by 18 athletes of both sexes that were evaluated by the Brunel Mood Scale. The athletes presented high tension and fatigue, associated with high levels of vigor. The men present higher vigor and fatigue, and low tension, depression and angry than the women, but the differences were no significant. About the class, the athletes of individual classes showed high tension, depression and confusion than the ones of the classes with two athletes, but there were no significant differences. The mood states presented by the athletes after the regattas of sail of the Pre-Panamerican can be considered different from the ideal to sporting performance, but already there is a little bit theory about the mood states of sail athletes to do a deep analysis.
  • Indícios de sentidos e significados de feminilidade e de masculinidade em aulas de Educação Física Artigos Originais

    Santos, Vilma Canazart dos

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata de indícios de sentidos e significados de feminilidade e masculinidade em aulas de Educação Física. Os referenciais teóricos adotados estão ligados à perspectiva histórico-cultural (Lev Vigotski) e à concepção enunciativo-discursiva (Mikhail Bakhtin), além da literatura sobre o tema masculinidade e feminilidade e a Educação Física. Foram acompanhadas as aulas de dois professores, sendo uma do sexo feminino e outro do sexo masculino, em duas escolas da cidade de Sumaré/SP. Os/as alunos/as das 5as séries - uma sala por escola - também constituíram o universo da pesquisa. Como forma de registro, foi utilizada a videogravação e o diário de campo. Foi possível identificar que muitas falas de alunas, alunos, professor e professora trazem indícios da internalização de valores e discursos, social e culturalmente construídos, que participam da institucionalização de certas normas, práticas e prioridades para cada gênero, sem, contudo, serem necessariamente percebidos.

    Resumo em Inglês:

    The article present treats of senses and meanings of femininity and masculinity in lessons of Physical Education. The theoretical adopted benchmarks are linked to the historical and cultural perspective (Lev Vygotsky) and design enunciative-discursive (Mikhail Bakhtin), beyond the literature on the subject femininity and masculinity and the Physical Education. I followed the lessons of two teachers, one female and one male, in two schools of the city of Sumaré/SP. The 5th grades students- a room for school - also formed the universe of search. As a record was used to video and diary of field. It was possible to identify that many words of students, pupils, teachers and teacher bring evidence of the internalization of values and speeches, socially and culturally constructed, involved the institutionalization of certain standards, practices and priorities for each gender, without, however, not necessarily perceived.
  • Relação entre níveis de ansiedade-traço competitiva e idade de atletas de voleibol e análise destes níveis pré e pós-competição Artigos Originais

    Ferreira, Juliana de Souza; Leite, Luiz Paulo Rodrigues; Nascimento, Carla Manuela Crispim

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi analisar os níveis de ansiedade traço-competitivo pré e pós- competição em jogadoras de voleibol e ainda, verificar a associação destes níveis com a idade destas atletas. Durante uma competição, 12 atletas de voleibol do sexo feminino (21,5 ± 2,9 (15-24) anos) responderam a Escala de Ansiedade Traço-Competitivo (SCAT) antes do início da partida e imediatamente após o término desta. Os resultados demonstraram que após a competição houve uma redução significativa dos valores de ansiedade traço-competitivo nas atletas de voleibol (p=0,01) e que há uma correlação significativa em que atletas mais jovens apresentaram níveis mais elevados de ansiedade traço-competitivo antes do início do jogo (p=0,001; r=0,76), sugerindo o fator de idade possa predizer os níveis de ansiedade. A análise de regressão múltipla revelou que a idade pode ser um fator significante na análise dos níveis de ansiedade de jogadoras de voleibol (p=0,003; R²=0,82). Estes resultados sugerem que: a) Os níveis de ansiedade traço competitiva apresentaram uma redução significativa após o término da partida que quando comparados na situação pré-competitiva, entretanto, esses níveis ainda são considerados altos segundo os valores de referencia da escala utilizada e; b) Atletas mais jovens apresentam níveis mais altos de ansiedade traço-competitivo, o que permite inferir que esta variável pode ser modulada pela idade e experiência.

    Resumo em Inglês:

    The aim of present study was to analyze the levels of competitive anxiety pre and post competitive on volleyball female players and, verify the association between these levels with the age of these athletes. During a competition, 12 female athletes of volleyball with mean of age of 21,5 ± 2,9 (15-24) years answered the Sport Competition Anxiety Test (SCAT) after and immediately before the start of the game. The data were analyzed by non parametric statistics. To verify significant differences on pre and post competition moments were realized a Wilcoxon test. To analyze the association between age and levels of anxiety it was realized the Spearman´s correlation and a stepwise multiple regression. The results showed that on post competition moment there was a significant decrease (p=0,01) of competitive anxiety and there is significant correlation (p=0,001; r=0,76) with higher ages and lower levels of competitive anxiety. It suggests that the factor age can predict the levels of anxiety. The multiple regression revealed that the age can be a significant factor on analyze of competitive anxiety of female volleyball players (p=0,003; R²=0,82). These results suggest that: a) Levels of competitive anxiety presented a significant decrease after the end of the game when compared with the begging of the same game; b) Younger athletes presented higher levels of competitive anxiety.
  • Uso de visão periférica na interceptação de alvos móveis Artigos Originais

    Caminha, Leandro Quedas; Azevedo Neto, Raymundo Machado; Teixeira, Luis Augusto

    Resumo em Português:

    O uso de visão periférica para organização e reorganização de uma ação interceptativa foi investigada em adultos jovens. Erros temporais e variáveis cinemáticas foram avaliados na interceptação de um alvo móvel virtual, em situações em que sua velocidade inicial era mantida inalterada ou era inesperadamente reduzida. A observação da aproximação do alvo foi feita por meio de perseguição contínua (visão focal) ou mantendo-se o foco visual fixo na origem da trajetória ou ponto de contato (visão periférica). Os resultados mostraram que o foco visual no ponto de contato levou a erros temporais semelhantes à visão focal, porém com perfis cinemáticos distintos, enquanto que o foco visual na origem levou a um desempenho empobrecido.

    Resumo em Inglês:

    Use of peripheral vision to organize and reorganize an interceptive action was investigated in young adults. Temporal errors and kinematic variables were evaluated in the interception of a virtual moving target, in situations in which its initial velocity was kept unchanged or was unexpectedly decreased. Observation of target approach was made through continuous visual pursuit (focal vision) or keeping visual focus at the origin of the trajectory or at the contact spot (peripheral vision). Results showed that visual focus at the contact spot led to temporal errors similar to focal vision, although showing a distinct kinematic profile, while focus at the origin led to an impoverished performance.
  • Efeito da estimulação cortical na variável tempo de reação e performance hábil-motriz-cognitiva em jovens atletas de futebol Artigos Originais

    Ribeiro Júnior, Sileno Martinho Silva; Azevedo, Márcia Maria dos Anjos; Jorge, Felipe Sampaio; Morales, Anderson Pontes; Silva, Vernon Furtado da

    Resumo em Português:

    O estudo verificou-se o efeito da estimulação cortical no tempo de reação e eficiência hábil-motriz-cognitiva em atletas de futebol, pré e pós-estimulação cortical A amostra de (N=20) atletas masculino de futebol da categoria infantil. Os participantes foram divididos em 2 grupos, controle e experimental, sendo o grupo experimental submetido à estimulação. Foram realizadas 10 sessões, de 20'. Os dados do teste foram tratados através de uma análise de variância paramétrica (ANOVA) two way. A média de acertos / pelo tempo de reação obteve ganho significativo para o grupo experimental quando comparada ao controlo no momento pós-teste (P<0.05). No grupo experimental obteve ganho significativo na melhora do tempo de reação quando comparado ao grupo controle (p<0.05). No intra-grupos, o grupo que recebeu o treinamento combinado, obteve melhoras significativas comparados o pré e pós-teste (p<0,05). Concluiu-se que o treinamento combinado pode-se aprimorar a aprendizagem motora em diversas áreas de conhecimento e esporte.

    Resumo em Inglês:

    The study was verified the effect of the cortical stimulation in the time of reaction and skilled motor cognitive efficiency in soccer athletes, before and cortical after stimulation the sample of (N=20) athletes masculine of soccer of the infantile category. The participants were divided in 2 groups, control and experimental, being the experimental group submitted to the stimulation. 10 sessions, of 20'. The data originating from of the test were treated through a parametric variance analysis (ANOVA) two way. The average of successes / for the time of reaction obtained significant earnings for the experimental group when compared to the control in the moment after - tests (P <0.05). In the experimental group obtained significant earnings in the improvement of the time of reaction when compared to the group controls (p <0.05). In the in groups, the group that it received the combined training, obtained significant improvements compared the before and after-test (p <0,05). It was ended that the combined training the motor learning can be perfected in several knowledge areas and sport.
  • Composição corporal, maturação sexual e desempenho motor de jovens praticantes de handebol Artigos Originais

    Dellagrana, Rodolfo André; Silva, Michael Pereira da; Smolarek, André de Camargo; Bozza, Rodrigo; Stabelini Neto, Antonio; Campos, Wagner de

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo investigar a associação entre composição corporal e maturação sexual com o desempenho motor de jovens praticantes de handebol de ambos os sexos. Foram avaliados 47 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. A avaliação da maturação sexual foi realizada através do teste de auto-avaliação. As variáveis antropométricas de massa corporal e estatura foram mensuradas, além das dobras cutâneas do tríceps e da panturrilha, para a estimativa do percentual de gordura (%G). Para a análise do desempenho motor foi realizada uma bateria de testes motores: impulsão horizontal (IH), flexão de braços, abdominal, sentar e alcançar e corrida de vai e vem - shuttle run (agilidade). Observou-se uma relação inversa entre %G e IH (r=-0,42), e a agilidade (Ag) obteve relação positiva com o %G (r=0,61). A correlação entre maturação e IH foi positiva (r=0,32), e com a Ag negativa (r=-0,27). O sexo explicou 32,8% da variabilidade da IH e em conjunto com o %G e maturação o valor foi de 36,5%. Para a Ag a variabilidade foi explicada em 39,4% pelo sexo, juntamente com o %G e a maturação este valor foi elevado à 55%. Apesar da contribuição preditora do sexo em conjunto com o %G e a maturação para as variáveis de IH e Ag, os valores foram baixos, podendo não atribuir as alterações destas variáveis motoras apenas às variáveis independentes analisadas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the association between body composition and sexual maturity with the motor performance of male and female youngsters playing handball. 47 adolescents between 12 and 17 years old were evaluated. The assessment of sexual maturation was performed using self-assessment. The anthropometric variables of body mass and height were measured, and skinfolds of triceps and calf, to estimate the percentage of body fat (% BF). For the analysis of motor performance was performed a battery of motor tests: horizontal jump (HJ), arm flexion, abdominal, sit and reach and shuttle run (agility). There was an inverse relationship between %BF and IH (r=-0,42), and agility (Ag) obtained positive relationship with %BF (r=0,61). The correlation between maturation and IH (0,32) was positive, and the Ag negative (-0,27). Sex explained 32.8% of the variability of IH and in conjunction with the %BF and maturation the value was 36.5%. For Ag the variability was explained in 37.6% by the sex, along with the %BF and maturation of this value was raised to 55%. Despite the predictive contribution of the sex together with the %BF and maturation of the variables of IH and Ag, the values were low. It can not be attributed the variation of the motor variables only to independent variables.
  • Inclusão escolar na educação física: reflexões acerca da formação docente Artigos Originais

    Costa, Vanderlei Balbino da

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa de mestrado resulta de trabalho realizado entre 2007 e 2008 nas escolas públicas e particulares da cidade de São Carlos/SP com estudantes deficientes visuais matriculados no ensino regular. O objetivo do trabalho foi compreender como vem se dando o processo de Inclusão na Educação Física Escolar dos estudantes deficientes visuais incluídos(as) na Educação Básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa ancorada nos princípios filosóficos da fenomenologia. Os resultados nos mostraram que o processo de inclusão em relação à Educação Física escolar encontra dificuldades para se efetivar, dada a má preparação e formação docente. As observações junto aos estudantes deficientes visuais também demonstraram o quanto esses(as) estão insatisfeitos com o tratamento que os(as) docentes dispensam, no sentido de participar das atividades físicas esportivas e de lazer planejadas nas escolas pelos profissionais que ministram aulas nesse componente curricular. Nossas reflexões são as de que o processo de inclusão na Educação Física escolar poderá demorar muito para ocorrer nas escolas.

    Resumo em Inglês:

    The present Master's Degree study is the result of a work carried out between the years 2007 and 2008 in public and private primary schools in São Carlos, São Paulo State, with blind students regularly registered in elementary and high schools of this municipality. In this work we sought to understand the process of educational inclusion in Physical Education class with blind students in basic education. The methodology used was qualitative research based on the philosophical principles of Phenomenology. The results have shown us that the process of inclusion in Physical Education classes is difficult to accomplish due to bad teaching formation and preparation. The observations carried out along blind students also demonstrated how unsatisfied they are with the treatment that their teachers provide, specially about their sharing on physical activities and recreational sports which are planned by professionals who teach this curriculum component in schools. Our reflections are that the process of inclusion also in Physical Education classes will likely take a long time to happen in all schools.
  • Qualidade de vida no trabalho e perfil do estilo de vida individual de professores de Educação Física ao longo da carreira docente Artigos Originais

    Moreira, Hudson de Resende; Nascimento, Juarez Vieira do; Sonoo, Christi Noriko; Both, Jorge

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), o Estilo de Vida (EV) e suas associações com os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP) dos professores de Educação Física da rede estadual do Paraná. A partir do processo de amostragem estratificado e por conglomerados, participaram do estudo 654 professores, sendo 299 do sexo masculino e 355 do sexo feminino. O QVT-PEF (BOTH et al., 2006) e o PEVI (NAHAS et al., 2000) foram empregados na coleta de dados. Na análise estatística utilizou-se os testes da razão de verossimilhança, regressão logística multinomial, qui-quadrado e qui-quadrado para grupo único. Os resultados revelaram que a maioria dos professores está satisfeita com a QVT e apresenta comportamento positivo quanto ao PEVI. Com o avanço na carreira docente, aumenta a insatisfação da QVT e os comportamentos negativos do PEVI, cuja maior preocupação é o nível de atividade física.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to assess the perception of quality of Working Life (QVT), the Lifestyle (EV) and their associations with the Cycles of Professional Development (CDP) of physical education teachers of the state of Parana. From the process of sampling and stratified by conglomerates, the study involved 654 teachers, of which 299 male and 355 female. The QVT-PEF (BOTH et al., 2006) and PEVI (Nahas et al., 2000) were employed in data collection. Statistical analysis was used to test the likelihood ratio, multinomial logistic regression, chi-square and chi-square for a single group. The results revealed that most teachers are satisfied with the QVT and presented a positive behavior on the PEVI. With the advancement in the teaching profession, increasing the dissatisfaction of the QVT and the negative behaviors of PEVI, whose main concern is the level of physical activity.
  • Avaliação da motricidade ampla e fina na Síndrome de Williams: relato de caso Artigos Originais

    Almeida, Marcela Melo; Formiga, Cibelle Kayenne Martins Roberto

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo analisar os achados da motricidade ampla e fina de uma criança de 8 anos de idade portador da Síndrome de Williams. Foram coletados dados biológicos da criança e da mãe durante a gestação e história pré, peri e pós-natal da criança e suas condições clínicas. O desenvolvimento motor amplo e fino foi avaliado pelo Inventário Portage Operacionalizado. Os resultados demonstraram que a criança revelou maior dificuldade na motricidade fina em relação à ampla, apresentando dificuldades na escrita, em manipular objetos que necessite fazer movimento de pronação e supinação e dificuldade no movimento de pinça.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the findings of motor and fine of an 8 years old holder of Williams Syndrome. Data were collected biological child and mother during pregnancy and history of pre, peri and postnatal child and their clinical conditions. The development and fine motor function was assessed by Portage Guide. The results showed that children showed greater difficulty with fine motor skills in relation to gross skills, having difficulty in writing, to manipulate objects that need to make movement of pronation and supination and difficulty in of the pincer movement.
  • Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar Artigos Originais

    Souza Júnior, Osmar Moreira de; Darido, Suraya Cristina

    Resumo em Português:

    A Educação Física deve propiciar ao aluno o exercício da cidadania, possibilitando a conquista da autonomia, por meio da reflexão-crítica sobre os conhecimentos da cultura corporal de movimento. Contudo, a área carece de subsídios para uma melhor organização de seus conteúdos dentro do currículo escolar. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consiste em apontar um conjunto de temas relevantes do conteúdo futebol que possam servir de subsídios para propostas de sistematização para o componente curricular Educação Física escolar. São apresentados nove temas que discutem aspectos relevantes do futebol, tais como suas relações com a arte, sua história e o contexto do futebol feminino. Por fim, o tema relativo aos jogos da cultura popular relacionados ao futebol foi aprofundado por meio do futebol de tampinhas e do futebol de botão, incluindo aprendizagens como a construção de regras, a interpretação de competições e a valorização da cultura popular.

    Resumo em Inglês:

    Physical Education should provide students the means to enable them the exercise of their citizenship, which will allow them to acquire autonomy through critical reflection on the knowledge of practicing body movement. Nevertheless, in the school curriculum the subject still lacks support in order to organize its contents. As such, the target of this study is to highlight a number of relevant issues on the contents of football practice, which may be used in an attempt to codify Physical Education as a school subject. Nine issues are here presented, which discuss relevant aspects of football, as well as its correlation with art, its history, and the female football background. Fin ally, we get into a deeper study of the games used in popular culture and its link to football, through games such as "button football", including learning processes such as rule system, the interpretation of competitions, and the appraisal of popular culture.
  • Necessidades de formação para o exercício profissional na perspectiva do treinador de Futebol em função da sua experiência e nível de formação Artigos Originais

    Cunha, Gabriel Barros da; Mesquita, Isabel Maria Ribeiro; Rosado, António Fernando Boleto; Sousa, Tiago; Pereira, Pedro

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo consistiu no reconhecimento das necessidades de formação das competências profissionais de treinadores de Futebol em função dos anos de experiência profissional e da formação federativa. A amostra foi constituída por 81 treinadores portugueses. A recolha dos dados foi realizada através da aplicação de um questionário após validação de construção e de conteúdo. Como procedimentos estatísticos, recorremos ao teste paramétrico One-Way ANOVA para a comparação entre dois grupos e para mais de dois grupos foram estimados os Post-Hocs com recurso ao teste de Tukey. Os resultados mostraram que os treinadores com formação federativa mais elevada, níveis II e III, reconhecem menores necessidades de formação que os treinadores sem formação nas áreas do Treino, Competição e Papel de Formador. Por sua vez, os treinadores mais experientes reconheceram menores necessidades de formação nos domínios do Treino, da Gestão Desportiva e do Papel de Formador em relação aos menos experientes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study consisted in the recognition of Football coaches' perceptions of training needs related to the professional competences according to their experience and level of certification, as coach. A sample of 81 Portuguese coaches answered a questionnaire applied after its construction and content validation. The statistical procedure used was One-Way ANOVA to make comparison between two groups and the Tukey' test for post-hoc comparisons. The results showed that the coaches with the highest level of certification, levels II and III, recognized lower training needs than coaches without certification in the areas of Training, Competition and Coach Education. Moreover, the more experienced coaches recognized, also, lower training needs than less experienced coaches in the areas of Training, Sport Management and Coach Education.
  • Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física Artigos Originais

    Silva, Afonsa Janaína da; Iaochite, Roberto Tadeu; Azzi, Roberta Gurgel

    Resumo em Português:

    Os julgamentos feitos pelos professores acerca das próprias capacidades para ensinar são importantes para a tomada de decisão e para as ações que se seguirão ao longo do processo ensino e aprendizagem na docência em Educação Física. Com objetivo de investigar as crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física, 159 alunos das 3ª e 4ª séries de cursos de licenciatura em Educação Física responderam a Escala de autoeficácia de professor de Educação Física e um questionário de caracterização. Os participantes se perceberam com um nível elevado de auto-eficácia, reconhecendo a importância da experiência direta de docência durante a formação. Esses resultados fornecem orientações para o planejamento de estratégias de ensino face à construção de crenças de auto-eficácia elevadas durante o processo formativo, haja vista que as conseqüências dessa crença estão associadas com os comportamentos de engajamento e envolvimento na tarefa de ensinar.

    Resumo em Inglês:

    The judgments made by teachers about their own abilities to teach are important for decision making and the actions that will follow over the teaching and learning process in teaching in Physical Education. In order to investigate self-efficacy beliefs of student teachers in Physical Education, 159 students from 3rd and 4th grades of undergraduate courses in Physical Education responded to Physical Educator‟s Self-efficacy scale and a questionnaire. Participants are realized with a high level of self-efficacy, recognizing the importance of mastery experiences of teaching during undergraduate classes. These results provide guidance for planning strategies to address the construction of high teaching self-efficacy beliefs during the preparation process, considering that the consequences of such beliefs are associated with engagement and involvement in the task of teaching.
  • Lazer na terceira idade: desenvolvimento humano e qualidade de vida Artigos Originais

    Mori, Guilherme; Silva, Luciene Ferreira da

    Resumo em Português:

    O artigo teve como objetivo compreender a visão sobre o lazer e o entendimento que os idosos possuíam sobre os seus benefícios, dado o quadro de ociosidade dessa população. Foi utilizada uma amostra de sujeitos residentes na cidade de Bauru-SP, com idade igual ou superior a cinqüenta anos, de ambos os sexos e de classe desfavorecida economicamente. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foi desenvolvido um projeto de intervenção que visou a educação para o lazer. Chegou-se a conclusão que são necessárias políticas públicas e profissionais qualificados para a construção de projetos e de equipamentos que expandam o Lazer, difundindo-o e atingindo as pessoas da terceira idade desde fases anteriores da vida. Com materiais simples e de baixo custo, no projeto de intervenção, se alcançou o lazer-educação e a educação para o lazer de forma satisfatória.

    Resumo em Inglês:

    The article aimed to understand the concept of leisure and understanding that older people have about their benefits to the quality of life as part of the idleness of the population. We used a sample of subjects living in the city of Bauru, SP, aged less than fifty years, of both sexes and economically disadvantaged class. It was used in literature, documentary and field. We developed an intervention project that aimed to education for leisure. It was the conclusion that public policies are necessary and qualified professionals for construction projects and equipment to expand the Recreation, spreading it and reaching the people of old age since previous stages of life. Materials with simple and low cost, the project of intervention, it reached the recreation-education and education for leisure satisfactorily.
  • Redução da dor crônica associada à escoliose não estrutural, em universitárias submetidas ao método Pilates Artigos Originais

    Araújo, Maria Erivânia Alves de; Silva, Elirez Bezerra da; Vieira, Pollyana Coelho; Cader, Samária Ali; Mello, Danielli Braga de; Dantas, Estélio Henrique Martin

    Resumo em Português:

    Objetivo: Avaliar a eficácia do método Pilates na redução da dor crônica associada à escoliose não estrutural. Método: Participaram do estudo ensaio clínico controlado e aleatorizado 31 universitárias, com idade entre 18 e 25 anos, com diagnóstico de escoliose não estrutural e apresentando dor crônica na coluna vertebral. A amostra foi dividida em grupo controle (n=11) que não foi submetido a nenhuma intervenção terapêutica e grupo experimental (n=20) que participou do programa de mecanoterapia pelo método Pilates. A intervenção consistiu de vinte e quatro sessões. Os movimentos foram orientados de acordo com a convexidade da escoliose de cada indivíduo. Foi utilizado o teste de Adams, radiografia panorâmica da coluna vertebral (pré tratamento) e um questionário mediante a "Escala de dor percebida CR 10 de Borg" (pré e pós tratamento). O tratamento estatístico utilizado foi a ANOVA 2x2 de medidas repetidas, seguida do teste post hoc de Tukey. Resultados: Os resultados identificaram diminuição significativa de 66% da dor no grupo experimental (P = 0,0002). Conclusão: Pode-se verificar que o programa de exercícios utilizando-se o método Pilates para jovens com escoliose não estrutural, apresentando dor na coluna vertebral é eficaz, pois houve redução da intensidade de dor.

    Resumo em Inglês:

    Objective: To evaluate the effectiveness of the Pilates method in the reduction of the chronic pain associated to a non structural scoliosis. Method: 31 academical subjects participated in the clinical aleatorical controlled experiment study, under age between 18 and 25 years, with diagnosis of non structural scoliosis and presenting chronic pain in the spine. The sample was divided into: control group (n=11) that the was not submitted to any therapeutic intervention and experimental group (n=20) that participated of the mecanotherapy program for the Pilates method. The intervention consisted of twenty-four sessions. The movements were guided in agreement with the convexity of each individual's scoliosis. The test of Adams, panoramic x-ray of the spine was used (pre treatment) and a questionnaire by the "Scale of noticed pain CR 10 of Borg" (pre and post treatment). The used statistical treatment was ANOVA 2x2 of repeated measures with the test post hoc of Tukey. Results: Findings demonstrated a significant decrease of 66% of the pain for the experimental group (P = 0,0002). Conclusion: It can be observed that the exercise program using the Pilates method to young people is effective and improved the reduction of chronic pain among young subjects presenting non structural scoliosis.
  • Nos rastros da memória de um "Mestre de Ginástica" Artigos Originais

    Mazo, Janice Zarpellon; Lyra, Vanessa Bellani

    Resumo em Português:

    A trajetória de vida de Georg Black, considerado o precursor da Educação Física e dos Esportes no Estado do Rio Grande do Sul, foi marcada por muitas realizações. Por sua relevante contribuição na propagação da ginástica alemã nos clubes esportivos e nas escolas da comunidade alemã de Porto Alegre e São Leopoldo por mais de 30 anos (1905-1937) é apontado por autores (Daudt, 1952; Hofmeister, 1987) como sendo o "Pai da Educação Física no Rio Grande do Sul". Seu nome é lembrado em alguns lugares da cidade de Porto Alegre: Centro Comunitário Georg Black (CEGEB), Grupo de Escoteiros Georg Black e SOGIPA. O objetivo central do presente estudo foi reconstituir a história de vida de Georg Black no cenário da educação física e esportes do Rio Grande do Sul. Para tanto, as fontes consultadas e submetidas à análise documental foram os livros comemorativos da SOGIPA, Atlas do Esporte no Brasil e no Rio Grande do Sul, jornal da Turnerbund, entre outras fontes impressas. A pesquisa revelou que Georg Black, se inseriu de forma ampla no cenário esportivo, especialmente porto-alegrense, contribuindo para a emergência e difusão de práticas corporais e esportivas diversificadas.

    Resumo em Inglês:

    The trajectory of life of Georg Black, considered the precursor of the Physical Education and the Sports in the state of the Rio Grande Do Sul, was marked by many accomplishments. For its excellent contribution in the propagation of the german gymnastics in the sporting clubs and the schools of the german community of Porto Alegre and São Leopoldo for more than 30 years (1905-1937), some authors (Daudt, 1952; Hofmeister, 1987) it to it mentions as being the "Father of the Physical Education in the Rio Grande Do Sul". Its name is remembered in some places in the city of Porto Alegre: Communitarian center Georg Black (CEGEB), Group of Escoteiros Georg Black and in some sectors of the SOGIPA. In this way, the central objective of the present study was to reconstitute to the history of life of Georg Black in the scene of the Physical Education and Sports of the Rio Grande do Sul. For in such a way, the consulted sources had been the act books and annual reports of the SOGIPA, commemorative books of this society of gymnastics, Atlases of the Sport in Brazil and the Rio Grande do Sul, Sporting Register of the Rio Grande do Sul, Periodical Post office of the People, among others sources printed. The research revealed that Georg Black, inserted widely in the sports arena, especially Porto Alegre, contributing to the emergence and dissemination the diversified corporeal practices and sports.
  • O movimento como tema gerador para a prática pedagógica inter/trans/multidisciplinar Artigos Originais

    Sanches, Ana Claudia de Melo; Costa, Edrick José Iketani da

    Resumo em Português:

    Neste texto, Vivemos atualmente uma crise paradigmática no campo das ciências e que aos poucos a vemos tomar conta de nossa educação. Tal crise veio a inquietar-nos no sentido de como vemos o mundo, a ciência, a experiência e principalmente a educação. Notoriamente ela nos mostrou o quanto reduzimos a realidade, a cognição e, pior, o Homem em partes dissecadas sem ao menos um vestígio de vida. Nessa problemática, autores como: Moscovici, Merleau-Ponty (1999), Capra e Moreira se esmeraram a entender as partes a partir do todo e o todo a partir das partes num movimento complexo e sistêmico. Mostraram o quanto a ciência clássica limitava explicações de sistemas vivos que por serem vivos apresentam complexidades. Identificaram os obstáculos conceituais e de aprendizagem que foi atribuído a:o corpo, ao movimento humano, isto é, a motricidade humana.

    Resumo em Inglês:

    We live today a paradigm crisis in the sciences and to see that slowly take over our education. This crisis came to disturb us in the sense we see the world, science, experience and especially education. Usually she showed us how much we reduce the reality, cognition, and the worst of it is that dissecting the human body in parts without even a trace of life. In this issue authors as Moscovici, Merleau-Ponty (1999), and Moreira Capra went to great pains to understand the parts from the whole and the whole from the parts in a complex and systemic movement. Showed how classical science limited explanations of living systems because they are living present complexities. Identified conceptual obstacles and learning that was attributed to: the body, human motion, ie, the human movement.
  • Corpo discente em movimento: reivindicações estudantis na Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul (1957-1964) Artigos Originais

    Kaminski, Leon Frederico; Goellner, Silvana Vilodre

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa analisa a ação de estudantes da Escola de Educação Física do Rio Grande do Sul entre os anos de 1957 e 1964. Tal recorte justifica-se por se caracterizar como um período de forte atuação, organização e articulação dos estudantes em termos locais e nacionais. Fundamentada na perspectiva teórico-metodológica da História Cultural foram analisadas fontes tais como atas, reportagens, depoimentos orais, bem como publicações dos estudantes. Como ferramenta metodológica foi utilizada a análise de conteúdo cujos documentos foram analisados em separado e, posteriormente, relacionados entre si. Desse entrecruzamento foram elaboradas unidades de significado que possibilitavam melhor compreender as ações empreendidas pelos estudantes no âmbito interno da ESEF bem como sua articulação com o movimento nacional. Destacamos, assim, a participação política dos estudantes em duas mobilizações que ocorreram no interior da Escola: o movimento reivindicatório de 1958 e o movimento pela sede própria.

    Resumo em Inglês:

    This research analyzes student action at the Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul , between the years 1957 and 1964. Its focus is justified by the strong mobilization, organization and articulation of students at the national and local level during this period. Based on the theoretical and methodological perspective of Cultural History, we analyze sources such as meeting minutes, reports, oral testimonies and student publications. Our methodological tool is Content Analysis, in which we take an initial separate look at documents and then, at a latter moment, attempt to relate them to one another. From these interconnections we go on to elaborate units of signification which allow a better understanding of student actions within the internal environment of the ESEF, as well as their articulation within a national movement. We give salience to the political participation of students in two mobilizations that took place within the institution: the demand-centered movement of 1958 and the mobilization for a campus of its own.
  • Educação física, desenvolvimento e inovação: o argumento da hélice tríplice Artigos Originais

    Silva, Carlos Alberto Figueiredo da; Lopes, José Pedro Sarmento Rebocho; Araújo Netto, Jacques de

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa dados presentes no Portal da Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, com o objetivo de compreender o processo de inovação na área de educação física. Utiliza-se o argumento hélice tríplice como referencial teórico para avaliar a sinergia entre universidade-governo-empresa no campo da pesquisa em educação física. A metodologia utilizada pautou-se pela pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados permitem inferir que a área de pesquisa em educação física pode ser caracterizada como tipicamente multidisciplinar. Constata-se um número expressivo de pesquisadores e de grupos de pesquisa. Entretanto, não existem empresas vinculadas. A não participação da empresa indica que a educação física está distante do setor produtivo, o que ressalta a sua incapacidade, hoje, em captar recursos para a pesquisa junto a esse setor, bem como envolvê-lo em esquemas que viabilizem projetos de inovação e desenvolvimento a partir de ações de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the data on the Science and Technology Ministry of Brazil's Portal for Innovation. The aim is to understand the process of the physical education innovation. We use the argument triple helix as theoretical framework to evaluate the synergy between university-industry-government in the physical education's field of research. The methodology was guided by the literature and document's research. The results allow us to infer that the area of physical education research is typically multidisciplinary. There is a significant number of researchers and research groups, however, there are no related industries. The non-participation of the industries indicates that physical education is far from the productive sector, which highlights the today's inability to raise funds for the survey of this sector, and involve it in schemes that enable innovation and development projects from research activities.
  • Avaliação da capacidade de realizar sprints repetidos no futebol Artigos De Revisão

    Bortolotti, Henrique; Pasquarelli, Bruno Natale; Soares-Caldeira, Lúcio Flávio; Altimari, Leandro Ricardo; Nakamura, Fábio Yuzo

    Resumo em Português:

    A maioria dos esportes coletivos (ex.: futebol, basquete, handebol) tem como característica a intermitência, flutuando entre breves períodos de esforços máximos ou próximos ao máximo seguidos de períodos e formas de recuperação. Alguns autores têm proposto diversos testes que tem por finalidade mensurar a capacidade desses atletas em realizar esforços repetidos máximos (RSA), a qual estaria diretamente relacionada aos momentos decisivos durante partida. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo descrever os diferentes protocolos de testes para avaliar a RSA em jogadores de futebol, com base em artigos originais e algumas revisões levantadas na base de dados Medline. Diante dos achados, sugerimos a utilização de quatro protocolos, dois envolvendo sprints lineares (AZIZ et al., 2008; REILLY, 2001) e dois utilizando sprints com mudanças de direção (BANGSBO, 2008; IMPELLIZZERI et al., 2008) para avaliação da RSA em jogadores de futebol, gerando importantes parâmetros de desempenho, que permitem ainda a elaboração de programas de treinamento para a melhora dessa capacidade. Recomendamos ainda, a utilização do tempo médio e/ou total como uma medida geral da capacidade de realizar sprints repetidos e as parciais de tempo de cada sprint para identificar possíveis pontos fortes e fraco de cada atleta.

    Resumo em Inglês:

    The most of team sports (soccer, basketball, handball) is characterized by intermittency, fluctuating between brief periods of maximum effort or near the maximum followed by periods and forms of recovery. Some authors have proposed several tests to measure the ability of these athletes to perform repeated sprints (repeated sprint ability - RSA), which would be directly related to the decisive moments during match. Then, this study aimed to describe the different test protocols to assess RSA in soccer players, based on original articles and reviews selected in some databases (Medline). Therefore, we suggest four protocols, two involving sprints linear (Aziz et al. 2008; Reilly, 2001) and two involving sprints with changes of direction (Bangsbo, 2008; Impellizzeri et al., 2008) to evaluate the RSA in soccer players, generating important performance parameters, which allow to develop training programs to improve that capacity. We also recommend the use of average and/or total time as a general measure of ability to perform repeated sprints and the partial duration of each sprint to identify strengths and weakness of each athlete.
  • Aspectos determinantes do posicionamento corporal no ciclismo: uma revisão sistemática Artigos De Revisão

    Kleinpaul, Julio Francisco; Mann, Luana; Diefenthaeler, Fernando; Moro, Antônio Renato Pereira; Carpes, Felipe Pivetta

    Resumo em Português:

    Através de revisão sistemática, fez-se um levantamento de estudos que tratam do posicionamento corporal adequado para o ciclismo. Para isso, buscou-se por referências em língua Portuguesa e Inglesa, nas bases de dados LILACS, ScienceDirect, SciELO e MEDLINE. Os descritores utilizados para a busca dos artigos foram: posicionamento corporal + ciclismo; ajuste + bicicleta; postura + ciclismo; body positioning + cycling; bicycle fitting; cycling posture. Foram considerados artigos originais, de revisão simples, dissertações de mestrado e livros que tratassem de forma clara e objetiva o assunto, desde que publicados entre 1993 e 2009 (outubro). No total 20 estudos atenderam esses requisitos. De modo geral, estes sugerem que o conhecimento e habilidade para ajustar a bicicleta são úteis, no entanto, mesmo existindo protocolos para o ajuste adequado da bicicleta ao ciclista, os estudos denotam que a maioria dos ciclistas ainda as utiliza de forma errônea. Isso sugere a dificuldade de acesso aos estudos.

    Resumo em Inglês:

    By means of systematic review a surveying of English and Portuguese language studies concerning the expected body positioning for improvement of cycling. Search engines used were LILACS, ScienceDirect, SciELO and MEDLINE. The keywords used to find relevant papers were: posicionamento corporal + ciclismo; ajuste + bicicleta; postura + ciclismo; body positioning + cycling; bicycle fitting; cycling posture. Original papers, short review papers, master thesis and books published from 1993 to 2009 (October) were considered when the main subject of discussion was the topic of interest. A total of 20 studies were considered. In general, the studies suggest that is will be useful to know about the bicycle fitting. Even so protocols for body positioning evaluation are available, most of studies concluded that cyclists are not able to use this protocol correctly. It suggests the difficult to access studies.
  • Atividade física e funcionalidade do idoso Artigos De Revisão

    Maciel, Marcos Gonçalves

    Resumo em Português:

    A adoção de um estilo de vida ativo proporciona diversos benefícios à saúde, uma vez que é considerado como um importante componente para a melhoria da qualidade de vida e da independência funcional do idoso. Porém, tão importante quanto investigar os benefícios biopsicossociais adquiridos pela prática da atividade física, é compreender os fatores associados que influenciam a sua adesão e manutenção. Sendo assim, a partir de uma revisão da literatura, o presente artigo tem como proposta discutir a relação entre adesão à prática da atividade física e a funcionalidade do idoso.

    Resumo em Inglês:

    Adopting an active lifestyle provides many health benefits and is regarded as an important component to improving the quality of life and functional independence of the elderly. But as important as investigating the biopsychosocial benefits acquired by the practice of physical activity, is the understanding of associated factors that influence the adherence and maintenance. Thus, from a review of the literature, this article had the purpose to discuss the proposed adherence of the relationship between physical activity and of the elderly functionality.
  • Da escola de ofício a profissão educação física: a constituição do habitus profissional de professor Artigos De Revisão

    Souza Neto, Samuel de; Benites, Larissa Cerignoni; Silva, Mellissa Fernanda Gomes da

    Resumo em Português:

    Este estudo trata da questão dos elementos que constituem o habitus profissional de professor, tendo na construção da identidade docente o ponto de partida. Como resultado concluiu-se que o habitus profissional é formado por uma gramática geradora de práticas, rotinas e esquemas que envolvem ações didáticas, hexis corporal e postura.

    Resumo em Inglês:

    Study addresses the question of elements that constitute the habitus of professional teacher, and the construction of teacher identity the starting point. As a result it was concluded that the professional habitus consists of a grammar-generating practices, routines and schemes involving didactic actions, hexis body and posture.
  • Educação Física, esporte e cultura no ensino superior: íntimas relações com o Brasil e a atualidade Artigos De Atualização Ou Divulgação

    Silva, André Calil e; Zamboni, Milton José

    Resumo em Português:

    Este trabalho parte das concepções legais e profissionais da Educação Física e do esporte no ensino superior e sua relação com a cultura. Objetivamos vincular o trabalho do profissional em Educação Física de ensino superior e o desenvolvimento das práticas deste em relação ao contexto histórico cultural que o Brasil viveu desde a ditadura, passando pelo processo de redemocratização política e o desenvolvimento das visões atuais de aprendizado desportivo e da cultura sob ponto de vista do culturalismo antropológico. Sob a ótica do antropólogo americano Clifford Geertz, que toma a cultura como um sistema de signos significantes do qual os indivíduos compartilham vinculamos as concepções sob a profissão supracitada de autores e documentos de destaque na área. Construímos uma breve reflexão sobre a prática esportiva como elemento de formação da cultura, apontando para uma relação circular: esporte é cultura, assim como a cultura define o esporte.

    Resumo em Inglês:

    This work deals with legal and professional conceptions of the Physical Education and sport in higher education and its relationship with the culture. The main idea of this subject is to insert the professional of Physical Education in higher education and the development of this practical in relation with historical cultural context that Brazil lived since the dictatorship. This process started with the redemocratization politics process and the development of the new visions of porting learning and the culture under the point of view of the anthropologic culturalism. Under the optics of american anthropologist Clifford Geertz, who treats the culture as a system of significant signs of which the individuals share, we tried to construct an interpretation of the above-mentioned profession, starting with authors and documents prominence in the sports field. We construct one brief reflection of the practical sportive as formation element of the culture, pointing a circular relation: sport is culture, as well as the culture defines the sport.
  • A dança circular na resolução de situações-problema em aulas de Educação Física Relatos De Experiência

    Teixeira, Sammia Smirna Freitas; Souza, Maurício Teodoro de

    Resumo em Português:

    Entender como o ser humano se organiza é tão complexo quanto entender como a Natureza interage com essa organização. A dança compreende uma das mais antigas atividades humanas cujas origens se confundem com a origem da própria humanidade, o que remete à época em que o homem vivia em estreita relação com a natureza. Nosso trabalho consistiu em realizar inferências sobre o processo de auto-organização do comportamento de crianças quando colocadas para solucionar situações-problema no contexto das danças circulares. Realizamos atividades que contassem com situações da dança circular utilizando materiais como: elástico, tecido, jornal, papel pardo, giz de cera. Através das danças circulares percebemos como a organização aparece e desaparece de forma muito dinâmica. É importante assinalar que o processo de constituição de um grupo dançante não é linear. Tal qual a roda, que vai e vem, requer tempo para girar num ritmo compassado, sintonizado, centrado.

    Resumo em Inglês:

    Understanding how the human being is organized is as complex as understanding how nature interacts with that organization. The dance comprises one of the oldest human activities whose origins are intertwined with the origin of humanity itself, which refers to the time when man lived in close relationship with nature. Our job was to make inferences about the process of self-organization of the behavior of children when asked to solve problem situations in the context of circle dances. We count on activities that situations dance move using materials such as rubber, cloth, paper, brown paper, crayons. Through the circular dances we see how the organization appears and disappears very dynamic. It is important to note that the process of forming a group dance is not linear. Like the wheel, which comes and goes, requires time to turn in a paced rhythm, tune, centered.
  • Análise de fatores associados ao comportamento bullying no ambiente escolar Resumos De Dissertações Ou Teses

    Levandoski, Gustavo
  • Identidades imaginadas: futebol e nação na crônica esportiva brasileira do século XX Resumos De Dissertações Ou Teses

    Capraro, André Mendes
Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista, Av. 24-A, 1515, 13506-900 Rio Claro, SP/Brasil, Tel.: (55 19) 3526-4330 - Rio Claro - SP - Brazil
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