Acessibilidade / Reportar erro

O CORPO COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM CINCO PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

THE BODY AS SUBJECT FOR KNOWLEDGE PRODUCTION: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF FIVE PHYSICAL EDUCATION JOURNALS

EL CUERPO COMO TEMA DE LA PRODUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO: UN ANÁLISIS BIBLIOMÉTRICA EN CINCO REVISTAS DE LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILEÑA

Resumo

Este artigo está inserido no contexto de uma pesquisa cujo objetivo foi oferecer um “estado da arte” da produção do conhecimento sobre o corpo veiculada em cinco periódicos da Educação Física brasileira (Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Motus Corporis, Pensar a Prática, Motrivivência e Revista da Educação Física). Em termos metodológicos, realiza uma análise bibliométrica dos artigos sobre o corpo circunscritos à área sociocultural e pedagógica, ocasião para disponibilizar quadros percentuais diversos que possibilitaram retratar a distribuição decenal, por revista, dos artigos sobre a temática, a tipologia dos artigos, a identificação da autoria, a titulação, a filiação institucional e regional. As análises se concentraram em uma interpretação do conjunto de dados a partir do diálogo com outros estudos de semelhante propósito.

Palavras-chave
Corpo humano; Educação Física; Publicações periódicas; Bibliometria

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br