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CULTURAS INFANTIS NAS FOTOGRAFIAS DO PARQUE VIOLETA DÓRIA LINS (DÉCADAS DE 1940 A 1960)

CHILDREN’S CULTURE IN PHOTOGRAPHS OF VIOLETA DÓRIA LINS PLAYGROUND (FROM 1940’S TO 1960’S)

LA CULTURA INFANTIL EN LAS FOTOGRAFÍAS DEL PARQUE VIOLETA DÓRIA LINS (DÉCADAS 1940 A 1960)

Resumo

O Parque Infantil Violeta Dória Lins foi inaugurado em 1940, em Campinas, como parte de um projeto mais amplo que tinha como finalidade educar e cuidar de crianças. Nesses parques, as intenções educativas evidenciavam o papel da arquitetura e da natureza. O objetivo deste trabalho é compreender as culturas infantis nas produções materiais e simbólicas produzidas para as crianças que frequentaram parques infantis entre as décadas de 1940 e 1960 na cidade de Campinas. Para essa investigação, foram selecionadas fotografias do acervo da instituição, bem como do Museu da Imagem e do Som de Campinas. A análise evidenciou que havia dois padrões de fotografias armazenados. Um empenhado na exibição das estruturas edificadas; outro, das práticas educativas que envolviam as crianças. Concluímos que as particularidades do projeto educacional dos Parques Infantis representavam possibilidades profícuas para a produção de culturas infantis, a partir da valorização do contato com a natureza e de um programa pedagógico voltado para atividades artísticas, trabalhos manuais, jogos e brincadeiras.

Palavras-chave:
História da educação; Culturas infantis; Parques Infantis; Educação e Natureza.

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