Acessibilidade / Reportar erro

CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN

PHYSICAL EDUCATION STUDENTS’ HISTORICAL AWARENESS: AN ANALYSIS BASED ON JÖRN RÜSEN’S HISTORICAL LEARNING THEORY

CONSCIENCIA HISTÓRICA DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA: UN ANÁLISIS DE LA TEORÍA DE APRENDIZAJE HISTÓRICO DE JÖRN RÜSEN

Resumo:

o objetivo desta investigação foi identificar o tipo de Consciência Histórica e competências de orientação de estudantes de Educação Física produzidas a partir de Curso Online Aberto e Massivo com o tema “história do futebol praticado por mulheres no Brasil”. A pesquisa qualitativa e exploratória produziu dados por meio de atividade avaliativa do curso. Foram confeccionadas respostas à questão problema relacionada à jovem Cristina e suas dúvidas em relação à tentativa de se tornar jogadora profissional. Os concluintes elaboraram dez Narrativas Históricas de acordo com o conceito de Jörn Rüsen. Oito expressaram uma Consciência Histórica Genética e dois do tipo Crítica. Como competência de orientação sinalizaram-se: o engajamento na modalidade; a construção de uma alternativa caso a profissionalização não desse certo; a perspectiva de carreira no exterior. Tal estudo traz ao campo um instrumental teórico que pode contribuir para qualificar o ensino da História da Educação Física.

Palavras-chave
História; Educação Física; Capacitação profissional; Educação continuada

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br