Acessibilidade / Reportar erro

A ATIVIDADE FÍSICA REPRESENTADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRIMÀRIA

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a representação da atividade física que aparece nos livros didáticos de Educação Física e sua relação com os diferentes blocos de conteúdos da área, no Ensino Fundamental. A amostra foi composta por um total de 3836 imagens publicadas em 34 livros didáticos pertencentes a seis editoras espanholas, entre 2006 e 2013. A técnica de pesquisa foi a análise de conteúdo utilizando a ferramenta SAIMEF. O software SPSS 22.0 foi utilizado para a análise estatística. Os resultados mostram uma clara predominância do bloco de conteúdo dos “jogos e atividades esportivas”. Esse desequilíbrio na representação dos blocos não responde aos ensinamentos mínimos que o Real Decreto 1513/2006 estabelece no currículo primário no contexto espanhol, motivo pelo qual é necessário refletir sobre a visão tradicional da atividade física nesse material curricular.

Palavras chave:
Educação Física; Ensino Fundamental; Exercício; Livros didáticos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br