Acessibilidade / Reportar erro

CERTA HERANÇA MARXISTA NO RECENTE DEBATE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL* * Tomo aqui emprestado o título do livro de José Arthur Gianotti (2000), não porque meus argumentos encontrem eco na laboriosa análise da tradição marxista elaborada por ele, mas porque se trata, lá e cá, de um mesmo fenômeno. O trabalho é resultado parcial do Programa Programa de Pesquisas Teoria Crítica, Racionalidades e Educação (V), financiado pelo CNPq.

CIERTA HERENCIA MARXISTA EN EL DEBATE RECIENTE DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL

Resumo

O artigo analisa aspectos do surgimento e desenvolvimento de uma abordagem marxista na Educação Física brasileira. Para tanto, procura em primeiro lugar, reconstruir o percurso do conceito cultura corporal da Europa para o Brasil. Alinhando-se aos debates e tensões da Guerra Fria, tal abordagem chega ao país em concorrência e correspondência com outros, como cultura de movimento e cultura corporal de movimento. Isso tudo compõe o Movimento Renovador em Educação Física, cuja resposta principal é a consecução de uma Educação Física crítica, no contexto de redemocratização. A seguir, o trabalho comenta brevemente o tema do corpo e sua educação em Marx e Gramsci, e examina alguns aspectos do conceito de cultura corporal em visada interna ao próprio marxismo. Finalmente, aponta-lhe um défice dialético e sugere, ainda nos marcos de Marx, possibilidades de interpretação e proposição da educação do corpo.

Palavras chave:
Educação Física; Crítica; Marxismo; Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br