Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUAS FORMAS E SEUS LUGARES NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO

PHYSICAL EDUCATION IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL, ITS FORMS AND ITS PLACES IN THE SCHOOL CURRICULUM: A REVIEW

EDUCACIÓN FÍSICA EN LOS ÚLTIMOS AÑOS DE LA EDUCACIÓN BÁSICA, SUS FORMAS Y SUS LUGARES EN EL PROGRAMA ESCOLAR: UN ESTUDIO DE REVISIÓN

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão da produção científica em que mapeamos o que vem sendo pesquisado, os conceitos que se têm construído e o que se tem publicado acerca da temática Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e currículo escolar, bem como buscamos entender em que perspectivas esta temática vem sendo investigada. Foi realizada a busca de artigos em periódicos brasileiros disponíveis online, da área da Educação Física de estratos Qualis A2, B1 e B2.É possível compreender a partir desta revisão que a Educação Física vem se configurando de diferentes formas nas escolas e que os processos de construção curricular têm se efetivado de diversas maneiras. Neste sentido, é possível compreender a Educação Física no ensino fundamental no contexto brasileiro como plural e heterogênea.

Palavras-chave
Educação Física; Currículo; Educação; Estudo de revisão

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br