Acessibilidade / Reportar erro
Movimento, Volume: 24, Número: 4, Publicado: 2018
  • A CORPOREIDADE “DAS PRETAS”: IDENTIDADE E CONSUMO NAS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS DE EMPODERAMENTO EM UM COLETIVO DE MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE VITÓRIA Artigos Originais

    Carneiro, Gustavo Marchetti; Gomes, Ivan Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto apresenta elementos de uma pesquisa realizada junto a um coletivo de mulheres negras atuantes na cidade de Vitória (ES), denominado Das Pretas. O texto tem como objetivo interpretar os modos de subjetivação e formação deste coletivo a partir das relações entre corpo, consumo e identidades políticas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e teve na observação participante sua principal estratégia. Utilizamos o diário de campo, entrevistas semiestruturadas e informações disponibilizadas em páginas virtuais vinculadas ao coletivo para a produção dos dados. A partir daí, foram elaboradas categorias de análise como estratégia interpretativa para a compreensão desses processos no coletivo e sua relação com o corpo. Consideramos que o trabalho possibilita reflexões sobre a corporeidade negra no Brasil contemporâneo ao destacar as ideias, as propostas e as ações deste coletivo, bem como oferece algumas críticas ao discurso sobre o corpo modelo identificado durante a pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto presenta elementos de una investigación realizada junto a un colectivo de mujeres negras actuantes en la ciudad de Vitória (ES), denominado "Das Pretas". Tiene como objetivo interpretar los modos de subjetivación y formación de este colectivo a partir de las relaciones entre cuerpo, consumo e identidades políticas. La investigación se caracteriza como cualitativa y tuvo como principal estrategia la observación participante. Utilizamos el diario de campo, entrevistas semiestructuradas e informaciones disponibles en páginas virtuales vinculadas al colectivo para la producción de los datos. Sobre esa base, fueron elaboradas categorías de análisis como estrategia interpretativa para la comprensión de esos procesos en el colectivo y su relación con el cuerpo. Consideramos que el trabajo posibilita reflexiones sobre la corporeidad negra en el Brasil contemporáneo al destacar las ideas, las propuestas y las acciones de este colectivo, así como ofrece algunas críticas al discurso sobre el cuerpo modelo identificado durante la investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents elements of a study conducted with a black women’s collective that operates in the city of Vitória, ES, called Das Pretas (Black Women’s). It aims to interpret modes of subjectivation and construction of the group based on relations between body, consumption and political identities. It is a qualitative research with participant observation as its main strategy. To generate data, we used a field diary, semi-structured interviews, and information available on websites linked to the Collective. Then, categories of analysis were built as an interpretative strategy to understand those processes within the collective and their relationship to the body. This work allows reflections about black corporeity in today’s Brazil by highlighting that collective’s ideas, proposals and actions as well as by offering some criticism to the discourse about the model body found during the research.
  • O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CONTEÚDO COM POTENCIAL EMANCIPADOR Artigos Originais

    Costa, Luciane Cristina Arantes da; Mesquita, Isabel; Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli de; Souza, Vânia de Fátima Matias de; Passos, Patricia Carolina Borsato; Vieira, Lenamar Fiorese

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa objetivou analisar a possibilidade emancipadora sobre a prática dos esportes por meio da utilização de um modelo híbrido no ensino na Educação Física Escolar baseado nos modelos de Educação Esportiva e Desenvolvimentista. É um estudo de caso com relatos e depoimentos dos alunos e diário de campo do professor. Foram acompanhadas 45 aulas sistematizadas a partir da indicação dos alunos acerca dos saberes esportivos que lhes despertavam para o saber fazer, chegando ao futsal, basquetebol e handebol. Os resultados indicaram que a experiência pedagógica centrada no modelo híbrido favorece a ação participativa e cooperativa, possibilitando aos pares a emancipação demonstrada na autonomia motora e técnica, além do sentido de responsabilidade no desenvolvimento das atividades esportivas propostas, enaltecendo o fato de que o tratamento didático do conteúdo esportivo pode provocar a inclusão e participação efetiva dos alunos nas aulas de Educação Física.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo analizar la posibilidad emancipadora de la práctica de deportes a través del uso de un modelo híbrido en la enseñanza de Educación Física en la escuela, basado en los modelos de Educación Deportiva y Desarrollista. Se trata de un estudio de caso con relatos y testimonios de estudiantes y diario de campo del profesor. Se siguieron 45 clases sistematizadas a partir de la indicación de los alumnos sobre los conocimientos deportivos que los despertaban para el saber hacer, llegando al futsal, baloncesto y balonmano. Los resultados indicaron que la experiencia pedagógica centrada en el modelo híbrido favorece la acción participativa y cooperativa, posibilitando a los pares la emancipación demostrada en la autonomía motora y técnica, así como el sentido de responsabilidad en el desarrollo de las actividades deportivas propuestas, destacando el hecho de que el tratamiento didáctico del contenido deportivo puede traer consigo la inclusión y participación efectiva de los alumnos en las clases de Educación Física.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research looks into the possibility for emancipation of sports practice by using a hybrid model for teaching school Physical Education based on models of Sports and Developmental Education. It is a case study including student’s accounts and statements and the teacher’s field diary. Forty-four classes were monitored and systematized based on students’ indication of the sports knowledge that awakened them to know-how, including futsal, basketball, and handball. The results indicated that the pedagogical experience centered on the hybrid model favors participatory and cooperative action, enabling peers’ emancipation demonstrated in motor and technical autonomy, as well as the sense of responsibility in developing the proposed sports activities, praising the fact that didactic treatment of the sports content may lead to inclusion and effective participation of students in Physical Education classes.
  • ANÁLISE DA CAPACIDADE FISCAL PER CAPITA NA DESCENTRALIZAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO/ME JUNTO AOS MUNICÍPIOS Artigos Originais

    Santos, Edmilson Santos dos; Starepravo, Fernando Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo Um dos constrangimentos que dificultariam a implementação de programas que exigem contrapartida é a capacidade fiscal das prefeituras. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo verificar se a capacidade fiscal per capita é um fator relevante na distribuição do Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério do Esporte. As informações sobre a capacidade fiscal foram coletadas no IBGE, e sobre o programa diretamente do site do PST. Foram analisados os dados referentes ao período que vai de 2003 a 2012. Os resultados apontam que a capacidade fiscal (CF) per capita não interferiu na distribuição do PST. Além disso, não foi possível confirmar a hipótese de que a CF per capita diminui a capacidade de descentralização do programa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Una de las limitaciones que dificultan la aplicación de programas que requieren una contrapartida es la capacidad fiscal de las municipalidades. Por ello, este estudio tuvo como objetivo verificar si la Capacidad Fiscal por habitante es un factor relevante en la distribución del Programa Segundo Tiempo (PST) del Ministerio de Deportes. Las informaciones sobre la Capacidad Fiscal se recogieron en el IBGE, y sobre el programa directamente desde la web del PST. Se analizaron los datos referentes al período que va de 2003 a 2012. Los resultados muestran que la Capacidad Fiscal por habitante no afectó a la distribución del PST. Además, no fue posible confirmar la hipótesis de que la Capacidad Fiscal disminuye la capacidad de descentralización del programa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One of the constraints hampering implementation of programs that demand a counterpart contribution would be the tax capacity of municipal governments. Therefore, this study aims to verify whether per capita tax capacity is a factor in the distribution of the Ministry of Sports’ Program Segundo Tempo (PST). Information on tax capacity was collected from IBGE’s website and while data on the Program itself was collected from its own website. We analyzed Data on 2003-2012. Results show that per capita tax capacity did not interfere on PST distribution. In addition, the hypothesis that per capita tax capacity decreases the ability to decentralize the program could not be confirmed.
  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO GESTOR ESPORTIVO PARA O MERCADO DE TRABALHO: A (IN)FORMAÇÃO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL Artigos Originais

    Quinaud, Ricardo Teixeira; Farias, Gelcemar Oliveira; Nascimento, Juarez Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo documental, com abordagem quantiqualitativa, foi analisar a oferta de disciplinas na área de Gestão Esportiva nas estruturas curriculares dos cursos de bacharelado em Educação Física de universidades públicas brasileiras (federais e estaduais). As evidências encontradas revelaram o predomínio da oferta de até duas disciplinas nesta área, cujas temáticas concentram-se em Administração e Marketing Esportivo e Gestão de Políticas Públicas em Saúde, Esporte e Lazer. A ampliação da oferta de eixo curricular específico, com realização de estágio curricular, é recomendada para melhor atender as demandas formativas e profissionais na área de Gestão Esportiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio documental, con abordaje cuantitativo y cualitativo, fue analizar la oferta de disciplinas en el área de Gestión Deportiva en las estructuras curriculares de los cursos de licenciatura en Educación Física de universidades públicas brasileñas (federales y estatales). Las evidencias encontradas revelaron el predominio de la oferta de hasta dos disciplinas en el área, cuyas temáticas se concentran en Administración y Marketing Deportivo y Gestión de Políticas Públicas en Salud, Deporte y Ocio. La ampliación de la oferta de eje curricular específico, con realización de práctica curricular, es recomendada para atender mejor las demandas formativas y profesionales en el área de Gestión Deportiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This quantitative and qualitative documental study looked into the offer of Sports Management courses in Physical Education schools’ curricula at Brazilian - federal and state - public universities. The evidence found showed the offer of up to two disciplines in the area, whose topics focus on Sports Administration and Marketing, and Management of Health, Sports and Leisure Policies. Expanding the offer of specific curricular contents including practicum is recommended to better meet the training and professional demands in Sports Management area.
  • OS BRASILEIROS E A COPA NO BRASIL: O ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COMPETIÇÃO SOB AS LENTES DE O GLOBO Artigos Originais

    Chequer, Najla Emiline; Martins, Mariana Zuaneti; Silva, Otávio Guimarães Tavares da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo descreveu e analisou as narrativas identitárias sobre o Brasil veiculadas pelo jornal O Globo antes, durantes e depois da realização da Copa do Mundo no país. A apreciação se deu por meio de uma análise interpretativa, com foco nas narrativas não esportivas. As notícias foram analisadas à luz dos polos da tradição e da modernidade, dualidade que marcou os discursos identitários brasileiros no século XX. Como resultados, as narrativas oscilaram ao longo do evento, de ênfase em nossa modernidade inacabada a outro extremo circunscrito às belezas das nossas características naturais. Os discursos foram ambivalentes e singulares, ao mesmo tempo em que reafirmaram alguns aspectos simbólicos do povo brasileiro. Como balanço, O Globo reatualizou imagens de um Brasil freyreano, cuja confluência entre a miscigenação racial, a cultura e o ambiente geográfico constituía uma modernidade brasileira particular.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo describió y analizó las narrativas identitarias sobre Brasil publicadas por el diario O Globo antes, durante y después de la realización de la Copa del Mundo en el país. La apreciación se dio por medio de un análisis interpretativo, enfocado en las narrativas no deportivas. Las noticias fueron analizadas a la luz de los polos de la tradición y de la modernidad, dualidad que marcó los discursos identitarios brasileños en el siglo XX. Como resultados, las narrativas oscilaron a lo largo del evento, desde el énfasis en nuestra modernidad inacabada al otro extremo, circunscripto a nuestras bellezas naturales. Los discursos fueron ambivalentes y singulares, al mismo tiempo que reafirmaron algunos aspectos simbólicos del pueblo brasileño. Como balance, O Globo reactualizo imágenes de un Brasil freyreano, cuya confluencia entre mestizaje racial, la cultura y el ambiente geográfico constituía una modernidad brasileña particular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article described and analyzed identity narratives about Brazil conveyed by newspaper O Globo before, during and after the 2014 World Cup. We conducted interpretative analysis focused on non-sports narratives. Our analysis was based on the tradition/modernity duality present in Brazilian identity discourses in the 20th century. As a result, narratives changed throughout the event from an emphasis on our unfinished modernity to another extreme limited to the beauty of our natural characteristics. The discourses were ambivalent and unique while reaffirming some symbolic aspects of the Brazilian people. In summary, O Globo updated images of a Freyrean Brazil whose confluence between race miscegenation, culture, and the geographic environment constituted a particular Brazilian modernity.
  • INVENTÁRIO DE LAZER SÉRIO: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DO SERIOUS LEISURE INVENTORY AND MEASURE (SLIM) Artigos Originais

    Doll, Johannes; Stigger, Marco Paulo; Oliveira, Saulo Neves de; Souza, Luciana Karine de; Pacheco, Ariane Corrêa; Anater, Leonel da Silva Tagarra; Sbicigo, Juliana Burges

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo realizar a tradução e a adaptação transcultural do Inventário de Lazer Sério - SLIM (Serious Leisure Inventory and Measure) e investigar evidências iniciais de validade de construto (confiabilidade e estrutura interna). Participaram 361 universitários (63% de mulheres), com idades entre 18 e 26 anos. A análise fatorial confirmatória indicou adequação do modelo de 18 fatores, com índices de ajuste apresentando valores próximos aos do artigo original [χ2/gl = 1,95; CFI = 0,90; TLI = 0,89; RMSEA = 0,05 (0,04-0,05); SRMR = 0,05]. Os índices de confiabilidade desses fatores variaram entre a 0,73 e 0,94. Conclui-se que o SLIM-Brasil possui evidências de validade satisfatórias para sua aplicação em jovens brasileiros. Com este instrumento à disposição em língua portuguesa, é importante realizar estudos na perspectiva do lazer sério em outras faixas etárias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo realizar la traducción y la adaptación transcultural del Inventario de Ocio Serio (IOS), e investigar evidencias iniciales de validez de constructo (confiabilidad y estructura interna). Participaron 361 universitarios (63% de mujeres), con edades entre 18 y 26 años. El análisis factorial confirmatorio indicó adecuación del modelo de 18 factores, con índices de ajuste presentando valores próximos a los del artículo original [χ2/gl = 1,95; CFI = 0,90; TLI = 0,89; RMSEA = 0,05 (0,04-0,05); SRMR = 0,05]. Los índices de confiabilidad de estos factores variaron entre 0,73 y 0,94. Se concluye que el SLIM-Brasil posee evidencias de validez satisfactorias para su aplicación en jóvenes brasileños. Con este instrumento disponible en lengua portuguesa, sería importante realizar estudios en la perspectiva del ocio serio en otras franjas de edad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to conduct translation and transcultural adaptation of the Serious Leisure Inventory and Measure (SLIM) and investigate initial evidence of construct validity (reliability and internal structure). Participants were 361 university students (63% female) aged 18-26. Confirmatory factor analysis indicated the adequacy of the 18-factor model, with adjustment indexes presenting values close to those of the original article [χ2 / gl = 1.95; CFI = 0.90; TLI = 0.89; RMSEA = 0.05 (0.04-0.05); SRMR = 0.05]. Reliability indexes for these factors varied from 0.73 to 0.94. SLIM-Brazil has satisfactory validity evidence to be used with young Brazilians. With this instrument available in Portuguese, it would be important to carry out studies from the perspective of serious leisure with other age groups.
  • O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Artigos Originais

    Hess, Cássia Maria; Neira, Marcos; Toledo, Eliana

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar o papel do professor de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas de Ensino Integral do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, com Análise Temática (BARDIN, 2011). Identificou-se que o professor de Educação Física possui, além de suas atribuições específicas, um papel mais interdisciplinar com o de Arte, com a responsabilidade ainda de acompanhar os alunos no horário de saída e de almoço, e de participar das assembleias e dos agrupamentos por dificuldades. Para complementar a carga horária, o professor de Educação Física deve atuar também como apoio docente. Concluiu-se que os documentos oficiais atribuem ao professor de Educação Física, além de suas atribuições legais, um papel de disciplinador, recreador e auxiliar, com multifunções, conforme a própria história da área identifica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo identificar y problematizar el papel del profesor de Educación Física de los años iniciales de la Enseñanza Primaria, en las escuelas públicas de Enseñanza Integral de São Paulo. Se trata de una investigación documental con enfoque cualitativo y Análisis Temático (BARDIN, 2011). Identificamos que el profesor de Educación Física tiene, además de sus atribuciones específicas, un papel más interdisciplinario con el de Arte, con la responsabilidad, además, de acompañar a los alumnos en el horario de la salida y en el almuerzo, y participar en las asambleas y las agrupaciones. Para complementar la carga horaria, el profesor de Educación Física debe actuar también como apoyo docente. Se concluye que los documentos oficiales atribuyen al profesor de Educación Física, además de sus atribuciones legales, un papel de controlador de la disciplina, de recreador y de auxiliar, con multifunciones, conforme la propia historia del área identifica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study identifies and discusses the role of Physical Education teachers who work in the early years of elementary school at full time state schools in São Paulo. It is a qualitative documentary study including Thematic Analysis (BARDIN, 2011). The study found that Physical Education teachers, in addition to their specific duties, play a more interdisciplinary role regarding Art. They are also responsible for monitoring students at exit and lunch times and participating in assemblies and so-called ‘difficulty groups’. To complement their workload, they also have to provide teaching assistance. The study finds that official documents determine that these professionals play a disciplinary, a recreational, and an assistant role with multiple functions according to the field’s own history.
  • ESPRAIAMENTO DISCURSIVO DA CULTURA DO FITNESS NA CONTEMPORANEIDADE Artigos Originais

    Schwengber, Maria Simone Vione; Brachtvogel, Caterine de Moura; Carvalho, Rodrigo Saballa de

    Resumo em Português:

    Resumo A emergência da cultura do fitness na contemporaneidade mostra-se como um espaço discursivo que se espraia, produzindo certa memória social. A partir dessa percepção, questionamos: quais são as condições de emergência do espraiamento da cultura do fitness? Para pensar essas condições, utilizamos alguns dos rastros históricos de emergência de inspiração foucaultiana, o que nos conduziu na construção teórico-metodológica do artigo. Apontamos como resultados que: os discursos fitness se gestam na linguagem contemporânea por relações de saber-poder da positividade da vida e dos corpos; a biopolítica, por meio da operação dos argumentos da produção muscular (exercício corporal), cria-produz “efeitos de verdades” associados ao desenvolvimento do capitalismo e do consumo, o que tem gerado uma nova economia política do discurso do fitness, valendo-se de um lugar moral identitário - ser fitness, em um trabalho sobre si, testemunha de valores de vigor, saúde, força de vontade, controle.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La emergencia de la cultura fitness en la contemporaneidad se muestra como un espacio discursivo que se expande, produciendo cierta memoria social. A partir de esta percepción, cuestionamos: ¿Cuáles son las condiciones de emergencia de la expansión de la cultura del fitness? Para pensar esas condiciones, utilizamos algunos de los rastros históricos de emergencia de inspiración foucaultiana, lo que nos condujo en la construcción teórico-metodológica del artículo. Señalamos como resultados que: los discursos fitness se gestan en el lenguaje contemporáneo por relaciones de saber-poder de la positividad de la vida y de los cuerpos; la biopolítica, por medio de la operación de los argumentos de la producción muscular (ejercicio corporal), crea-produce “efectos de verdades”, asociados al desarrollo del capitalismo y del consumo, lo que ha generado una nueva economía política del discurso del fitness, valiéndose de un lugar moral identificador -ser fitness, en un trabajo sobre sí, representa valores de vigor, salud, fuerza de voluntad, control.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The fitness culture emerging in today’s world is an expanding discursive space that produces certain social memory. Based on this perception, we ask: what are the conditions for the expansion of fitness culture? Focusing on these conditions, we used some historical traces of emergence proposed by Foucault to guide us in the theoretical-methodological construction of this paper. Findings included: fitness discourses have been generated in contemporary language by power-knowledge relations for positivity of life and bodies; bio-politics, by operating with the arguments of muscle production (physical exercises), creates-produces “effects of truth” associated with the development of capitalism and consumption, thus producing a new political economy of the fitness discourse with the use of an identity moral place - being fitness, in a work on oneself, bear witness to values of vigor, health, willpower, and control.
  • “É MELHOR SER SUPER-HERÓI DO QUE SER A VÍTIMA”: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ATLETAS E EX-ATLETAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE A COBERTURA MIDIÁTICA Artigos Originais

    Oliveira, Amanda Paola Velasco de; Poffo, Bianca Natália; Souza, Doralice Lange de

    Resumo em Português:

    Resumo De acordo com vários estudos, os atletas paralímpicos tendem a ser retratados pelos veículos midiáticos ou como vítimas de suas deficiências e/ou como super-heróis/supercrip. Diante disso, este artigo teve o objetivo de analisar a percepção de atletas e ex-atletas com deficiência visual sobre a forma com que eles são retratados pela mídia neste quesito. Realizamos uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas e aprofundadas com cinco atletas e dois ex-atletas com deficiência visual. Verificamos que os entrevistados não se identificam como “coitadinhos” e não aprovam a vinculação da deficiência ao sofrimento. Verificamos também que não existe um consenso quanto à abordagem do super-herói/supercrip. Concluímos que a mídia não deve reproduzir uma perspectiva ou outra, pois estas não condizem com a realidade das pessoas com deficiência visual e tendem a perpetuar estigmas e preconceitos contra elas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen De acuerdo con varios estudios, los atletas paralímpicos tienden a ser retratados por los medios o como víctimas de sus deficiencias y/o como superhéroes/supercrip. Frente a esto, este artículo tuvo el objetivo de analizar la percepción de atletas y exatletas con deficiencia visual sobre la forma en que son retratados por los medios. Realizamos una investigación cualitativa, consistente en entrevistas semiestructuradas y profundizadas con cinco atletas y dos exatletas con deficiencia visual. Constatamos que los entrevistados no se identifican como “pobrecitos” y no aprueban la vinculación de la deficiencia al sufrimiento. Constatamos también que no hay un consenso en cuanto al abordaje del superhéroe/supercrip. Concluimos que los medios no deben reproducir una perspectiva u otra, pues no condicen con la realidad de las personas con deficiencia visual y tienden a perpetuar estigmas y prejuicios contra las mismas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract According to several studies, Paralympic athletes tend to be portrayed by the media as victims of their impairments and/or as superheroes/supercrips. This article analyzes the perception of athletes and former athletes with visual impairment about how they are portrayed by the media. We conducted a qualitative study involving semi-structured and in-depth interviews with five athletes and two former athletes with visual impairment. We found that respondents do not identify themselves as “poor things” and do not approve of relating disability to suffering. We also found that there is no consensus on the superhero/supercrip approach. Our conclusion is that the media should not reproduce one perspective or another because they do not match the reality of people with visual impairment and tend to perpetuate stigmas and prejudices against them.
  • ABRIR A CAIXA PRETA: PRÁTICAS DE CONCILIAÇÃO ENTRE VIDA FAMILIAR E TREINAMENTO EM TRIATLETAS Artigos Originais

    Soto-Lagos, Rodrigo Andres; Diaz-Alday, Natalia

    Resumo em Português:

    Resumo O triatlo é um esporte que se tornou popular nos últimos anos. Para praticá-lo, as pessoas precisam investir dinheiro e tempo que afetam sua vida pessoal e familiar, gerando tensões e conflitos com seus familiares. O objetivo deste estudo, sob uma metodologia qualitativa, foi compreender as práticas que atletas, homens e mulheres, criam para conciliar vida familiar e treinamento. Os resultados mostram que existem três processos que os triatletas vivem presumindo essa prática: desequilíbrio, adaptação e manutenção. O artigo conclui expressando que esses processos podem contribuir tanto para treinadores, psicólogos esportivos e gestores quanto o conhecimento gerado permitirá conter, facilitar e promover processos positivos entre os atletas e suas famílias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El triatlón es un deporte que se ha masificado en los últimos años. Para practicarlo, las personas necesitan invertir dinero y tiempo, lo cual afecta su vida personal y familiar, generando tensiones y conflictos con sus familiares. El objetivo de este estudio, con metodología cualitativa, ha sido comprender las prácticas que atletas, hombres y mujeres, crean para conciliar vida familiar y entrenamiento. Los resultados muestran que existen tres procesos que los triatletas viven al asumir esta práctica: desequilibrio, adaptación y mantención. El artículo concluye expresando que esos procesos pueden traer contribuciones a entrenadores, psicólogos del deporte y gestores, ya que el conocimiento generado permitirá contener, facilitar y promover procesos positivos entre los atletas y sus familias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Triathlon is a sport that has become popular in recent years. To practice it, people have to invest money and time, which affects their personal and family lives, creating tensions and conflicts with relatives. Under a qualitative methodology, this study investigates the practices created by male and female athletes to reconcile family life and sports practice. The results show that triathletes undergo three processes: imbalance, adjustment and maintenance. The article closes by expressing that these processes may contribute to coaches, sports psychologists, and managers as much as the knowledge generated allows containing, facilitating and promoting positive processes among athletes and their families.
  • ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS DOS PROGRAMAS DE APOIO A ESTUDANTES-ATLETAS DE ELITE NO SISTEMA UNIVERSITÁRIO DA CATALUNHA Artigos Originais

    Mateu, Pau; Vilanova, Anna; Inglés, Eduard

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar as características organizacionais dos programas universitários de apoio à carreira dupla na Catalunha. A amostra foi composta pelas dez universidades que possuíam programas de apoio à carreira dupla. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 13 coordenadores, bem como pela análise do conteúdo existente nos sites web de cada universidade. Os resultados mostram diferentes perfis de alunos-atletas presentes nos programas. Houve deficiências em elementos como a disponibilidade de recursos, planejamento ou legislação vigente. Além disso, fatores externos, como o corpo docente ou o sistema europeu de diplomas universitários, mostraram ter uma influência significativa. Conclui-se que a vontade política, um contexto econômico favorável e a colaboração privada são elementos necessários para avançar no desenvolvimento dos programas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo pretende analizar las características organizativas de los programas universitarios de apoyo a la carrera dual en Cataluña. La muestra se compuso de las diez universidades que disponían de programas de apoyo a la carrera dual. La recogida de datos se llevó a cabo mediante entrevistas a 13 coordinadores, así como a través del análisis del contenido existente en los sitios web de cada universidad. Los resultados exponen diferentes perfiles de estudiantes-deportistas presentes en los programas. Se han manifestado carencias en elementos como la disponibilidad de recursos, la planificación o la legislación vigente. Asimismo, factores externos como el profesorado o el sistema europeo de grados universitarios han mostrado tener una notable influencia. Se concluye que la voluntad política, un contexto económico favorable y la colaboración privada son elementos necesarios para avanzar en el desarrollo de los programas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the organizational characteristics of higher education programs supporting dual career in Catalonia. The sample included ten universities that had dual career support programs. Data collection was carried out through interviews with 13 coordinators as well as by analyzing the existing content of each university’s websites. The results show different profiles of student-athletes linked to the programs. There have been deficiencies in elements such as the availability of resources, planning or current legislation. Moreover, external factors like teaching staff or the European system of university degrees have shown to have a significant influence. Findings point out that political will, a favorable economic context, and private contribution are necessary in order to advance in the programs’ development.
  • ASPECTOS CORPORAIS E SOCIAIS A SEREM CONSIDERADOS NUMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Artigos Originais

    Gómez, Juan Bautista Llorens; Olaya, Ana María Díaz

    Resumo em Português:

    Resumo A dança integrada, dentro das artes cênicas inclusivas, contém uma série de singularidades que podem ser extrapoladas para a educação. Esta experiência é uma pesquisa-ação que se destina a saber quais são as ferramentas utilizadas pelos professores da educação infantil para otimizar a convivência na sala de aula, bem como a relação destes com os aspectos corporais e sociais da uma educação inclusiva. As conclusões foram extraídas de grupos de discussão com professores em quatro escolas públicas da Andaluzia. Paralelamente, foi projetado um programa de intervenção, incluindo uma das unidades de ensino, na qual é possível observar como os aspectos mencionados se refletem num ambiente educacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La danza integrada, dentro de las artes escénicas inclusivas, encierra una serie de singularidades que son extrapolables a la educación. Esta experiencia es una investigación-acción en la que se pretende conocer cuáles son las herramientas que utiliza el profesorado de Educación Infantil para optimizar la convivencia en el aula, así como su relación con los aspectos corporales y sociales de una educación inclusiva. Las conclusiones se han extraído de la realización de grupos de discusión con profesores en cuatro colegios públicos andaluces. Paralelamente, se ha diseñado un programa de intervención del que se incluye una de las unidades didácticas; en ella se puede observar cómo se plasman en un ámbito educativo los aspectos citados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Within Inclusive Performing Arts, integrated dance encompasses a series of singularities which can be transposed to Education. This experience is an action-research study aimed at finding the tools applied by teachers in Early Childhood Education to optimize school life as well as the relationship between these tools and inclusive education’s bodily and social aspects. The findings are derived from discussion groups in four state schools in Andalusia. In parallel, an intervention program has been designed, including an educational unit where we can observe how bodily and social aspects are reflected in an educational environment.
  • FUTEBOL, IMPRENSA E IDENTIDADES NACIONAIS EM ESPANHA, 1975-2017 Artigos Originais

    Simón, Juan Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel desempenhado pelo futebol como meio para a construção, configuração e fortalecimento das identidades nacionais na Espanha entre 1975 e 2017. No âmbito metodológico, revisaram-se a bibliografia e as principais revistas e jornais espanhóis, tanto de esportes quanto de informação geral desse período. Os principais resultados obtidos nos mostram como a imprensa reescreveu as várias narrativas sobre a identidade nacional espanhola desde os últimos anos, tornando-se a ferramenta ideal para associar certos estereótipos e mitos à seleção espanhola e aos principais clubes de futebol. Do mesmo modo, a relação entre o futebol e a imprensa também desempenhou um papel fundamental na criação e transformação dos discursos identitários na Catalunha e no País Basco durante as últimas décadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta investigación fue analizar el papel que ha representado el fútbol como medio para la construcción, configuración y fortalecimiento de las identidades nacionales en España entre 1975 y 2017. A nivel metodológico, se revisó la bibliografía y las principales revistas y periódicos españoles, tanto deportivos como de información general de este periodo. Los principales resultados obtenidos nos muestran cómo la prensa ha reescrito las diversas narrativas sobre la identidad nacional española desde los últimos años, convirtiéndose en la herramienta ideal con la que conseguir asociar ciertos estereotipos y mitos con la selección española y los principales clubes de fútbol. Del mismo modo, la relación entre fútbol y medios de comunicación también ha representado un papel clave para la creación y transformación de los discursos identitarios en Cataluña y el País Vasco durante las últimas décadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research investigates the role played by football as a means to build, configure and strengthen national identities in Spain between 1975 and 2017. At the methodological level, bibliography and the main Spanish magazines and newspapers of the period were reviewed - both those featuring sports and general information. The main findings show us how the press has rewritten the various narratives about Spanish national identity in recent years and became the ideal tool to associate certain stereotypes and myths with the Spanish national football team and the main football clubs. Likewise, the relationship between football and the media has also played a key role in creating and changing identity discourses in Catalonia and the Basque Country in recent decades.
  • A FOTO-ELICITAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO PARA APROFUNDAR A CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES CORPORAIS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO Artigos Originais

    González-Calvo, Gustavo; Hortigüela-Alcalá, David; Barba-Martín, Raúl; García, Daniel Bores

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi conhecer a influência que a mídia tem sobre a construção das subjetividades corporais dos futuros professores de Educação Física (EF). Participaram oito futuros professores (cinco homens e três mulheres). A foto-elicitação foi utilizada como técnica de análise e as entrevistas foram usadas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados refletiram como a maneira de conceber o assunto da EF é claramente condicionada pelo protótipo do corpo do professor. É o músculo nos homens e o delgado e definido nas mulheres o mais valorizado, algo que está associado ao modelo ideal exaltado na mídia. Eles reconhecem que o corpo é sua ferramenta de trabalho e sua maneira de se apresentar a outros. Enfatizamos a importância de analisar o corpo a partir de uma abordagem pedagógica ligada à criação da identidade profissional dos futuros professores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente estudio fue conocer la influencia que tienen los medios de comunicación en la construcción de las subjetividades corporales de futuros docentes de Educación Física (EF). Participaron ocho futuros maestros (cinco hombres y tres mujeres). Se empleó la foto-elicitación como técnica de análisis y las entrevistas como instrumentos de recogida de datos. Los resultados reflejaron cómo la manera de concebir la materia de EF está claramente condicionada por el prototipo de cuerpo que tenga el docente. Es el musculado en hombres y el esbelto y definido en mujeres el más valorado, algo que se asocia con el modelo ideal ensalzado en los medios de comunicación. Reconocen que el cuerpo es su herramienta de trabajo y su tarjeta de presentación hacia los demás. Se destaca la importancia de analizar el cuerpo desde un enfoque pedagógico que se vincule a la creación de identidad profesional de los futuros docentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study was aimed at knowing the media’s influence on the construction of future Physical Education (PE) teachers’ bodily subjectivities. Participants were eight future teachers (five male and three female). Photo-elicitation was used for analysis and interviews were used as data collection instruments. The results reflected how PE conceptions are clearly conditioned by teachers’ body prototypes. The most valued ones are muscular for men and slender and well-defined for women - something that is associated with the ideal model promoted by the media. They recognize that their bodies are their work tools and their ways to introduce themselves to others. We stress the importance of analyzing the body under a pedagogical approach linked to the creation of future teachers’ professional identities.
  • PRÁTICAS CORPORAIS E PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO Artigos Originais

    Nogueira, Valdilene Aline; Maldonado, Daniel Teixeira; Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; Freire, Elisabete dos Santos; Miranda, Maria Luiza de Jesus

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é entender como a teoria freireana vem sendo estudada pela comunidade acadêmica da Educação Física (EF). Realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados ERIC, SPORTDiscus e Fuente Académica, utilizando os descritores Empoderamento; Teoria Crítica e Paulo Freire combinados com Educação Física, em inglês e português. Foram selecionados os estudos que dissertavam sobre danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos, brincadeiras e/ou atividades rítmicas e expressivas. Organizou-se o mapeamento da produção de conhecimento e a discussão das categorias Consciência; Cultura Popular; e Empoderamento. Percebeu-se que raros são os estudos realizados na EF que se fundamentam na perspectiva freireana. Contudo, os estudos encontrados evidenciam a contribuição dos ensinamentos de Freire para a efetivação de uma EF mais crítica e democrática. Portanto, novas investigações devem aprofundar as relações entre a teoria proposta pelo autor e a EF.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es entender cómo la teoría freireana viene siendo estudiada por la comunidad académica de Educación Física (EF). Se realizó una revisión sistemática en las bases de datos: ERIC, SPORTDiscus y Fuente Académica, utilizando los descriptores Empoderamiento, Teoría Crítica y Paulo Freire combinados con Educación Física, en inglés y en portugués. Se seleccionaron estudios que versaban sobre danzas, luchas, gimnasias, deportes, juegos y actividades rítmicas y expresivas. Se organizó el mapeo de la producción de conocimiento y la discusión de las categorías Consciencia, Cultura Popular y Empoderamiento. Se percibió que raros son los estudios realizados en la EF que se fundamentan en la perspectiva freireana. Sin embargo, los estudios encontrados evidencian la contribución de las enseñanzas de Freire para la constitución de una EF más crítica y democrática. Por lo tanto, nuevas investigaciones deben profundizar las relaciones entre la teoría propuesta por el autor y la EF.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims at understanding how Freirean theory has been studied by the Physical Education (PE) academic community. A systematic review was carried out in the databases ERIC, SPORTDiscus, and Fuente Académica, with the following descriptors; Empowerment; Critical Theory; and Paulo Freire, combined with Physical Education both in English and Portuguese. Studies about dance, fight, gymnastics, sports, games, games, and/or rhythmic and expressive activities were selected for analysis. Knowledge production and the discussion were mapped for the following categories: Consciousness; Popular culture; and Empowerment. Freirean studies are rare in PE. However, those found show the contribution of Freire’s teachings to a more critical and democratic PE. Therefore, new investigations must further examine Freirean theory and PE.
  • MEMÓRIAS E SIGNIFICADOS DE DANÇAR POR MUITOS ANOS: O QUE NOS DIZEM IDOSOS QUE DANÇARAM AO LONGO DA VIDA Artigos Originais

    Tolocka, Rute Estanislava; Leme, Lia Carla Gordon; Silva, Valquiria Maria Tolocka Gomes da

    Resumo em Português:

    Resumo Uma das atividades mais procuradas por idosos é a dança, mas o significado de dançar nessa idade ainda precisa ser desvelado. O objetivo deste estudo foi identificar memórias e significados que a prática da dança ao longo da vida trouxe a seus praticantes. Entrevistamos idosos que dançam em média há 57 anos. Para construir as memórias utilizamos a técnica da História Oral e para extrair significados de dançar utilizamos os pressupostos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Os temas que emergiram das entrevistas foram: dança como hábito de vida; caminhos percorridos para aprender a dançar; motivos relacionados à prática da dança e significados de dançar. Eles começaram a dançar pela influência de familiares e amigos, continuam a dançar e preferem evocar apenas boas lembranças. Dançando modificaram e foram modificados pelos diferentes ambientes. Dançar constituiu-se em possibilidade de resiliência, que alimenta a própria possibilidade de dançar e acrescenta vontade de viver.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Una de las actividades más buscadas por ancianos es la danza, pero el significado de bailar a esa edad todavía necesita ser desvelado. El objetivo de este estudio fue identificar memorias y significados que la práctica del baile a lo largo de la vida trajo a sus practicantes. Entrevistamos ancianos que bailan, en media, hace 57 años. Para construir las memorias utilizamos la técnica de la Historia Oral, y para extraer significados de bailar utilizamos los argumentos de la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano. Los temas que se emergieron en las entrevistas fueron: baile como hábito de vida; caminos recorridos para aprender a bailar; motivos relacionados con la práctica del baile y significados de bailar. Ellos empezaron a bailar por la influencia de familiares y amigos, siguen bailando y prefieren evocar solo buenos recuerdos. Bailando modificaron y fueron modificados por los diferentes ambientes. El baile se costituyó en una posibilidad de resiliencia, que alimenta la propia posibilidad de bailar y aumenta la voluntad de vivir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One of the activities most often sought by the elderly is dancing. However, the meaning of dancing at that age remains to be examined. This study aimed at identifying memories and meanings brought by dancing to its practitioners throughout their lives. We interviewed elderly people who have danced for 57 years on average. For eliciting those memories, we used the Oral History technique; for extracting the meanings of dancing we used assumptions from Bioecological Theory of Human Development. The themes that emerged from the interviews were: Dancing as a life habit; Pathways travelled for learning how to dance; Reasons to practice dance; and the Meanings of dancing. They started to dance influenced by family and friends; now they keep dancing and they prefer evoking only good memories. By dancing they changed and were changed by the different environments. Dancing is a possibility for resilience, which drives the very possibility of dancing and adds will to live.
  • O RISCO COMO ORGANIZADOR DAS EXPERIÊNCIAS DE ATLETAS DE VAQUEJADA DO SERTÃO PERNAMBUCANO Artigos Originais

    Lima, José Murilo Gomes de; Mélo, Roberta de Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo A vaquejada é tida como uma manifestação tradicional do Nordeste brasileiro. Seu processo de reconhecimento como atividade profissional tem sido marcado por novas regras e exigências e, dentre essas, o controle de riscos que historicamente têm sido associados a essa prática. Considerando tais mudanças, o estudo investigou os modos pelos quais a percepção do risco tem mobilizado o cotidiano de um grupo de vaqueiros. Utilizamos uma abordagem qualitativa e realizamos uma observação participante em conjunto com entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo 19 vaqueiros. A análise dos dados foi guiada pelas premissas da antropologia interpretativa. Os participantes reconhecem a gestão dos riscos como uma responsabilidade individual. Identificam nas novas dinâmicas da vaquejada o estímulo à reflexividade tido como fundamental para a mitigação das ameaças. Através de saberes e de atitudes tecnicamente orientadas, racionalizam os perigos de sua rotina de vaqueiro cultivando disposições corporais e emocionais que assegurem sua permanência nesse universo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El rodeo es considerado una manifestación tradicional del nordeste brasileño. Su proceso de reconocimiento como actividad profesional ha sido marcado por nuevas reglas y exigencias y, entre estas, el control de riesgos que históricamente han sido asociados a esa práctica. Considerando tales cambios, el estudio investigó los modos en que la percepción del riesgo ha movilizado el cotidiano de un grupo de vaqueros. Utilizamos una perspectiva cualitativa y realizamos una observación participante en conjunto con entrevistas semiestructuradas. Participaron del estudio 19 vaqueros. El análisis de los datos fue orientado por las premisas de la antropología interpretativa. Los participantes reconocen la gestión de los riesgos como una responsabilidad individual. Identifican en las nuevas dinámicas del rodeo el estímulo a la reflexión, considerado como fundamental para la mitigación de las amenazas. A través de saberes y de actitudes técnicamente orientadas, racionalizan los peligros de su rutina de vaquero cultivando disposiciones corporales y emocionales que aseguren su permanencia en ese universo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Rodeos are a traditional manifestation in Northeastern Brazil. Its recognition as a professional activity has been marked by new rules and demands and, among them, control risks historically associated to that practice. Considering such changes, this research investigated how risk perception has mobilized everyday life of a group of rodeo professionals. We used qualitative approach and held active observation along with semi-structured interviews. Subjects were 19 rodeo professionals; data analysis was guided based on interpretive anthropology. Subjects acknowledge risk management as individual responsibility. They find stimuli at the new rodeo dynamics for reflection seen as fundamental to mitigate threats. Through knowledge and technically oriented actions, they rationalize the dangers of their rodeo routine by cultivating bodily as well as emotional dispositions that guarantee their permanence in that universe.
  • AFRICANIDADE E AFROBRASILIDADE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Artigos Originais

    Crelier, Cátia Malaquias; Silva, Carlos Alberto Figueiredo da

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi examinar as representações de professores e alunos de uma escola localizada no município do Rio de Janeiro sobre relações étnico-raciais e a aplicação da Lei 10.639/03 nas aulas de Educação Física Escolar. Uma pesquisa qualitativa foi realizada, utilizando a observação sistemática, entrevistas semiestruturadas com quatro professores e entrevistas com alunas no grupo focal. O referencial teórico da etnometodologia foi utilizado para examinar os termos indiciais que surgiram nos depoimentos. Constatou-se que metade dos professores entrevistados desconhecia a lei, os termos indiciais indicam que a educação para as relações étnico-raciais não é desenvolvida na disciplina e que o grupo investigado tem consciência desse problema, mas tenta se ocultar nas aparências.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue examinar las representaciones de profesores y alumnos de una escuela ubicada en la ciudad de Río de Janeiro sobre relaciones étnico-raciales y la aplicación de la Ley 10.639/03 en las clases de Educación Física. Una investigación cualitativa fue realizada, utilizando la observación sistemática, entrevistas semiestructuradas con cuatro profesores y entrevistas con alumnas del grupo focal. Se utilizó la referencia teórica de la etnometodología para examinar los términos indiciales que surgieron en los testimonios. Se constató que la mitad de los profesores entrevistados desconocía la ley, los términos indiciales muestran que la educación para las relaciones étnico-raciales no se desarrolla en esa disciplina y que el grupo investigado es consciente de este problema, pero intenta esconderse en las apariencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to examine the representations of teachers and students of a school located in the city of Rio de Janeiro about ethnic-racial relations and the application of Law 10639/03 in Physical Education classes. A qualitative research was conducted using systematic observation, semi-structured interviews with four teachers, and interviews with female students in the focal group. Ethnomethodology was used as a theoretical framework to examine the index terms that emerged in statements. Half the teachers interviewed were unaware of the law; index terms indicate that education for ethnic-racial relations is not developed during the course; and the group investigated is aware of the problem but tries to hide in appearances.
  • PERFORMATIZAÇÕES QUEER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Artigos Originais

    Garcia, Rafael Marques; Brito, Leandro Teofilo de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivamos problematizar como se constituíam as relações de gênero e sexualidades nas aulas de Educação Física de uma escola municipal do Rio de Janeiro, com destaque para relatos da participação de um menino estudante que não se enquadrava nas normas binárias de gênero. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo e qualitativo, através de observações participantes analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Como base teórica, pautamo-nos nos estudos queer, encontrando manifestações desviantes dos padrões clássicos esperados para meninos e sua(s) masculinidade(s), sustentando estranhamentos, não pertencimento e não aceitação da performance fora da norma, fatos desconsiderados e não problematizados pelo docente responsável.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivamos problematizar cómo se constituían las relaciones de género y sexualidades en las clases de Educación Física de una escuela municipal de Río de Janeiro, con destaque para relatos de la participación de un niño estudiante que no se enmarcaba en las normas binarias de género. La metodología utilizada fue de carácter descriptivo y cualitativo, a través de observaciones participantes analizadas por la técnica de análisis de contenido. Como base teórica, nos guiamos por los estudios queer, encontrando manifestaciones desviantes de los patrones clásicos esperados para niños y su(s) masculinidad(es), presentando extrañamiento, no pertenencia y no aceptación de la performance fuera de la norma, hechos desconsiderados y no problematizados por el docente responsable.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We discuss how gender relations and sexualities were established in Physical Education classes at a municipal school in Rio de Janeiro, with emphasis on reports about participation by a male student who did not fit into binary gender norms. The methodology used was descriptive and qualitative, using participant observations and applying content analysis. Our theoretical framework was queer studies, finding deviant manifestations towards expected traditional patterns for boys and their masculinity(ies), sustaining estrangement, not belonging non-acceptance of out-of-norm performance - facts that were not considered and not discussed by the teacher in charge.
  • A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O JIU-JÍTSU: ANÁLISE DOS ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADOS ENTRE 1996 E 2016 Artigos Originais

    Vicentini, Lucas; Marques, Renato Francisco Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi analisar e descrever a produção científica relacionada ao jiu-jítsu, de modo a identificar tendências, lacunas e possibilidades de desenvolvimento de pesquisa. Através de busca nas bases de dados digitais Web of Science, SciELO, Scopus, PubMed, Bireme, LILACS e Redalyc, além do banco de teses e dissertações da Capes, e análise temática de 105 artigos, duas teses e 23 dissertações, tem-se como principais resultados: a) desigualdade numérica entre diferentes abordagens e subáreas de pesquisa, bem como disciplinas de estudo; b) característica heterogênea dos participantes destes estudos, sendo a maioria homens adultos não competidores; c) destaque do Brasil na produção científica sobre o jiu-jítsu; d) crescimento quantitativo e qualitativo de pesquisas; e) processo de internacionalização de pesquisas. Conclui-se que, assim como no âmbito esportivo mais amplo, a pesquisa sobre jiu-jítsu se encontra em franca expansão, principalmente no Brasil, com lacunas que representam potenciais áreas de interesse para investigações futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo fue analizar y describir la producción científica relacionada con el jiu-jitsu, para identificar tendencias, lagunas y posibilidades de desarrollo de investigación. A través de la búsqueda en las bases de datos digitales Web of Science, SciELO, Scopus, PubMed, Bireme, LILACS y Redalyc, además del banco de tesis y disertaciones de Capes, y del análisis temático de 105 artículos, dos tesis y 23 disertaciones, se tienen como principales resultados: a) desigualdad numérica entre diferentes aproximaciones y subáreas de investigación, así como disciplinas de estudio; b) característica heterogénea de los participantes en estos estudios, donde la mayoría es de hombres adultos no competidores; c) destaque de Brasil en la producción científica sobre el jiu-jitsu; d) crecimiento cuantitativo y cualitativo de investigaciones; e) proceso de internacionalización de investigaciones. Se concluye que, así como en el ámbito deportivo más amplio, la investigación sobre jiu-jitsu se encuentra en expansión, principalmente en Brasil, con lagunas que representan potenciales áreas de interés para investigaciones futuras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article was to analyse and describe the scientific production related to jiu-jitsu, in order to identify trends, gaps and research possibilities. Searches on the digital data basis Web of Science, SciELO, Scopus, PubMed, Bireme, LILACS and Redalyc, besides Capes’s digital thesis library, and thematic analysis on 105 articles, 2 theses and 23 dissertations, yielded the following main results: a) numerical inequality between different research approaches and subareas, as well as study subjects; b) the profiles of participants in those studies are highly diverse, and most are male non-competitors; c) Brazil stands out in academic production on jiu-jitsu; d) increasing quantitative and qualitative research; e) process of internationalization of research. The study found that, just as in the sports field as a whole, research on jiu-jitsu is in full expansion, mainly in Brazil, with gaps that are potential areas of interest for future investigation.
  • AS REPORTAGENS DAS MÍDIAS ESTRANGEIRAS SOBRE O BRASIL DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: SOFT POWER, PERIFERIA E DEPENDÊNCIA Artigos Originais

    Bettine, Marco; Gutierrez, Diego; Graeff, Billy

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, a partir da análise de reportagens de nove jornais estrangeiros publicadas durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos realizados no Brasil, discutimos se a categoria soft power pode ser aplicada ao Brasil dos megaeventos esportivos. Consideramos que a categoria não pode ser aplicada em nações periféricas e deve ser repensada para países de economia dependente. Por isso, propomos de maneira embrionária uma redefinição da teoria de soft power. Neste contexto, surge a categoria “soft power heterodoxo”. A partir de tal categoria, consideramos que os jornais analisados retrataram dois países em um mesmo território, um em 2014 e outro em 2016. Levantamos cinco hipóteses para compreender este fenômeno: organização, dimensão, características, logística, desinteresse. Ademais, este estudo evidencia que não há elementos que possam corroborar avanço no soft power do Brasil a partir das Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, a partir del análisis de reportajes de nueve periódicos extranjeros publicados durante la Copa del Mundo y los Juegos Olímpicos realizados en Brasil, discutimos si la categoría soft power puede ser aplicada al Brasil de los megaeventos deportivos. Consideramos que la categoría no puede ser aplicada en naciones periféricas y debe ser repensada para países con economía dependiente. Por eso, proponemos de manera embrionaria una redefinición de la teoría de soft power. En este contexto, surge la categoría 'soft power heterodoxo'. A partir de esa categoría, consideramos que los periódicos analizados retrataron dos países en un mismo territorio, uno en 2014 y otro en 2016. Levantamos cinco hipótesis para comprender este fenómeno: organización, dimensión, características, logística, desinterés. Además, este estudio pone en evidencia que no hay elementos que puedan corroborar avance en el soft power de Brasil a partir de los megaeventos mencionados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, based on the analysis of reports from nine foreign newspapers published during the World Cup and the Olympics held in Brazil, we discuss whether the category of Soft power can be applied to the Brazil of mega sporting events. We consider that it cannot be applied to peripheral nations and must be rethought for countries with dependent economies. Therefore, we propose an initial redefinition of the soft power theory. This context gives rise to ‘heterodox soft power’ category based on which we consider that the newspapers analysed portray two different countries in the same territory - one in 2014 and another one in 2016. We point out five hypotheses to understand this phenomenon: organization, size, characteristics, logistics, lack of interest. In addition, this study shows that there are no elements to corroborate advances in Brazilian soft power after the World Cup (2014) and the Olympics (2016).
  • AS MONOGRAFIAS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO SANTO: CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES (1932-1939) Artigos Originais

    Bruschi, Marcela; Eller, Marcelo Laquini; Will, Thiago Ferraz; Ferreira Neto, Amarílio; Santos, Wagner dos; Schneider, Omar

    Resumo em Português:

    Resumo Analisa o processo de elaboração de monografias na Escola de Educação Física do Espírito Santo para compreender a formação de professores, a circulação de saberes e sua materialização como dispositivo de controle dos conhecimentos incorporados. Utiliza como fontes os documentos presentes no Arquivo Permanente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, entre os anos de 1932 e 1939. Usa como referencial teórico e metodológico os conceitos de lutas de representações e circulação e o modelo do paradigma indiciário. Os indícios nos permitem compreender que as monografias eram um dispositivo que reforçava a utilização do Método Francês. Os alunos usaram os recursos disponíveis na escola, como livros e periódicos, para sua elaboração. Os temas presentes nos trabalhos referiam-se aos saberes apresentados para a formação dos professores e à forma como o Método Francês foi utilizado no Estado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Analizar el proceso de elaboración de monografías en la Escuela de Educación Física de Espírito Santo para entender la formación del profesorado, la circulación de conocimientos y su materialización como dispositivo de control de los conocimientos incorporados. Utiliza como fuentes los documentos presentes en el Archivo Permanente del Centro de Educación Física y Deportes de la Universidad Federal de Espírito Santo, abarcando el periodo entre 1932 y 1939. Utiliza como referencia teórica y metodológica los conceptos de lucha de representaciones y circulación y el modelo del paradigma indiciario. Los indicios nos permiten comprender que las monografías eran un dispositivo que reforzaba la utilización del Método Francés. Los alumnos utilizaron los recursos disponibles en la escuela, como libros y revistas, para su elaboración. Los temas presentes en el trabajo se referían a los conocimientos presentados para la formación de los profesores y a la forma en que el Método Francés ha sido utilizado en Espírito Santo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the process of writing monographs at the Espírito Santo School of Physical Education to understand teacher training, knowledge circulation and its materialization as a device to control incorporated knowledge. As sources, it uses documents in the Permanent Archive of the Center for Physical Education and Sports of the Federal University of Espírito Santo between 1932 and 1939. Its theoretical and methodological framework are the concepts of representational struggles, circulation and the model of the index paradigm. The evidence allows us to understand that monographs reinforced the use of the French Method. To write them, students used resources available at the School such as books and journals. The works’ topics were related to knowledge presented for teacher training and the way the French Method was used in the state.
  • QUALIDADE DE SERVIÇOS E SATISFAÇÃO DE ESPECTADORES DE EVENTOS ESPORTIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Ensaios

    Barros Filho, Marcos Antonio; Pedroso, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz; Miranda, Yves de Holanda Batista de; Sarmento, José Pedro; Silva, Victor Henrique Rodrigues; Corte-Real, Nuno; Fonseca, António Manuel; Dias, Cláudia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo foi analisar os modelos de avaliação da qualidade de serviços e a relação da qualidade dos serviços na satisfação de espectadores de eventos esportivos. O estudo é uma revisão sistemática. A busca por artigos originais publicados a partir de janeiro de 2000 até junho de 2017 foi realizada nas bases de dados: SPORTDiscus, Scopus, Web of Science e SciELO Citation Index. Foram incluídos 19 artigos. Os resultados apontaram a existência de inúmeros modelos de avaliação que estão relacionados com a qualidade de serviços no esporte. Atributos do serviço principal como qualidade do jogo e desempenho dos atletas, além de serviços periféricos, como instalação, empatia dos funcionários e segurança influenciaram significativamente a satisfação dos espectadores esportivos. Portanto, os resultados indicam que a percepção da qualidade de serviços é um antecedente da satisfação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo fue analizar los modelos de evaluación de la calidad de servicios y su relación con la satisfacción de espectadores de eventos deportivos. El estudio es una revisión sistemática. La búsqueda de artículos originales publicados a partir de enero de 2000 y hasta junio de 2017 fue realizada en las siguientes bases de datos: SPORTDiscus, Scopus, Web of Science y SciELO Citation Index. Fueron incluidos 19 artículos. Los resultados mostraron la existencia de innumerables modelos de evaluación relacionados con la calidad de servicios en el deporte. Atributos del servicio principal, como: calidad del juego y desempeño de los atletas; servicios periféricos, como: instalaciones, empatía de los funcionarios y seguridad influenciaron significativamente sobre la satisfacción de los espectadores deportivos. Por lo tanto, los resultados indican que la percepción de la calidad de servicios es un antecedente de la satisfacción.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzed service quality evaluation models and the relations among service quality and audience satisfaction in sporting events. The study is a systematic review. Original articles published from January 2000 to June 2017 were searched on databases SPORTDiscus, Scopus, Web of Science and SciELO Citation Index. Nineteen articles were included. The results pointed out the existence of numerous evaluation models related to service quality in sports. Core service attributes such as game quality and athletes’ performance, in addition to peripheral services such as facilities, employee empathy and security, have significantly influenced sports audience’s satisfaction. Therefore, these results indicate that service quality perception precedes satisfaction.
  • UMA EUROPA INVENTADA PELO FUTEBOL Ensaios

    Vaz, Alexandre Fernandez

    Resumo em Português:

    Resumo O presente ensaio procura desenvolver uma sugestão de Detlev Claussen, a de que uma ideia de Europa se forma com o futebol. Para tanto, recorre a diferentes posições de teóricos e literatos europeus sobre esse esporte, cruzando-as nos termos de sua materialização em torno das origens das copas europeias e da circulação de jogadores e formas de jogo. Argumenta, neste sentido, por uma constituição continental por meio de um elemento cultural popular e que concorre com as narrativas tradicionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente ensayo pretende desarrollar una sugerencia de Detlev Claussen, según la cual una idea de Europa se forma con el fútbol. Para ello, recurre a diferentes posturas de teóricos y literatos europeos sobre ese deporte, cruzándolas en términos de su materialización en torno a los orígenes de las copas europeas y de la circulación de jugadores y formas de juego. Argumenta, en este sentido, por una constitución continental por medio de un elemento cultural popular y que concurre con las narrativas tradicionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay elaborates on Detlev Claussen’s original view that an idea of Europe is formed by football. It resorts to various views by European theorists and scholars on football and analyzes them in the context of the origins of European Football Cups and the circulation of players and playing styles. Then it points to continental constitution through a popular cultural element that dissents from traditional narratives.
  • O QUE TEM SIDO OU NÃO TEM SIDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL? REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA TEORIA DA MODERNIZAÇÃO REFLEXIVA Ensaios

    Pires, Ademir Faria; Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra; Souza, Juliano de

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto, de caráter teórico e bibliográfico, pretende ser uma digressão primeira sobre a formação profissional em Educação Física no Brasil a partir de algumas contribuições abertas pela teoria da modernização reflexiva de Beck e Giddens. Na primeira parte do texto, trazemos alguns insights sobre a dinâmica de modernização reflexiva para pensar a formação profissional na área. Já na segunda seção do manuscrito, procuramos dimensionar o que tem sido, não tem sido e pode vir a ser o processo de formação inicial em EF a partir da recuperação hermenêutica do processo de modernização reflexiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto, de carácter teórico y bibliográfico, pretende ser una primera reflexión sobre la formación profesional en Educación Física en Brasil a partir de algunas contribuciones abiertas por la teoría de la modernización reflexiva de Beck y Giddens. En la primera parte del texto, traemos algunos insights sobre la dinámica de modernización reflexiva para pensar la formación profesional en el área. En la segunda sección del manuscrito, buscamos dimensionar lo que ha sido, lo que no ha sido y lo que puede llegar a ser el proceso de formación inicial en EF a partir de la recuperación hermenéutica del proceso de modernización reflexiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This theoretical and bibliographical text is intended as an initial reflection on professional training in Physical Education in Brazil based on some contributions put forward by Beck and Giddens’ theory of reflexive modernization. The first section presents some insight into the dynamics of reflexive modernization in order to think about professional training in the area. The second section attempts to measure what the initial training process in PE has been, has not been, and may be, based on hermeneutic recovery of the reflexive modernization process.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br