Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de Melittobia australica Girault e M. digitata Dahms (Hymenoptera: Eulophidae) parasitando pupários de Neobellieria bullata (Parker) (Diptera: Sarcophagidae)

O desenvolvimento de Melittobia australica Girault e M. digitata Dahms parasitando pupários de Neobellieria (=Sarcophaga) bullata (Parker) foram estudados com densidades de um a cinco parasitóides fêmeas por pupário. Aspectos da biologia dos parasitóides tais como: número de descendentes produzidos, longevidade, e tamanho do corpo dos descendentes, podem ser afetados em função do número de parasitoides por pupário. Em geral, a porcentagem de pupários parasitados foi maior para M. digitata do que para M. australica. Independentemente da densidade de parasitóides por pupário, o número total de descendentes produzidos foi significativamente maior para M. digitata (66,5 a 158,0)que para M. australica (10,9 a 55,5). Para ambas espécies, o número de descendentes produzidos por fêmea dos parasitóides foi inversamente proporcional à densidade dos parasitóides. O aumento da densidade dos parasitóides prolongou o tempo de desenvolvimento M. australica, e ocasionou redução em M. digitata. A longevidade dos adultos emergidos de M. australica e M. digitata foi maior quando oriundos das densidades até três parasitóides por pupário, e o tamanho do corpo dos decendentes, mostrou significante redução quando aumentou a densidade de fêmeas dos parasitóides por pupário. Entretanto, a razão sexual dos descendentes não foi afetada, variando de 0,95 a 0,98 para M. australica, e de 0,95 a 0,97 para M. digitata. Os resultados mostram que M. digitata apresentou melhor desempenho que M. australica parasitando N. bullata, e ambas espécies apresentaram redução no desempenho aumentando a densidade de parasitoides por hospedeiro, sugerindo haver competição entre os descendentes.

Insecta; parasitóide; hospedeiro alternativo; razão sexual; plasticidade do desenvolvimento


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br