Acessibilidade / Reportar erro

Adequação do pólen de leguminosas utilizadas em adubação verde como fonte de alimento para Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)

A diversificação das culturas com plantas que forneçam pólen nutricionalmente adequado para predadores pode reduzir a população de pragas pelo aumento da efetividade dos predadores. Neste trabalho, avaliou-se a viabilidade nutricional de polens de leguminosas utilizadas como adubação verde, para o crisopídeo Chrysoperla externa (Hagen), comumente encontrado em agroecossistemas cafeeiros. Os adubos verdes testados foram guandu e crotalária, leguminosas utilizadas em sistemas orgânicos de café. Adultos de C. externa recém-emergidos foram criados em dietas contendo pólen de guandu, de crotalária e de mamona (controle). O sucesso reprodutivo de C. externa foi avaliado nas dietas de pólen e quando mel foi adicionado ao pólen, para se verificar a necessidade do predador por fonte extra de carboidratos. A taxa de crescimento populacional do predador foi semelhante nas dietas de pólen de guandu e de crotalária. No entanto, a taxa aumentou significativamente quando mel foi adicionado às dietas. Fêmeas alimentadas com pólen de guandu e mel e com pólen de crotalária e mel tiveram crescimento superior ao das alimentadas com pólen de mamona e mel. Fêmeas alimentadas somente com pólen de mamona ou somente com mel não ovipositaram. Os polens de guandu e de crotalária foram igualmente adequados para C. externa, especialmente quando foram complementados com mel. Os resultados sugerem que para aumentar a efetividade dos predadores, os sistemas orgânicos de café deveriam ser diversificados com plantas que forneçam pólen em combinação com plantas que forneçam néctar.

Controle biológico conservativo; predador; café; Cajanus cajan; Crotalaria juncea; crisopídeo


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br