Acessibilidade / Reportar erro

Barypenthus concolor Burmeister (Trichoptera: Odontoceridae) seleciona partículas de diferentes tamanhos para a construção de casulos?

Larvas de muitas espécies de Trichoptera utilizam partículas orgânicas ou inorgânicas para construir seus casulos nos quais ficam protegidas de predadores. O estudo da grande variedade de estruturas produzidas por tricópteros é muito importante para o entendimento da evolução do comportamento de construção de casulos. O objetivo deste trabalho foi investigar se larvas de Barypenthus concolor (Burmeister) são capazes de selecionar tamanhos específicos de partículas para a construção de casulos. O estudo foi realizado em um riacho de altitude no Parque Nacional da Serra do Cipó, MG. Coletaram-se casulos e amostras do substrato em três locais do riacho, para os quais foram feitas análises granulométricas. A média da massa de cada tamanho de partícula encontrada em cada local foi utilizada para a determinação das proporções dos tamanhos de partícula presentes no substrato. As proporções dos tamanhos de partícula de cada casulo (ponto I: n = 10, ponto II: n = 19, ponto III: n = 13) foram também analisadas. As possíveis diferenças entre as proporções dos tamanhos de partícula presentes e dos tamanhos de partícula utilizados pelas larvas de B. concolor foram avaliadas por meio de Qui-quadrado. Cascalho médio e fino predominaram nos três locais amostrados (>70%). Não houve diferenças significativas entre as proporções esperadas e as observadas para tamanhos de partícula nos casulos. Portanto, B. concolor não seleciona tamanhos específicos de partículas para a construção de casulos.

Comportamento; macroinvertebrado bentônico; córrego de altitude


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br