Acessibilidade / Reportar erro

Atividade de desoperculação de Apis mellifera L. (Hymenoptera: Apidae) em células de crias de operárias infestadas com o ácaro Varroa destructor Anderson & Treuman (Meostigmata: Varroidae)

A varroosis, doença causada pelo ácaro Varroa destructor Anderson & Treuman, é responsável pela mortalidade de milhares de colônias de Apis mellifera L. em várias partes do mundo. Contudo, o dano causado por esse ácaro varia com a raça de abelhas e condições climáticas. A varroa causa poucos danos nas colônias de abelhas africanizadas no Brasil, os níveis de infestação são relativamente baixos e estáveis. Foi avaliado o comportamento higiênico (desoperculação e remoção de crias mortas ou parasitadas) em colônias de abelhas africanizadas altamente higiênicas usando favos infestados naturalmente com o ácaro V. destructor. A taxa diária de células desoperculadas, medida em oito colônias durante seis dias, foi 3,5 vezes maior em favos infestados com varroa comparados quando com favos não infestados. Os resultados mostram que as abelhas africanizadas reconhecem e removem crias parasitadas naturalmente com o ácaro V. destructor o qual é um mecanismo de tolerância da praga varroosis.

Comportamento higiênico; varroosis; infestação natural; abelha africanizada


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br