Acessibilidade / Reportar erro

Citopatologia causada pelo Nucleopolyhedrovirus em células do sistema nervoso central de Bombyx mori (L.) (Lepidoptera: Bombycidae)

O Nucleopolyhedrovirus é um vírus que infecta uma série de insetos, como o bicho-da-seda, Bombyx mori (L.). Um isolado geográfico do vírus, o Bombyx mori Nucleopolyhedrovirus múltiplo (BmMNPV), foi utilizado para se analisar a citopatologia em células do sistema nervoso central (SNC) de lagartas de B. mori. O BmMNPV foi inoculado experimentalmente e segmentos do tecido nervoso foram processados para microscopia de luz e microscopia eletrônica de transmissão. Células do SNC (nervosas, gliais e do perineuro) revelaram indícios de infecção no 5° dia pós-inoculação com o BmMNPV, cujas características citopatológicas foram: hipertrofia nuclear, presença do estroma virogênico, onde são sintetizados os virions, e formação dos poliedros. Não foi observada lise das células do SNC infectadas, uma característica das infecções pelo NPV; contudo, poliedros maduros foram evidenciados em espaços nos gânglios e conectivos nervosos. Esses poliedros possivelmente são oriundos das traquéias que penetram no sistema nervoso, e suas células, susceptíveis ao BmMNPV, sofrem lise após infecção. Os resultados indicam, ainda, que o sistema traqueal é responsável pela dispersão da infecção causada pelo BmMNPV no SNC de lagartas de B. mori. Neste sentido, os ramos que formam o sistema traqueal possibilitam o rompimento da barreira hemolinfa/sistema nervoso, permitindo que os virions tenham acesso 'a matriz extracelular do SNC e, conseqüentemente, às suas células constituintes.

Insecta; bicho-da-seda; Baculoviridae; lamela neural; perineuro


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br