Acessibilidade / Reportar erro

PESSOAS, PRODUTIVIDADE E POLÍTICAS: O crescimento do produto no médio e longo prazo no Brasil 1 1 Agradeço os comentários de Alan Gelb, Anit Mukherjee, Daniel Lederman, João Pedro Azevedo, Justin Sandefur, Gláucio Soares, Laura Randall, Liliana Rojas-Suarez, Marc Schiffbauer, Martin Raiser, Masoomeh Khandan, Mead Over, Monica Soares, Nancy Birdsall, Pedro Arruda, Yuri Soares e outros participantes de seminários no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Institute of Latin American Studies (ILAS)/Universidade Columbia, no Banco Mundial e no Center for Global Development. Agradeço também os ótimos comentários de um parecerista anônimo. Os erros são todos meus, é claro.

People, Productivity and Policies: Product Growth in The Medium and Long Term in Brazil

RESUMO

Apesar da seriedade da crise de curto prazo, o Brasil enfrenta um problema de longo prazo bem mais sério: a baixa taxa de crescimento, cujo indicador fundamental é a produtividade do trabalho (0,7% ao ano em média desde 1980). É improvável que se possa aumentar a produtividade do trabalho no Brasil apenas mediante investimento em capital humano. Todos os países latino-americanos cuja produtividade cresce a taxas superiores a 2% desde 2000 transformaram suas instituições econômicas, dando cabo do nacionalismo econômico e do capitalismo de Estado. Se fizermos o mesmo, nossa produtividade do trabalho crescerá novamente a taxas elevadas.

PALAVRAS-CHAVE:
produtividade; produtividade do trabalho; transformação estrutural; instituições econômicas.

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br