Acessibilidade / Reportar erro

A Sociedade e o cérebro: Uma abordagem complementar ao consumidor conspícuo de Thorstein Veblen com base na neuropsicológica de Tibor Scitovsky

Resumo:

O objetivo desse artigo é apresentar a abordagem neuropsicológica de Tibor Scitovsky como complementar ao consumidor conspícuo de Thorstein Veblen. Essa aproximação é realizada através da análise da base psicológica de ambas as teorias. O consumidor conspícuo de Veblen emula a classe ociosa que consome o que pode ser compreendido como os melhores bens presentes na sociedade. Essa lógica está mais associada a um conceito de satisfação social do que a uma satisfação física. Em busca de destacar o conteúdo psicológico do consumidor conspícuo de Veblen, esse artigo apresenta a tomada de decisão desse consumidor de acordo com a lógica da filosofia pragmática norte-americana. Por sua vez, Scitovsky introduziu elementos da neuropsicologia à economia através de uma abordagem interdisciplinar, compreensível pelos economistas, em busca de uma melhor compreensão da tomada de decisão do consumidor. A abordagem psicológico-econômica de Scitovsky foi inspirada pelos estudos de Daniel Berlyne e de Donald Hebb.

Palavras-chave:
Thorstein Veblen; Tibor Scitovsky; consumidor conspícuo; economia institucional

Nova Economia FACE-UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG, 31270-901, Tel.: +55 31 3409 7070, Fax: +55 31 3409 7062 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ne@face.ufmg.br