Acessibilidade / Reportar erro

Trichomycterus igobi, a new catfish species from the rio Iguaçu drainage: the largest head in Trichomycteridae (Siluriformes: Trichomycteridae)

Uma nova espécie de Trichomycterus é descrita para a bacia do rio Iguaçu, sul do Brasil. Trichomycterus igobi, nova espécie, é facilmente distinguida das outras espécies atualmente no gênero por sua cabeça extremamente grande (23.8-26.8% SL), que é proporcionalmente a maior em Trichomycterinae e talvez em Trichomycteridae. Esta característica, em combinação com o corpo relativamente alto, resulta em um aspecto geral atacarracado que é o mais extremo no gênero Trichomycterus. Outras características que distinguem a nova espécie da maioria ou todas as outras espécies do gênero incluem o curto pedúnculo caudal (15.4-19.7 % SL); segundo hipo-branquial quase inteiramente cartilaginoso (somente com ossificação vestigial); palatino expandido medialmente; cleitro estreito, de formato falciforme; e ausência de uma concavidade posterior no terceiro ceratobranquial. A nova espécie parece formar um grupo monofilético com T. stawiarski e outra espécie não descrita (T. sp. C), também endêmicas do rio Iguaçu. Como potenciais sinapomorfias, as três espécies compartilham uma morfologia rígida dos raios procurrentes caudais, que são semelhantes a espinhos; área estendida de distribuição de raios procurrentes caudais dorsais; e raios branquiostégios numerosos (10 ou 11).


Sociedade Brasileira de Ictiologia Neotropical Ichthyology, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá., Av. Colombo, 5790, 87020-900, Phone number: +55 44-3011-4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br