Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação numérica de estratégias passivas para a otimização climática noturna de uma estufa projetada para a produção de rosas. (Rosa spp.)

Resumo

Nas estufas de plástico passivo que não possuem sistemas de aquecimento, ocorre o fenómeno da inversão térmica, o que significa que a temperatura no interior da estufa é inferior à do ambiente exterior, pelo que as plantas estão expostas a condições térmicas impróprias para a produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar alternativas de ar condicionado passivo visando otimizar o microclima noturno de uma estufa gótica multi-túnel proposta para a produção de rosas na savana de Bogotá. A abordagem experimental incluiu o uso de um modelo de simulação CFD-2D validado com sucesso através da captura e coleta de dados de temperatura na estufa real. Um total de 24 simulações em estado estacionário foram desenvolvidas, incluindo 3 valores de temperatura noturna, 2 condições de céu e 4 configurações de estufa, os resultados obtidos mostraram que sob a condição de céu limpo houve uma inversão térmica com um valor de −0,53 e −1,11 °C para a configuração noturna padrão da estufa, também se verificou que a instalação de uma tela térmica e uma malha porosa na ventilação fixa do telhado permitiu limitar a presença de inversão térmica sob condições de céu limpo e otimizou o valor da temperatura interna no inversor sob condições de céu nublado.

Palavras-chave:
Simulação CFD; Inversão térmica; Temperatura; Padrão de fluxo de ar

Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais Av. Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000 - Viçosa, Minas Gerais - Brasil, (32) 3379-4983, Tel: (32) 3379-4983 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: editor.ornamentalhorticulture@gmail.com