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O poder democrático do ensino superior: associação entre escolaridade e adesão à democracia na cidade de São Paulo 1 1 Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada no 12° Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), realizado entre os dias 19 e 23 de outubro de 2020, de modo virtual.

The democratic power of higher education: the association between schooling and adherence to democracy in the city of São Paulo

El poder democrático de la educación superior: asociación entre escolaridad y adhesión a la democracia en la ciudad de São Paulo

Le pouvoir démocratique de l'enseignement supérieur : association entre scolarisation et adhésion à la démocratie dans la ville de São Paulo

A educação é frequentemente vista como solução para déficits democráticos, mas seu papel nas atitudes políticas ainda é pouco compreendido. Este artigo investiga a associação entre escolaridade e adesão à democracia em São Paulo. Partindo de uma amostra representativa com 2.417 entrevistas, a análise do contexto paulistano se mostra oportuna para o estudo, já que a cidade é caracterizada por melhores notas em avaliações educacionais e possui relevante histórico de engajamento político. Utilizando modelos hierárquicos de regressão, encontrou-se que a escolaridade é um preditor significativo da adesão à democracia, ao passo que níveis mais altos de escolaridade estão associados a uma maior adesão. Os resultados divergem de achados de outros trabalhos que consideram o Brasil como um todo: ao contrário deles, encontramos que o acesso à educação superior é um fator-chave para a valorização da democracia.

escolaridade; democracia; cultura democrática; conhecimento político; São Paulo


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