Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação política no ambiente digital: uma análise das campanhas eleitorais municipais de 2020 no Facebook1 1 Uma primeira versão deste artigo foi apresentada no GT Eleições e Práticas de Comunicação do 9° Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), em 2021.

Political communication in the digital environment: an analysis of the 2020 municipal election campaigns on Facebook

La comunicación política en el contexto digital: un análisis de las campañas electorales municipales de 2020 en Facebook

La communication politique dans l'environnement numérique: une analyse des campagnes électorales municipales de 2020 sur Facebook

Neste artigo, analisamos as campanhas oficiais dos(as) candidatos(as) às prefeituras de todas as capitais brasileiras, em 2020, no Facebook. A partir de técnicas de estatística descritiva e da análise de enquadramentos, observamos os atores e narrativas com melhor desempenho na rede e suas principais características, como posicionamento no espectro político, enquadramentos, alinhamentos e recursos comunicacionais. Os resultados mostram a reação da esquerda na rede após as eleições de 2018, liderada por páginas de partidos pequenos, que usaram a plataforma principalmente para discutir conjuntura e questões identitárias. Contudo, mantiveram-se como tendência as práticas de campanha negativa e o agendamento de temas de apelo subjetivo, como família e religião, sobretudo entre as páginas apoiadoras de Bolsonaro, político mais referenciado durante o pleito.

campanhas digitais; eleições 2020; comunicação política; enquadramento; Facebook


Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária 'Zeferino Vaz", CESOP, Rua Cora Coralina, 100. Prédio dos Centros e Núcleos (IFCH-Unicamp), CEP: 13083-896 Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521-7093 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rop@unicamp.br