Acessibilidade / Reportar erro

A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas

O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.

identidades; metáforas; narrativas; mudança organizacional


Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br