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Utopia com os pés no chão? A gestão de competências pela perspectiva social-experiências setoriais no Brasil

Resumos

A discussão sobre competências como alternativa para orientação no gerenciamento de pessoas revelou aspectos que amplificaram as contradições que uma ferramenta gerencial traz quando adotada com o propósito de criação de valor e alto desem penho organizacional. Até mesmo a legitimidade e permanência deste ferramental estão cada vez mais condicionadas à comprovação quase "matemática" de sua efetividade; o que impõe uma série de desafios, tanto na adoção de receituário pautado nas competências, quanto na própria lógica da gestão de recursos humanos. O "discurso" das competências, então, surge como prática gerencial de importância significativa e apresenta em sua aplicabilidade grande diversidade. É nessa perspectiva que se introduz a reflexão sobre a possibilidade de construção de modelos de competência com características setoriais ou por categorias profissionais, que tanto minimizem dispêndios e recursos destinados ao processo de preparação e adequação do indivíduo à sua atividade profissional, quanto o preparem para o mercado de trabalho. Tal abordagem abre a possibilidade de incorporar diferentes atores sociais, pois um dos pressupostos que deve ser considerado é a possibilidade de uma concertação, que apresente uma lógica negocial ou de interesses compartilhados.


Competencies’ debate as alternative for orientation to people management brought aspects that had amplified the contradictions that a managerial tool brings when adopted with the intention of value creation and high organizational performance. Even though the legitimacy and permanence of this tool is each time conditioned to mathematical evidence of its effectiveness. It imposes a series of challenges, as much in the adoption of competencies models, how much in the proper logic of human resources management. So, competencies’ "speech" appears as significant and important practical manager and presents in its applicability great diversity. Through this perspective it is introduced the reflection about possibility to build competence models with sector characteristics or for professional categories, while minimize great expenses and resources destined to the formation process and at the same time the individual’ adequacy for professional activity, as much prepares for the world of work. This perspective opens the possibility to incorporate different social actors, since a pillar to be considered is the possibility of agreement, that presents negotiation logic or shared interests.


ARTIGOS

Utopia com os pés no chão? A gestão de competências pela perspectiva social-experiências setoriais no Brasil

Allan Claudius Queiroz Barbosa

Prof. Associado da UFMG

RESUMO

A discussão sobre competências como alternativa para orientação no gerenciamento de pessoas revelou aspectos que amplificaram as contradições que uma ferramenta gerencial traz quando adotada com o propósito de criação de valor e alto desem penho organizacional. Até mesmo a legitimidade e permanência deste ferramental estão cada vez mais condicionadas à comprovação quase "matemática" de sua efetividade; o que impõe uma série de desafios, tanto na adoção de receituário pautado nas competências, quanto na própria lógica da gestão de recursos humanos. O "discurso" das competências, então, surge como prática gerencial de importância significativa e apresenta em sua aplicabilidade grande diversidade. É nessa perspectiva que se introduz a reflexão sobre a possibilidade de construção de modelos de competência com características setoriais ou por categorias profissionais, que tanto minimizem dispêndios e recursos destinados ao processo de preparação e adequação do indivíduo à sua atividade profissional, quanto o preparem para o mercado de trabalho. Tal abordagem abre a possibilidade de incorporar diferentes atores sociais, pois um dos pressupostos que deve ser considerado é a possibilidade de uma concertação, que apresente uma lógica negocial ou de interesses compartilhados.

ABSTRACT

Competencies’ debate as alternative for orientation to people management brought aspects that had amplified the contradictions that a managerial tool brings when adopted with the intention of value creation and high organizational performance. Even though the legitimacy and permanence of this tool is each time conditioned to mathematical evidence of its effectiveness. It imposes a series of challenges, as much in the adoption of competencies models, how much in the proper logic of human resources management. So, competencies’ "speech" appears as significant and important practical manager and presents in its applicability great diversity. Through this perspective it is introduced the reflection about possibility to build competence models with sector characteristics or for professional categories, while minimize great expenses and resources destined to the formation process and at the same time the individual’ adequacy for professional activity, as much prepares for the world of work. This perspective opens the possibility to incorporate different social actors, since a pillar to be considered is the possibility of agreement, that presents negotiation logic or shared interests.

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Referências

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
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