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Relação entre a qualidade da informação contábil e as características organizacionais das entidades do terceiro setor

Resumo

Esse estudo teve por objetivo avaliar a relação entre a qualidade da informação contábil e as características organizacionais das entidades do Terceiro Setor. Quanto ao delineamento metodológico, caracteriza-se como descritivo, documental e com abordagem quantitativa. O universo de estudo é composto pelas organizações do Terceiro Setor formalmente constituídas no cenário brasileiro. Como população-alvo definiu-se as organizações com qualificação de OSCIPS e UPF, que no momento da realização do estudo, totalizavam 18.553. Trabalhou-se com uma amostra probabilística de 392 entidades. Os resultados apontam uma predominância de instituições constituídas sob a forma legal de associação. Quanto ao tamanho, as fundações apresentam-se maiores. No que tange à qualidade da informação contábil, identificou-se um baixo índice de qualidade da informação reportada se comparada ao Segundo Setor. Por fim, os resultados apontaram que as características organizacionais de tamanho, tempo de constituição e qualificação como OSCIP possuem influência significativa e positiva sobre a qualidade da informação contábil das entidades analisadas. Conclui-se que as organizações sem fins lucrativos e órgãos regulamentadores precisam evoluir no processo de reporte da informação contábil, bem como na conscientização da importância desses relatórios para o processo de tomada de decisão e de prestação de contas públicas.

Palavras chave:
Qualidade da Informação Contábil; Terceiro Setor; Prestação de Contas; Contabilidade no Terceiro Setor

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