Acessibilidade / Reportar erro

Utilizando mapas cognitivos para compreender interorganizações: o mapeamento nos postos de emissão de identidade

Resumos

Este trabalho faz a análise do comportamento das pessoas, através da técnica de mapas cognitivos, em organizações que estão inter-relacionadas por participarem de uma rede de serviços de identificação. Os mapeamentos cognitivos foram realizados no posto central de atendimento do Instituto Pedro Mello - IPM e em um dos postos de atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC. Com o mapeamento foi possível identificar conceitos e crenças compartilhadas por funcionários de cada um dos postos, para então analisar a relação entre os funcionários do IPM e do posto do SAC ao estarem trabalhando de maneira interdependente. Além de buscar analisar o comportamento das pessoas nas organizações em questão, este trabalho de pesquisa tem ainda como objetivo demonstrar como a construção de mapas cognitivos pode ser útil para tal análise.

cognição; mapeamento cognitivo; comportamento organizacional; interorganizações


This research work suggest an analyse of human behavior, through cognitive map technic, in organizations that are envolved in the same network. The research was accomplished in the central post of Intituto Pedro Mello, organization responsable of civil identification in state of Bahia, and in one of attendind post of Serviço de atendimento ao Cidadão - SAC. Through the mapping, it was posible to identify shered meanings and belives of groups servants of each post. Than, it was posible to analyse the relationship between these two groups in the network Beyond trying to understand human behavior, this work intend to demonstrate how cognitive mapps can be useful to organization studies.

cognition; cognitive mapping; organizational behavior; interorganizations


ARTIGOS / ARTICLES

Utilizando mapas cognitivos para compreender interorganizações: o mapeamento nos postos de emissão de identidade

Emiliana da Costa Vargens

Mestre em Administração pelo NPGA/EAUFBA

RESUMO

Este trabalho faz a análise do comportamento das pessoas, através da técnica de mapas cognitivos, em organizações que estão inter-relacionadas por participarem de uma rede de serviços de identificação. Os mapeamentos cognitivos foram realizados no posto central de atendimento do Instituto Pedro Mello - IPM e em um dos postos de atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC. Com o mapeamento foi possível identificar conceitos e crenças compartilhadas por funcionários de cada um dos postos, para então analisar a relação entre os funcionários do IPM e do posto do SAC ao estarem trabalhando de maneira interdependente. Além de buscar analisar o comportamento das pessoas nas organizações em questão, este trabalho de pesquisa tem ainda como objetivo demonstrar como a construção de mapas cognitivos pode ser útil para tal análise.

Palavras-chave: cognição, mapeamento cognitivo, comportamento organizacional, interorganizações.

ABSTRACT

This research work suggest an analyse of human behavior, through cognitive map technic, in organizations that are envolved in the same network. The research was accomplished in the central post of Intituto Pedro Mello, organization responsable of civil identification in state of Bahia, and in one of attendind post of Serviço de atendimento ao Cidadão – SAC. Through the mapping, it was posible to identify shered meanings and belives of groups servants of each post. Than, it was posible to analyse the relationship between these two groups in the network Beyond trying to understand human behavior, this work intend to demonstrate how cognitive mapps can be useful to organization studies.

Keywords: cognition, cognitive mapping, organizational behavior, interorganizations.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS

BASTOS, A. V. B. Mapas cognitivos: ferramentas de pesquisa e intervenção em processos organizacionais. Anais: Encontro Nacional de Estudos Organizacionais, 2000.

------------ Organização e cognição; o que emerge desta enterface? PINA, M., RODRIGUES, S. B. (org). Estudos organizacionais: novas perspectivas. Lisboa, 2000.

------------ Organizações como "corpos de pensamento e ação": o olhar cognitivista e suas implicações para a gestão das pessoas. DAVEL, E., VERGARA, S. (org). Gestão de pessoas e subjetividade: dos recursos aos seres humanos nas empresas contemporâneas. Petrópolis, 2000.

BOUGON, M. Uncovering cognitives maps: the Self-Q technique. In: MORGAN, G. Beyond Method. Newbury Park, SAGE, 1983.

BOUGON, M., WEICK, K., BINKHORST, D. Cognition in organizations: an analysis of Utrecht Jazz Orchestra. Administrative Science Quartely, vol 22, pp.606- 631, 1977.

DOWNEY, H. K., e BRIEF, A. P. How cognitive structures affect organizational design. Em: D. A. GIOIA e H. P. SIMS Jr, The Thinking Organization. San Francisco, CA: Jossey-Bass. Inc: Publishers, pp.165-190, 1986.

HARD, C., PHILIPPS, N. Strategies of engagement; lessons from the critical examinations of collaboratoin and conflict in an interorganizational domain. Organization Sciencen, vol 9, nº 2, 1998.

HUFF, A. S. Mapping Strategic Thought. Em A. S. HUFF (Ed). Mapping Strategic Thought. Chichester: Wiley, pp.11-49, 1990.

LAUKKANEN, M. Comparative cause mapping of organizational cognitions. Organization Science, vol 5, nº 3, 1994.

NICOLINI, D. Comparing methods for mapping organizational cognition. In: Organizations Studies. EGOS, London, 1999.

POESI, F. Analyses dés representations et dés discours. In: THIETART, R. Mèthodes de Recherche et Management. Paris, Dunod, 1999.

PORAC, J. F., MEINDL, J. R., STUBBART, C. Introduction. Em, J. PORAC, J. MEINDL, C. STUBBART (eds) Cognition within and between organizations . Thousand Oaks, CA:Sage, 1996.

WEICK, K. A Psicologia Social da Organização. Tradução: Dante Moreira Leite. Editora Edgard Blücher Ltda. São Paulo, 1973.

  • BASTOS, A. V. B. Mapas cognitivos: ferramentas de pesquisa e intervenção em processos organizacionais. Anais: Encontro Nacional de Estudos Organizacionais, 2000.
  • ------------ Organização e cognição; o que emerge desta enterface? PINA, M., RODRIGUES, S. B. (org). Estudos organizacionais: novas perspectivas Lisboa, 2000.
  • ------------ Organizações como "corpos de pensamento e ação": o olhar cognitivista e suas implicações para a gestão das pessoas. DAVEL, E., VERGARA, S. (org). Gestão de pessoas e subjetividade: dos recursos aos seres humanos nas empresas contemporâneas Petrópolis, 2000.
  • BOUGON, M. Uncovering cognitives maps: the Self-Q technique. In: MORGAN, G. Beyond Method Newbury Park, SAGE, 1983.
  • BOUGON, M., WEICK, K., BINKHORST, D. Cognition in organizations: an analysis of Utrecht Jazz Orchestra. Administrative Science Quartely, vol 22, pp.606- 631, 1977.
  • HARD, C., PHILIPPS, N. Strategies of engagement; lessons from the critical examinations of collaboratoin and conflict in an interorganizational domain. Organization Sciencen, vol 9, nº 2, 1998.
  • LAUKKANEN, M. Comparative cause mapping of organizational cognitions. Organization Science, vol 5, nº 3, 1994.
  • NICOLINI, D. Comparing methods for mapping organizational cognition. In: Organizations Studies EGOS, London, 1999.
  • POESI, F. Analyses dés representations et dés discours. In: THIETART, R. Mèthodes de Recherche et Management Paris, Dunod, 1999.
  • PORAC, J. F., MEINDL, J. R., STUBBART, C. Introduction. Em, J. PORAC, J. MEINDL, C. STUBBART (eds) Cognition within and between organizations Thousand Oaks, CA:Sage, 1996.
  • WEICK, K. A Psicologia Social da Organização Tradução: Dante Moreira Leite. Editora Edgard Blücher Ltda. São Paulo, 1973.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Abr 2002
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br